Olá, como está você? Precisando de atenção?
O seu QUE SEMANA! está no ar para te botar por dentro da pauta desse Brasilzão. Você nunca mais vai ficar de fora da conversa! Confira o que foi notícia nesta semana quente e de intenso debate nas timelines.
1- Qualé o babado?
Na terça-feira (4), houve uma falha na transmissão de energia que afetou 13 Estados de quase todas as regiões do país (exceto a Nordeste). O governo tentou minimizar a notícia do “apagão”, até porque o fornecimento começou a ser restabelecido apenas 37 minutos depois de ter sido interrompido. Na quarta-feira (5), a Rede Globo dedicou longa reportagem sobre o caso. Ao final, foi usada uma imagem da presidenta Dilma Rousseff ao telefone, aparentemente nervosa. A graça foi a Globo dizer que não que a reportagem não conseguiu capturar o áudio e nem confirmar com a assessoria o assunto daquele telefonema… E a zoeira reinou depois dessa notícia. Alô, Globo! Pede ajuda pra NSA!
Imaginemos o suposto diálogo da reportagem da Globo com a secretaria da comunicação da presidência:
– Alô? Boa noite. Eu sou da grande mídia e gostaria de confirmar uma informação sobre um telefonema que a excelentíssima presidenta Dilma Rousseff deu a cerca de meia hora. Ela parecia agitada e eu gostaria de confirmar se o assunto era o apagão… Aham… Humm (…) Mas, é claro que é assunto público, afinal, eu preciso associar mais este factoide a esta tentativa de crise… Ah, não podem confirmar. Tudo bem. Ok. Obrigado.
2- Tá calor demais, Brasil!
Os analistas dizem que o problema no sistema de fornecimento de energia pode ter sido causado pelas altas temperaturas e pela falta de chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste, onde estão algumas das principais usinas hidrelétricas. Mas, não precisa nem repetir, a gente sabe que TÁ QUENTE DEMAIS! No Rio de Janeiro, por exemplo, foi registrado o segundo recorde de maior temperatura na terça-feira (4) -> 40,8 graus! Com a sensação térmica de 57 graus!!! Abaixo o pedido geral dos nossos milhares de leitores nesse momento quente…
3- Apagão e o pirata
Um homem vestido de Jack Sparrow, personagem do filme Piratas do Caribe, invadiu na quarta-feira (5) um link da EPTV Sul de Minas, afiliada da Globo. Durante uma entrevista ao vivo com um representante da Companhia Energética de MG sobre o apagão, o “Jack Sparrow” saiu de uma casa e posou atrás do entrevistado. Veja o vídeo.
4- Apagão da mídia
Na quarta-feira (5), publicamos um texto (leia aqui) falando um pouco das abordagens recentes de algumas notícias. Desde o caso da entrevista de Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, na Globonews, até o recente caso do comentário de Rachel Sheherazade, no SBT, e sua opinião sobre o caso em que um grupo de 30 “justiceiros” acorrentou e torturou um garoto de 15 anos em um poste no Rio de Janeiro, no último dia 31 de janeiro.
A falta de regulamentação e de conselhos de ética e o cenário de transformações sociais, parecem fortalecer discursos como este no vídeo abaixo. Aqui, a comentarista do SBT em dois tempos, falando dos direitos de Justin Bieber errar e do “direito” da população fazer justiça ao agredir um garoto de 15 anos…
O Sindicato dos Jornalistas do Rio se manifestou contra a opinião de Sheherazade, frente a um caso delicado e que envolve direitos humanos e os direitos da criança e do adolescente (leia). Essa opinião é fruto do senso comum, que apóia atrocidades e cultua o ódio. Assim como tantos comentários nas redes e portais… Mas é culpa da Sheherazade, do SBT ou do Ministério das Comunicações, que nada faz frente a uma enorme lista de violações? Dê sua opinião nos comentários.
Outro caso chocou a população nesta semana. Novamente na Baixada Fluminense, um grupo de justiceiros executaram um garoto em plena luz do dia, com três disparos. Sem direito a defesa. A cena foi filmada em janeiro e caiu esta semana na internet (o jornal Extra veiculou o vídeo, com imagens fortes). Mas, espera aí… e o Estado de Direito?
Leia também – “A Veja é a barbárie. A Veja – se pudesse – prenderia o pescoço do povo brasileiro no poste. Mas não vai conseguir. Vai perder – de novo.”
