Você sente que de uns tempos para cá todo mundo é especialista em tudo? Todo mundo tem e emite opinião formada a partir de manchetes de jornais e postagens de Facebook (sem tempo para digerir ou refletir sobre o fato)?
Calma. Não desista. Tenha paciência e leia o seu semanal recheado de notícias para não esquecer e debates para manter na semana que chega!
1- Cinegrafista morre. Uma lei anti-terrorismo entra em pauta
Como contamos na última edição do QUE SEMANA! a manifestação contra o aumento de passagem que ocorreu no Rio de Janeiro, no último dia 6, resultou em uma morte trágica: a do repórter cinematográfico Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, que foi atingido por um artefato explosivo e morreu na segunda feira (10). Sua filha publicou texto em homenagem ao pai: “A gente que vem de família humilde precisa provar duas vezes a que veio”. Santiago estava sem proteção para este tipo de cobertura. O Ministério Público do Trabalho planeja instaurar procedimento investigatório para apurar o caso. Os jornalistas da BBC que prestaram os primeiros socorros, narraram a cena. Leia.
Na terça-feira (11), fotógrafos e cinegrafistas fizeram um ato de protesto sobre a morte. Desde junho do ano passado, pelo menos 50 jornalistas ficaram feridos.
Caio Silva de Souza e Fábio Raposo foram responsabilizados pela morte. O delegado Maurício Luciano de Almeida indiciou os dois jovens por crime de explosão e por homicídio triplamente qualificado — motivo fútil, emprego de explosivo e sem possibilidade de defesa da vítima. O inquérito entregue na última sexta (14) define que Caio e Fábio assumiram o risco de matar, ainda que não tivessem essa intenção. Ambos estão presos temporariamente no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Juristas querem avaliar o inquérito. A história cada vez fica mais estranha…
Como consequência do ocorrido, um projeto de lei para tipificar agressões em protestos voltou em pauta e provocou uma divisão do PT no Senado. Apoiada por nomes como Jorge Viana (AC) e Paul Paim (RS), a proposta da lei antiterrorismo foi duramente criticada pelo líder do partido na Casa, o senador Humberto Costa (PE). Ele criticou a “generalização” do projeto e disse que o Brasil “não precisa de outro AI-5”. Segundo o senador, a lei pode “levar a excessos do Estado contra o cidadão”. “No PT, cremos que esse projeto contra terrorismo é muito amplo e pode criminalizar movimentos sociais”, escreveu Costa em seu Twitter.
2- #LigaçãoComFreixo e a criminalização de militante
Semana passada falamos da “manchetada” do G1. Um dos melhores títulos recentes do jornalismo:
Publicada no dia domingo (9), a matéria do G1 sobre o estagiário do advogado dos suspeitos de atirar o rojão ter recebido telefonema de militante vinculada ao deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) virou motivo de gozação nas redes. Milhares de internautas usaram a hashtag #ligaçãoComFreixo no Twitter para debochar do suposto envolvimento do deputado com um dos responsáveis pela morte do cinegrafista Santiago. Aqui internauta cria um infográfico para melhor entendimento da situação:
A questão é que na discussão de uma morte em consequência de atos desmedidos (manifestantes inconsequente, emissora que não recomenda o uso de proteção, atuação da polícia…) conseguiram fazer uma ligação – tendo como indício um suposto telefonema a um estagiário – com um partido de esquerda. Leia a matéria do G1. E o foco de algumas coberturas sobre o caso exploraram bastante o fato.
Como podemos ver na criminalização da ativista Sininho, ou Elisa Quadros, que é ligada aos Black Blocs do Rio de Janeiro. Ela foi capa da edição desta semana da Revista Veja…
3- Todos somos Tinga
Mudando de assunto, mas falando de vergonha alheia ainda, na última quarta-feira (12), o jogador do Cruzeiro Tinga sofreu racismo por parte da torcida do Real Garcilaso, na cidade de Huancayo, no Peru, em jogo válido pela Copa Libertadores. Sempre que Tinga tocava na bola, a torcida peruana fazia sons imitando um macaco. A presidenta Dilma Rousseff lamentou os atos de racismo praticados pela torcida do Real Garcilaso. As redes sociais reagiram e a hashtag #FechadoComOTinga foi trending topic nas redes sociais. A Conmebol irá analisar caso. Estamos com Tinga, achamos um absurdo cenas como estas acontecerem ainda hoje.
