QUE SEMANA #57 Edição Especial de Eleições

Maaaaaaaaaaais uma eleição, amigos!

Alguém nos ajude, Lázaro!
Em tempos de estabelecimento da nossa jovem democracia, no cenário de acesso crescente à internet no Brasil (somos mais de 100 milhões, segundo a PNAD 2013), a zoeira digital teve papel fundamental nesses meses de campanha eleitoral. UAU. Então, seu semanário favorito, em edição especial, reúne as melhores zoeiras, o resultado e as análises que precisam ser feitas para este segundo turno. O QUE SEMANA! está no ar!

1- Quem votou, votou…

…E quem fez selfie na hora de votar, pôde ir em cana. 

Reprodução.
Reprodução.

É o que diz a legislação eleitoral. Os autorretratos na cabine de votação infringem não só o sigilo do voto, como prevê o artigo 312 do Código Eleitoral brasileiro (pena de até dois anos de prisão), como podem ser considerados espécie de boca de urna virtual, caso a imagem vá parar nas redes sociais. Por este último crime, o eleitor pode ser detido de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320 a R$ 15.961,50. Só que neste domingo (5), não foi bem isso que vimos nas redes sociais:

Até a polêmica Paula Lavigne vacilou.
Até a polêmica Paula Lavigne vacilou.

Em Pernambuco, quatro eleitores foram detidos pela prática… Alô pessoal, vamos parar com essa zoeira?

2- Dilma e Aécio no segundo turno… o que esperar?

O tucano Aécio Neves vai disputar o segundo turno das eleições presidenciais de 2014 com Dilma Rousseff, com um percentual de votos maior do que indicavam as pesquisas: 33%, contra 41% da presidente. Isso significa que os eleitores de Marina Silva, do PSB, vão definir a eleição: foram 21%. Fica uma pergunta… Como os institutos de pesquisa não conseguiram pegar esta tendência no ar? Foi voto de última hora?

Nova política baseada em alianças estranhas? Não. Segundo turno é novamente da antiga polarização.
Nova política baseada em alianças estranhas? Não. Segundo turno é novamente da antiga polarização.

Em 2010, Dilma herdou cerca de 60% dos votos de Marina no segundo turno. Como será que ficarão os votos de Marina nestas eleições? Indicamos a leitura de duas análises: 1- Lições do primeiro turno; e 2- Dia 5, a oposição é majoritária. E dia 26?.

3- Quem apoia quem? 

Em declarações após a derrota na disputa pela presidência da República, Marina Silva (PSB) deu sinais de que pode apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, mas afirmou que a decisão caberá ao PSB, Rede e demais partidos da coligação que sustentou sua candidatura. Marina afirmou que seu programa estava comprometido com mudança, pois esta é uma demanda da sociedade. “Sabemos que o Brasil sinalizou claramente que não concorda com o que aí está”, afirmou. 

Quem apoia quem?!
Quem apoia quem?!

Com mais de 1,6 milhão de votos, a candidata do PSOL, Luciana Genro, não descarta apoio a Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições. Em pronunciamento a militantes do partido em Porto Alegre (RS), a candidata afirmou que uma decisão sobre um possível apoio será tomada pelo partido. Já Eduardo Jorge (PV) disse que o partido não deve repetir, nesta eleição, o mesmo “erro” de 2010, quando optou pela neutralidade no segundo turno.  “Vamos ver qual dos candidatos tem mais abertura para superar suas limitações do século 20.”

4- Enquanto isso, algumas surpresas nas votações

A polêmica (e a homofobia) e o desgoverno elegeram candidatos com votações expressivas. Confira!

No Rio: Jair Bolsonaro (PR), Clarissa Garotinho (PR) e Eduardo Cunha (PMDB) foram os três deputados federais mais bem votados no Rio de Janeiro neste ano. Bolsonaro, deputado federal que é conhecido pelos seus comentários favoráveis à ditadura militar, teve 461 mil votos. Seu filho, Flavio Bolsonaro, foi eleito deputado estadual com 155,6 mil votos. A polêmica deputada estadual Clarissa Garotinho, filha do candidato a governador, com seu sobrenome, fez 333,3 mil votos e foi a segunda mais votada.

Reprodução.
Reprodução.

Em São Paulo: O apresentador de televisão Russomanno fez 1,5 milhão de votos. O deputado federal Tirirca fez pouco mais de um milhão, cerca de trezentos mil a menos do que há quatro anos – quando foi o deputado mais bem votado do Brasil em números absolutos. O pastor Marco Feliciano, conhecido por uma série de polêmicas envolvendo sua posição conservadora à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, conquistou 392 mil votos nesta eleição.