5- Clima quente
O presidente do Corinthians, Mario Gobbi, se irritou com uma pergunta do apresentador Aldo Quiroga, do Jornal da Cultura, e abandonou o telejornal ao vivo na tarde desta quarta-feira (5). Em um link ao vivo na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, em São Paulo, onde Gobbi entregou vídeos que comprovam a invasão de torcedores ao Centro de Treinamento do clube, no último sábado (1°), o jornalista que estava no estúdio questionou sobre a demora na entrega do material, quatro dias depois do incidente, causando o mal-estar. Mais aqui.
6- Há 50 anos, os Beatles incendiavam a América!
Cultura pop e tudo mais. Hoje (9), há 50 anos, os Beatles tomavam os corações dos fãs em escala global. Foi assim… Ed Sulivan, o famoso apresentador da TV americana, ficou alucinado ao pisar em terras londrinas, em 1963, e descobrir que existia um grupo de garotos que mobilizava milhares de fãs. Quando os Beatles desembarcaram pela primeira vez na América, Sulivan decidiu chama-los para três apresentações seguidas em seu programa. No dia 9 de fevereiro de 1964, cerca de 74 milhões de telespectadores assistiram “I want hold your hand”… Assista o show na TV Brasileiros.
7- Coração partido
Mudando de assunto. A morte trágica do cineasta e documentarista Eduardo Coutinho nos deixou com um nó na garganta. Coutinho teria sido assassinado pelo próprio filho que sofria de esquizofrenia, no último domingo (2). Todos lamentaram a perda desse grande brasileiro que nos ensinou a ouvir mais para compreender. Em 2012, a revista Brasileiros entrevistou o cineasta para falar do filme “As canções”.
E para recordar deste grande brasileiro e da sua preciosa contribuição, listamos suas obras disponíveis na internet, das mais desconhecidas até os seus principais filmes, como “Edifício Master”, “Babilônia 2000” e “Jogo de Cena”.
8- Bomba relógio – parte 1
Na quinta-feira (6), manifestantes se reuniram no centro da cidade do Rio de Janeiro para protestar contra o aumento da passagem de ônibus. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que ocupavam a estação de trem Central do Brasil.
Durante o protesto, muitos confrontos entre polícia e manifestantes. Muitas bombas de gás e rojões. O cinegrafista Santiago Idílio Andrade, da TV Bandeirantes, que fazia imagens no centro da cidade, foi atingido por explosivo. O jornalista chegou em coma ao Hospital Municipal Souza Aguiar, passou por uma cirurgia. A polícia pediu a todas as emissoras as imagens dos protestos para que pudesse ser feita a identificação de quem teria disparado o objeto. Após análises, conseguiram chegar em um nome: o estudante universitário Fábio Raposo, que se apresentou na madrugada deste sábado (8) à Polícia Civil. Em entrevista à GloboNews, o suspeito disse que “não tinha a intenção de machucar nenhum repórter”. Leia mais.
No domingo (9), a Globo noticiou, com uma chamada “especial”, mais um capítulo dessa história.
9- Bomba relógio – parte 2
Bolsonaro na Comissão de Direitos Humanos? É isso mesmo! Com o apoio do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) afirmou na quinta-feira (7) que trabalha para se eleger presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
E ele já criou polêmica em entrevista recente: “Se eu virar presidente da Comissão de Direitos Humanos, as pessoas vão sentir saudades do Feliciano”, avisa Bolsonaro. “Porque, comigo na presidência, não vai adiantar pressão de grupos de defesa de homossexuais dentro da comissão. E quem tem visto minha trajetória no Congresso sabe que, sozinho, eu toco um rebu contra PT, Psol ou qualquer outro partido (…) Quero votar a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Por mim, baixaria até para 14 anos, mas estaria sendo hipócrita porque sei que essa proposta não passa”. Vomite mais.
10- Cultura geral ou cultura da internet?
Você acha que precisaria saber responder quem é Alexander de Almeida para passar em um concurso público? Esta foi uma das perguntas da prova para concorrer à vaga de agente de serviços administrativos da Câmara Municipal de Jundiaí, SP. Para quem ainda não ligou nome a pessoal, Alexander ficou conhecido no final de 2013, depois de ser retratado pela revista VEJA SP como o “Rei do Camarote”. O vídeo conta hoje com 7 milhões de views.
(Falando nisso – a Veja SP nesta semana noticiou o desafio de comer uma super coxinha de mais de um quilo…)
E na terça-feira (4), o apresentador Amaury Jr. postou um vídeo em sua conta do youtube, com a seguinte descrição “Agora eu me superei. Gravei um vídeo para registrar minha indignação. Chega de tudo que é complicado, que não é direto, desenrola Brasil!”. Vídeo que ganhou as redes sociais e em poucos dias chegou a mais de 145 mil acessos. Mas a verdade é que era um viral da marca de biscoito Negresco, com letra escrita pelo cantor Gabriel, o Pensador.
