Maaaaaaaais uma semana, amigos! E se você perdeu os assuntos mais importantes (e os mais dispensáveis também!) sente-se aí, fique bem confortável e preste atenção! O QUE SEMANA! está no ar!
E nesta edição, começaremos com notícia quente… Pessoal, parem as máquinas…
Não! Mais quente! É sobre amor…
1- George Clooney se casa com advogada
HEHE. Esta não é a notícia mais importante desta lista, mas o astro roliudiano George Clooney se casou com a prestigiada advogada libanesa Amal Alamuddin, no final de semana. Eles pararam Veneza durante quatro dias. Convidados glamurosos e expectativas envolvendo o matrimônio do ex-solteirão convicto também circularam pela cidade. Veja mais.
O que talvez o pessoal não saiba é que a “anônima” que “conquistou” o coração do galã é porreta! Amal trabalhou na Corte Internacional de Justiça em 2004 e entre seus clientes está Julian Assange, fundador do Wikileaks. Ela atua em diversas comissões da ONU, foi uma das conselheiras do ex-secretário geral da organização Kofi Annan. Também é conselheira do inquérito sobre o uso de drones em operações contra-terrorismo da ONU (alô, alô Estados Unidos, estamos de olho). Leia mais. Aqui, a gente adora uma coluna social… mas é uma coluna social com requintes de direitos humanos na veia! HEHE
2- Falando em amor…
Para não sair abruptamente do clima, vamos te contar do bafão que rolou na Globo News. Bafão não, mas um bom constrangimento. É que, ao vivo, no sábado (27), a apresentadora Carla Lopes, que estava no estúdio, chamou Fernanda Galvão, que estava em Brasília, para falar sobre a agenda dos candidatos à presidência da república. Fernanda comentou apenas a agenda de Marina Silva (PSB) e encerrou sua fala. Carla, por sua vez, agradeceu e desejou “uma boa noite”. Depois de uma pausa de alguns segundos, a âncora voltou atrás e questionou a repórter sobre a agenda dos demais presidenciáveis. “Você não me avisou, amor”, disse Fernanda. Virou viral.
3- Debate na Record
Domingo (28) na Record foi dia de debate presidencial. E foi um debate acalorado, já que faltavam sete dias para as eleições. Dilma foi o alvo preferencial de todos os candidatos. Acusações de corrupção, desinformações sobre resultados e conduções do governo, opositores usaram de todas as ferramentas para disputar o voto do brasileiro que quer mais mudanças e tá cansado da velha política. Aliás, este foi o penúltimo encontro entre os candidatos à Presidência da República – o último fica por conta da Globo.
Dilma também partiu para o ataque contra seus adversários. Ao ser questionada sobre a Petrobras, ela desenterrou um discurso de Aécio Neves (PSDB) de 1997, quando ele ainda era deputado federal e defendia a privatização da Petrobras. Sobre Marina, a presidenta questionou as mudanças de partido quatro vezes nesses três anos e as mudanças de posição em temas como CLT, homofobia e pré-sal. Marina tentou se defender: “Mudei de partido para não mudar de ideais. Naquela oportunidade, tanto na comissão quanto no plenário voltei favorável, sim. Eu e o senador Eduardo Suplicy. Eu não faço oposição por oposição, sei o que é melhor para o Brasil”.
Ao longo do primeiro bloco, Dilma pediu quatro vezes direito de resposta, sendo um quando Marina Silva citou seu governo ao questionar Aécio Neves sobre política energética e outro em resposta ao Pastor Everaldo (PSC), que criticava a política econômica do governo. A televisão negou três dos quatro pedidos. Nos 30 segundos que lhe foram concedidos, Dilma disse que demitiu o ex-diretor de abastecimento da empresa.
Como não nos interessamos apenas pelo debate político, segue também a lista com os melhores memes reunidos.
4- O homem do aerotrem e da homofobia
Deixamos para um novo tópico para tratar do mais polêmico do debate da Record, e quem protagonizou as cenas foi o candidato do PRTB, Levy Fidelix. Ao falar sobre união entre homossexuais, Levy Fidelix disse que “aparelho excretor não reproduz” e que é necessário “enfrentar” essa minoria. Entenda. O candidato do PRTB fez uma série de afirmações homofóbicas ao responder questão da candidata do PSOL, Luciana Genro. Ele disse que “dois iguais não se reproduzem” e que o Brasil diminuiria de tamanho caso essa prática fosse “estimulado”. Assista:
Não demorou muito e a internet se manifestou frente ao ódio de Fidelix contra pessoas LGBTs. A hashtag#LevyVocêÉNojento foi usada para agrupar montagens e tuitadas comparando o candidato à Hitler. Veja aqui algumas reações.