Reprodução.
Reprodução.

O ex-presidente da República Fernando Collor (PTB) foi reeleito em Alagoas com 56,06% dos votos – sim, ele que sofreu impeachment e renunciou ao cargo, acuado por denúncias de caixa 2 em sua campanha eleitoral e desvio de verbas. A vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSOL) ficou em segundo lugar, com 31,67%. 

Mas calma. Temos algumas boas notícias, como a votação expressiva do deputado federal Jean Wyllys (PSOL), que multiplicou sua votação em dez vezes em relação as eleições de 2010 – teve 144 mil votos no Rio de Janeiro. Chico Alencar foi o quarto mais votado com 195 mil eleitores. Além de Marcelo Freixo, o deputado estadual mais bem votado com 350 mil votos. 

5- Antes da votação, teve o debate de quinta na Globo

Quinta-feira, veja bem. O debate foi incrível, resumimos eles em algumas imagens abaixo e no texto: 3 Momentos em que Dilma virou Dilma Bolada nestas eleições. Enquanto Dilma foi interrompida diversas vezes nas coletivas, sabatinas e durante a campanha (mostrando que tem senso de humor), o discurso homofóbico de Fidelix foi transmitido ao vivo, sem cortes, para todo o Brasil. Veja como a internet repercutiu o debate.

6- Revista Veja confunde Tolstói com Toy Story

Segundo a revista, Eduardo Jorge prefere assistir Toy Story com o neto a fumar maconha.

Reprodução/ Veja.
Reprodução/ Veja.

Essa frase teria sido pronunciada por Eduardo Jorge em uma entrevista dada a Rede Globo depois do debate de quinta feira. Na verdade, o candidato disse Tolstói e não Toy Story, a revista nem corrigiu e nem tirou este post, que viralizou entre seus leitores.

7- Política tem dessas…

Um morador deixou Aécio Neves no “vácuo” durante uma visita do presidenciável nesta sexta-feira (3) ao aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. O músico Fábio Martins se recusou a cumprimentar o candidato tucano e se justificou depois: “Toda eleição é a mesma coisa. Não confio em nenhum candidato. Essas pessoas carregando bandeira estão sendo enganadas”. Mais tarde, em seu Facebook, Fábio disse que militantes de Aécio foram até sua casa e o ofenderam. “Você foi um canalha, lhe faltou escrúpulos. Por isso a Serra é mal vista desta forma”, teriam dito. Virou meme.

Reprodução/Tumblr.
Reprodução/Tumblr.

8- Coronel agride eleitora em Alagoas

Candidato ao Senado por Alagoas, Marcos Antonio Brito (PEN), coronel da reserva da Polícia Militar (PM), foi flagrado dando um tapa no rosto de uma eleitora que estava na fila para votação em uma seção eleitoral de Maceió (AL). O vídeo mostrando a agressão circula na internet. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) determinou a prisão do candidato. De acordo com Amaury Franco, marido da vítima, o coronel e assessores queriam furar a fila, daí a confusão.

9- Suplicy poeta

Político ético e da zoeira, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) deu entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo após a contagem de votos. Na entrevista, Suplicy canta Bob Dylan para traçar um paralelo entre movimentos sociais e dizer que a resposta sobre quanto tempo mais vai precisar para que as pessoas compreendam que é necessário instruir os instrumentos de justiça está nos ventos. HEHE. Assista.

Suplicy é gente como a gente.

 

10- Padilha critica os institutos de pesquisa

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, criticou há pouco os institutos de pesquisa, que apontavam que ele teria no máximo 13% dos votos válidos. No entanto, ele terminou a disputa com 18%. “Não vou falar que tem má-fé, mas algo tem que ser explicado. Toda vez, a 12 horas da eleição, os institutos de pesquisas, dão sete pontos a menos para o PT. Há algo que não acompanha as intenções de voto”, disse, durante coletiva de imprensa para comentar o resultado das eleições. Padilha também fez críticas à imprensa e lembrou que durante mais de 30 dias de campanha ficou sem a cobertura diária do telejornal da TV Globo, justamente por conta do critério de sua colocação nas pesquisas. 

Institutos de pesquisa não "detectaram" a tendência de votos no petista. Alckmin, apesar da crise na Sabesp, foi eleito no primeiro turno.
Institutos de pesquisa não “detectaram” a tendência de votos ao petista. Alckmin, apesar da crise na Sabesp, foi eleito no primeiro turno.


