Eis que eles pediram – pediram taaaaaanto – que decidimos atender: estamos em Cuba.
Saindo das ruas turísticas e encantadoras de Havana, baixamos para as áreas mais antigas, com suas construções que pararam no tempo – e que agora passam por uma revitalização. UEEEPA. Mas enfim, a alegria e educação do povo cubano (apaixonado pelo Brasil) fica para logo mais. Vamos falar agora dos fatos que marcaram os dias que passaram – como a troca de ministros para o segundo mandato da presidenta Dilma e a criação da água “gourmet”. Não entendeu? Segue seu semanário! É o seu QUE SEMANA no ar!
Notícia de última hora!
Morre Chaves. Não. Não estamos falando de Hugo Chavez, estamos falando do ator Roberto Bolaños, criador de personagens como Chaves e Chapolin, que morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28), em sua casa em Cancún, no México. Leia mais.
A causa da morte não foi divulgada. Segundo Edgar Vivar, intérprete de Seu Barriga, o corpo será transportado para a Cidade do México, onde será velado. Desde 2004, Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a Dona Florinda. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre. “El Chavo del Ocho”, nome original da série “Chaves”, foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, “Chaves” está no ar no SBT desde 1984. Luto.
1- Novos ministros e a insatisfação da esquerda
Começou 2015. Durante a semana, foram indicados cinco nomes para ocupar cargos em ministérios no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Entre eles está Joaquim Levy, que irá substituir Guido Mantega no Ministério da Fazenda. Mantega ficou no cargo por 10 anos.
Mas como disse nossa colunista de economia, Marcia Pinheiro, “a vida da presidenta Rousseff não está fácil”. É que a presidenta já recebeu críticas da esquerda pelas indicações. Segundo as especulações, Katia Abreu será a nova ministra da agricultura. Na última quinta (27), na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília, Dilma ouviu um grupo entoando o singelo e sincero “Katia Abreu não”.
Intelectuais de esquerda lançaram uma petição pública em que criticam os primeiros sinais do que chamam a “nova postura de Dilma”. Com o nome Em Defesa do Programa Vitorioso nas Urnas, Luiz Gonzaga Belluzzo, João Pedro Stédile, Leonardo Boff, José Arbex e André Singer, entre outros, afirmam que “os rumores de indicação de Joaquim Levy e Kátia Abreu para o Ministério sinalizam uma regressão da agenda vitoriosa nas urnas. Ambos são conhecidos pela solução conservadora e excludente do problema fiscal e pela defesa sistemática dos latifundiários contra o meio ambiente e os direitos de trabalhadores e comunidades indígenas”. Seu QUE SEMANA! estará atento ao que irá acontecer.
2- Apenas parem!
Enquanto isso, o outro assunto tomou as redes sociais. Depois do brigadeiro gourmet, da coxinha gourmet, do foodtruck (carrinho-de-lanches-do-“tio”-gourmet), agora a nova onda é a água gourmet... É isso.
O processo – explicam os inventores – é feito a partir de um ventilador que suga o ar externo para onde é condensado e purificado. Os produtores explicam que o volume de umidade retirado do ar é restituído diariamente pelas chuvas. O preço sugerido é de R$21. Já diriam os amantes da internet: “por favor, apenas parem”.
3- Ruas dos Estados Unidos pegam fogo
Centenas de pessoas se manifestaram na terça-feira (25) em Nova York, pela segunda noite consecutiva, contra a brutalidade policial no caso do jovem negro Michael Brown, assassinado pela polícia em agosto na cidade de Ferguson, no estado do Missouri. Washington, Los Angeles, Atlanta, Boston, Filadélfia, Oakland e Seattle tiveream as maiores concentrações, que se desenvolveram de forma majoritariamente pacífica, salvo por alguns incidentes isolados e detenções. Nesta sexta (28), manifestantes interrompem compras na Black Friday em protesto por caso de Ferguson.
4- Enquanto isso no Brasil…
O Governo Federal lançou na última terça-feira (25) a primeira campanha publicitária que busca envolver usuários do SUS e profissionais de saúde no enfrentamento ao racismo institucional. A pauta é necessária!
5- Seria Merkel bolivariana?
Alemanha aprova cotas para mulheres nas cúpulas das grandes empresas. Leia mais.
6- Jornalismo sem noção?
Uma imagem bizarra circulou na amada internet nesta semana – e a desinformação transformou-a em meme.
O que ninguém sabia- e ninguém apurou – foi que a notícia era sobre uma simulação em Santana – AP. A jornalista (e estrela do meme) Lanna Coelho, publicou no Instagram algumas – o que desmintiu o fato. Hehe.
7- Fim de ano!
Sim, amigos. Estamos quase em dezembro e as retrospectivas e listas já tomaram as timelines, como esta: As mais emblemáticas selfies do ano. Entre elas está a selfie que uma mulher fez na frente do caixão do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em agosto último.
E a hashtag Rousselfie que tomaram as eleições:
8- Agora, música!
Na última quinta-feira (27), James Marshall Hendrix, ou melhor, Jimi Hendrix, completaria 72 anos. Leia mais!
9- Pelé tem melhora, mas continua internado
No boletim médico divulgado nesta sexta-feira (28), o ex-jogador apresentou sensível melhora, ele está lúcido, respira sem a ajuda de aparelhos e continua fazendo hemodiálise. No último dia 12, reclamou de fortes dores e foi internado no mesmo hospital. Na época, foi constatado que ele sofria com cálculos renais e precisou passar por cirurgia.
Pelé tem leve melhora, mas continua na UTI para tratar infecção. Em frente, Rei.
10- Capoeira é declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou nesta quarta-feira (26) a Roda de Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Leia mais.
CHEGAAAA!
É hora de despedir! Em frente, amigos! Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android)
Deixe um comentário