Na segunda-feira (29), dois órgãos representantes das causas LGBT (Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual – GADVS e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABLGT) informaram que vão entrar com ações judiciais contra o presidenciável Levy Fidelix.
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) pretende entrar na Justiça também. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já entrou com recurso no mesmo tribunal pedindo a cassação da candidatura de Levy e o Partido dos Trabalhadores informou, em uma nota em seu site, que o deputado estadual Renato Simões também protocolou ações no Ministério Público e na Comissão Especial da Lei 10.948, que pune a homofobia no estado de São Paulo. Na internet, a zoeira já puniu o candidato:
5- A homofobia mata, Fidelix…
A homofobia, que ainda não é considerada crime no país, provocou pelo menos 216 assassinatos de janeiro até o dia 21 de setembro deste ano, de acordo levantamento do Grupo Gay da Bahia, que, na ausência de informações oficiais sobre uma prática que não é discriminada nos boletins de ocorrência, é referência sobre o tema no país. Segundo o grupo, em 2013 o número de assassinatos chegou a pelo menos 312 — o que corresponde a uma morte a cada 28 horas. Em 2012, foram no mínimo 338 vítimas, entre travestis, gays e lésbicas. Os números, coletados pelo pesquisador Luiz Mott, da Universidade Federal da Bahia e do Grupo Gay da Bahia, são baseados em registros policiais e notícias, dada a inexistência de estatísticas oficiais. Leia mais.
Para você ter ideia de como a criminalização da homofobia é um assunto importante, na última sexta-feira (26), um jovem de 19 anos, morador do bairro de Interlagos, em São Paulo, disse ter sido agredido pela segunda vez este ano em crimes motivados por homofobia. Gabe Kowalczyk publicou, nesta quinta-feira, em sua página pessoal no Facebook, um depoimento em que conta que foi espancado e sofreu uma tentativa de estupro, junto com três fotos que mostram os muitos ferimentos no seu rosto e braços. “Você quer ser mulher? Então agora vai apanhar como mulher”, contou o menino.
Leia também: Racismo e homofobia possuem a mesma natureza, diz especialista.
6- Caso aranha ainda repercute
As torcidas organizadas do Atlético-MG fizeram uma homenagem ao goleiro Aranha, do Santos, na última quinta-feira (25). Em texto no Facebook, uma delas convocava: “Se você torce para o Galo e vai ao Independência no dia 25, no jogo contra o Santos, mostre sua solidariedade à luta contra o racismo aplaudindo o goleiro Aranha de pé e espalhando a palavra. Aranha estamos com você!”
Como você sabe, Aranha foi vítima de ofensas racistas em jogo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. Ao voltar à arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 18 de setembro, foi novamente vaiado.
Mas a atrocidade continua… A auxiliar de odontologia Patrícia Moreira, 23, flagrada por câmeras de televisão na partida entre Grêmio e Santos gritando a palavra “macaco” para o goleiro Aranha, virou ícone do racismo no Facebook. Uma página criada no dia 14 de setembro na rede social intitulada “Apoiamos Patricia Moreira contra a hipocrisia do Politicamente Correto” – usa a imagem da torcedora para atacar críticas desde a definição do racismo até a vinda de imigrantes haitianos ao Brasil. Em uma das postagens traz uma mensagem criticando relacionamentos inter-raciais: “Diga não à miscigenação racial. Se o povo de Israel não se mistura, a gente também tem o mesmo direito”.
7- “Terrorismo” em BSB ou a consequência do ódio ao PT?
Fato: A polícia do Distrito Federal fez um cerco ao Hotel St. Peter, na manhã da segunda-feira (29), após um homem no 13º andar esvaziar os quartos e manter um homem refém com uma arma e um colete equipado de supostas dinamites. O prédio foi evacuado e as negociações rolaram por toda a manhã com Jackson Souza dos Santos, um agricultor tocantinense de 30 anos.