11- O botão secreto
Na terça-feira (4), o metrô de São Paulo apresentou falhas na linha 3 vermelha (Palmeiras-Barra Funda/ Corinthians-Itaquera) às 19 horas. O metrô afirmou que houve vandalismo e não falhas. Alckmin afirmou que “não foi espontâneo”. Esta foi a abordagem do fato ao ser noticiado pelos grandes veículos, nesta quarta (5). Os dispositivos de segurança foram acionados por passageiros que estavam em sete vagões diferentes – o que acabou paralisando a linha por cerca de 5 horas. Os usuários do transporte público tiveram que andar nas vias para fugir do sufoco.
No sábado (8), reportagem da Folha de S. Paulo noticiou: “Botão secreto foi acionado e motivou caos, afirma Metrô“. O suposto acionamento de um botão “secreto” nas plataformas de três estações por pessoas desautorizadas teria potencializado o caos. Esses “botões”, ainda segundo o Metrô, não têm sinalização e são conhecidos principalmente por funcionários da empresa.
12- No plural
Na terça-feira (4), foi expedido o pedido de prisão de do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado por peculato e corrupção passiva. Na sexta-feira (7), João Paulo decidiu renunciar ao mandato.”É com a consciência do dever cumprido e baseado nos preceitos da Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados que eu renuncio ao meu mandato de Deputado Federal”, dizia a carta.
Leia análise sobre as suposições sobre as doações aos petistas condenados na Ação Penal 470. O ministro Gilmar Mendes teria “violado os deveres impostos a um magistrado e tipificados na lei orgânica da Magistratura“. Lula também critica Gilmar Mendes por acusação sem provas.
O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão, foi preso na Itália, na última quarta (5). Ao que parece ele continuará detido por lá até uma resposta do governo italiano sobre o pedido de extradição que o Brasil fará. A Interpol divulgou em seu site uma imagem do passaporte encontrado com Henrique Pizzolato, na Itália.
Mensalão Mineiro – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou na sexta-feira (7) ao ministro Roberto Barroso, relator no Supremo Tribunal Federal da ação penal do chamado mensalão mineiro (AP 536), as suas “alegações finais”, nas quais recomenda que o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) seja condenado pelos crimes de peculato (três vezes) e lavagem de dinheiro (seis vezes) a penas que somariam 22 anos de prisão, mais multa de R$ 451.052 (623 dias/multa).
Leia também – Ao contrário do que ocorre na AP 470, é fácil apontar desvio de dinheiro público no mensalão PSDB-MG.
13- Últimas de humor
Trocadilho é vida! O menu rock’n roll de uma sanduicheria de Joaçaba, em Santa Catarina – a X-Maru – é um dos destaques da semana! Por que? Imagine poder pedir um delicioso David Boi (com alcatra, calabresa, amendoim, pimentão e shoyu no pão francês), ou um alternativo Veget Underground (uma opção vegetariana com champignon), ou então o Paul McCarne (com alcatra, catupiry e batata palha). Viva a criatividade.
Tá certo… A médica cubana Ramona Matos Rodriguez buscou abrigo nesta terça-feira (4) no gabinete da liderança do DEM na Câmara dos Deputados depois de abandonar o programa Mais Médicos, do governo federal. Ramona afirmou que pedirá asilo ao governo brasileiro. Ela disse que se sentiu enganada. Mas relatos já começam a contradizer esta versão, tão oportuna para a oposição que critica o programa do governo federal.
Jogos de inverno e… Começaram, na sexta (7), na cidade de Sochi, no Sudeste da Rússia, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. A abertura teve um pequeno probleminha…
Mas o mais legal dos jogos de inverno foram as orientações sobre o uso dos banheiros…
Ainda sobre os jogos, bem na hora da abertura, o Google homenageou o acontecimento – substituindo seu logotipo habitual – por uma versão com as cores da bandeira LGBT, acompanhada por uma citação da Carta Olímpica, ampliando a pressão sobre o governo russo por causa da lei contra a “propaganda homossexual”.
14- CHEGA!
Hoje, nosso “até mais” fica com o gif biográfico de Caetano Veloso, já que o cantor é destaque da edição de fevereiro da Revista Brasileiros.
Leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.
Deixe um comentário