 —– Enquanto isso no mundo —-

11- Quintessência chega ao último capítulo

Nesta semana, chegou ao fim a coluna Quintessência, do nosso editor Marcelo Pinheiro. Nela, foram listados 50 álbuns da música brasileira lançados entre 1960 e 1980. Apesar de incluir obras de grande êxito comercial à época de seu lançamento, como Maravilhas Contemporâneas, de Luiz Melodia, e Samba Esquema Novo, a estreia de Jorge Ben Jor, o recorte proposto na coluna foi tratar de títulos pouco lembrados, mas fundamentais para a evolução de nossa música popular. O 50° álbum homenageado na coluna foi Coisas, obra-prima lançada em 1965 pelo maestro pernambucano Moacir Santos, considerado um divisor para a música instrumental brasileira. O conteúdo de Quintessência continuará disponível em nosso portal. #SDDS

O maestro Moacir Santos, destaque da última Quintessência, e sua big-band americana, Moacir santos Band, na Califórnia, em 1970.
O maestro Moacir Santos, destaque da última Quintessência, e sua big-band americana, Moacir santos Band, na Califórnia, em 1970.

 

12- Suécia reconhecerá o Estado da Palestina

A Suécia reconhecerá o ‘Estado da Palestina’, anunciou nesta sexta-feira (3) o novo primeiro-ministro, o social-democrata Stefan Löfven. “Uma solução com dois Estados supõe um reconhecimento mútuo e a vontade de coexistir pacificamente. Por isso, a Suécia vai reconhecer o Estado da Palestina”, declarou Löfven em seu discurso de política geral. Para ele, é preciso respeitar as demandas legítimas dos palestinos e dos israelenses no que diz respeito a sua autodeterminação e segurança. Já são 134 países a reconhecer, incluindo sete da União Europeia (República Tcheca, Hungria, Polônia, Bulgária, Romênia, Malta e Chipre).

Não são números.
Não são números.

 

13- Presidente da OAB-DF tenta impedir que Joaquim Barbosa receba registro de advogado 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pediu para que a comissão de seleção da entidade que dirige rejeite o pedido de registro como advogado do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Barbosa havia pedido o registro da Ordem à comissão, órgão que tem poder para tratar do assunto. Antes que a comissão se pronunciasse, Ibaneis Rocha enviou um pedido de impugnação do registro. Segundo o texto, para inscrever-se como advogado é preciso ter idoneidade moral. Não há registro de caso semelhante na OAB

Hummmm....
Hummmm….

 

14- Enquanto isso, assédio moral no ar 

O jornalista Tino Júnior, à frente do RJ no Ar, em setembro último, deixou a repórter Fernanda Sanches em situação desconfortável logo em sua primeira semana como apresentador do noticiário. 

15- Morre, aos 77 anos, o ator carioca Hugo Carvana

Celebrizado pelos personagens que criou e interpretou no cinema, típicos malandros cariocas, em comédias como Vai Trabalhar, Vagabundo, Carvana nasceu em 1937, no bairro de Lins de Vasconcelos, na zona norte carioca. Ele começou no cinema em 1954, atuando em chanchadas da Atlântida Cinematográfica. O ator participou de mais de cem  filmes, de gêneros variados e de diferentes fases do cinema brasileiro. Estava internado no Rio de Janeiro deste o último domingo. As causas da morte não foram reveladas pela família nem pelo Hospital Pró-Cardíaco, onde estava em tratamento. Leia mais.

Diretor.
Diretor.

 

16- Caso registrado de ebola nos EUA

EUA isolam família de liberiano com ebola no Texas. Autoridades acreditam que o africano teve contato com outras cem pessoas durante sua estadia em Dallas. Leia.

Barack Obama discutiu “protocolos de isolamento rigorosos” com o chefe do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) Tom Frieden. Foto: Pete Souza/ TWH
Barack Obama discutiu “protocolos de isolamento rigorosos” com o chefe do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) Tom Frieden. Foto: Pete Souza/ TWH

17- “New York Times” anunciou demissão de 100 funcionários

A diretoria do jornal estadunidense New York Times anunciou nesta quarta-feira (1) a intenção de demitir cem funcionários da sua redação e o fim de alguns aplicativos para celular que estavam em execução desde o início do ano. O corte corresponde a 7,5% do total da redação, que possuía 1.330 pessoas. Leia mais.

Crise do papel ou transformações de cenário?
Crise do papel ou transformações de cenário?

CHEGAAA!!!

Vamos em frente, amigos, que a campanha de segundo turno está só começando… E promete ser no tapetão! Coragem!!! Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).


Comentários

Uma resposta para “QUE SEMANA #57 Edição Especial de Eleições”

  1. É esse homem não respeita as instituições, a mulher, os indicadores sociais ! O que esperar desse cara?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.