Jac, como é conhecido, foi candidato a vereador na cidade de Combinado nas eleições municipais de 2008 e já ocupou o cargo de secretário da agricultura, na gestão do prefeito Manoel Rebouças de Oliveira, o Dr. Manoel, do PSDB. A Divisão de Operações Especiais (DOE) negociou por oito horas com o rapaz, que se rendeu no meio da tarde. Para soltar o refém e não explodir o hotel, Jac dizia aos policiais que queria a aplicação efetiva da Lei da Ficha Limpa, proibidora da candidatura de políticos condenados, e a extradição do italiano Cesare Battisti, asilado no Brasil desde 2010. A imprensa noticiou também que era exigência a saída de Dilma Rousseff da Presidência, fato não confirmado pela polícia. Seria este um caso da consequência do ódio promovido pela loucura midiática, ou alucinação de um agricultor num dia ruim? O caso está muito estranho. Vamos acompanhar!
8- Ações contra acusados de matar Rubens Paiva são suspensas
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda-feira (29) a suspensão das ações penais contra cinco militares acusados da morte do ex-deputado Rubens Paiva, em 1971, durante a ditadura. Leia.
Ainda sobre o assunto, a Operação Condor é tema de exposição no Paço das Artes, que reúne cerca de 113 imagens do fotógrafo português João Pina. São fotografias dos últimos nove anos as histórias de brasileiros e sul-americanos, que foram diretamente afetados pelas ditaduras militares.
9- Enquanto isso…
Essa Míriam Leitão não pode contestar: O desemprego registrou a menor taxa para o mês desde 2002! A taxa de desemprego em agosto deste ano ficou em 5%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), anunciada na última quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Leia.
10- Quero ser John Malkovich
Fotógrafo recriou fotos famosas usando John Malkovich como modelo. Ficou genial. Na exposição “Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to photographic masters”, o fotógrafo Sandro Miller registra o astro do cinema em uma série fotográfica de 30 imagens. Veja aqui a série completa e abaixo nossas preferidas:
Para quem não se lembra, a extensa carreira de John Malkovich é marcada pelo filme de Spike Jonze “Eu quero ser John Malckovich”, em que John Cusack consegue um novo emprego e encontra uma porta que dá acesso a mente do ator. Se no filme todos podiam viver 15 minutos como Malckovich, na série fotográfica é o ator que pode viver todos seus heróis.
11- Enquanto isso, no Alasca
Charlo Greene, repórter da KTVA na cidade de Anchorage, no Alasca, pediu demissao no ar, ao vivo, dizendo que prefere trabalhar lutando pela legalizaçao da maconha no estado norte-americano. Na ocasiao, também revelou ser a dona do Alaska Cannabis Club – “Eu, a verdadeira proprietária do Alaska Cannabis Club, dedicarei toda a minha energia na luta pela liberdade e justiça, que começa com a legalizaçao da maconha aqui no Alasca. E quanto a esse trabalho, bem, nao que eu tenha escolha mas… f***-**, eu me demito”, disse a repórter.
12- Primeira cota de volume morto do Cantareira acabará em novembro
Ou seja, racionamento depois das eleições. O secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Arce, confirmou nesta quinta-feira (25) que a primeira parte da reserva técnica – chamada também de volume morto – do sistema Cantareira se esgotará até o dia 21 de novembro, portanto, em 57 dias, caso não chova durante este período. Nesta quinta, o volume de água das represas do local, que atende 6,5 milhões de pessoas, atingiu a marca de 7,4%. A pouco mais de uma semana das eleições, o Datafolha divulgou pesquisa sobre intenções de voto em São Paulo e Alckmin registra 51%, Skaf, 22%, e Padilha, 9%.
13- Eleições vem aí
Tá sabendo? É no próximo domingo (5) que todos os brasileiros – com mais de 16 anos e com seus títulos eleitoriais – irão definir o futuro do país. Aliás, eleitores já podem consultar locais de votação no site do TSE. Na segunda-feira (29), o CNT e a Vox Populi divulgaram pesquisa com números apontando a mesma tendência. Dilma ampliando vantagem sobre Marina e Aécio Neves em tendência de subida.
>> Vox Populi: A presidenta Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto para o primeiro turno, seguida por Marina Silva (PSB) com 24% e pelo candidato do PSDB, Aécio Neves, com 18%. Na simulação de segundo turno entre as duas candidatas, Dilma tem 46% e Marina 39%.
>> CNT: Dilma Rousseff com 40,4%, Marina Silva com 25,2% e Aécio Neves com 19,8%. Com vantagem de 9 pontos, Dilma tem 47,7% das intenções de voto, enquanto Marina aparece com 38,7%.
CHEGAAAAA
Vamos em frente! Boa semana! E se você achou que faltou alguma notícia neste semanário envie sua sugestão nos comentários. Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).
Deixe um comentário