4- Todos somos humanos
Na noite da última sexta-feira (14), uma australiana foi presa em Brasília suspeita de agredir e ofender duas funcionárias e uma cliente, todas negras, de um salão de beleza em Brasília. Além disso, ela desacatou o policial militar, também negro, que a conduziu à delegacia. Assustada e desconfortável, a manicure que não quis se identificar disse que nunca passou por isso antes: “Ela insistiu que não queria nenhum de nós, pretos, falando com ela. Disse que éramos raça ruim”, conta. No ano passado, o governo do Distrito Federal criou serviço telefônico para receber denúncias de racismo. Para fazer a denúncia, é preciso ligar para o telefone 156, opção 7.
5- Enredo anti-homofobia
Se as histórias acima chocam e nos deixam tão para baixo, por outro lado vemos notícias como esta: Os ritimistas da escola de samba “Em Cima da Hora Paulistana” terão como rainha de bateria uma glamurosa Drag Queen Tchaka.
A escola de samba do Grajaú, zona sul de São Paulo, vai falar da luta contra a homofobia, que registra casos graves na cidade. A escola faz parte do grupo de acesso de São Paulo.
6- Dilma tem 85% de chances de se reeleger
Em visita ao Brasil, Clifford Young, diretor de pesquisas sobre o setor público da Ipsos, afirma que Dilma só perde a eleição se surgirem “curingas” — um apagão de grandes proporções, uma organização de Copa do Mundo inquestionavelmente ruim ou um escândalo de corrupção, por exemplo. O governo federal hoje tem aprovação de 56%, segundo dados do Ibope do fim de 2013. Isso está dentro da faixa que Clifford chama de desejo de continuidade. Leia mais.
7- Na conta de Sheherazade e do poder que incentiva a violência
Um assaltante foi rendido, espancado e amarrado a um poste no início da tarde de quinta-feira (13), em Itajaí, em Santa Catarina. Rafael Assis Chaves, de 26 anos, e um comparsa entraram numa lanchonete e anunciaram o assalto. Após a ação, Chaves, que não tinha antecedentes criminais, foi pego por pessoas que viram o roubo, enquanto seu parceiro conseguiu fugir com R$ 2 mil. Leia.
O episódio lembra o ocorrido no Rio de Janeiro no último dia 31 de janeiro, quando um adolescente de 15 anos foi encontrado nu acorrentado pelo pescoço a um poste com uma tranca de bicicleta após ser agredido a pauladas por um grupo encapuzado de chamados “justiceiros”. Fato que gerou polêmica após o apoio à violência que a comentarista do SBT Rachel Sheherazade fez em rede nacional.
Aliás, um dos destaques da semana é a página no Facebook, recheada de ironia, Ruth Sheherazade, que em menos de uma semana alcançou a marca de 71 mil curtidas.
Fazendo alusão a novela “Mulheres de Areia”, em que Ruth e Raquel eram irmãs com condutas opostas, a página apresenta uma Rachel Sheherazade que luta em favor dos direitos humanos e da diversidade. Ah, bem lembrado! Nesta semana pesquisa indicou que a ação desses “justiceiros” é reprovada por 79% da população no Rio de Janeiro. Isso quer dizer: os comentários e ataques feitos via internet não representam o pensamento da população. Ufa.
8- Marchinha sobre o helicóptero do pó representa carnaval de Belo Horizonte
Ah, é sim!!! Quem levou o prêmio de primeiro lugar no “III Concurso de Marchinhas Mestre Jonas” foram os responsáveis pela música “Bloco do Pó Royal”. A canção faz referência ao episódio do helicóptero do deputado Gustavo Perrella (Partido Solidariedade), que foi flagrado com cerca de meia tonelada de cocaína no Espírito Santo. Os ganhadores vão se apresentar, no dia 22 de fevereiro, durante o 39º desfile de pré-carnaval Banda Mole, na Avenida Afonso Pena. O anúncio foi feito na noite da sexta-feira (14).
9- Ninguém veio enganado
Atuando desde outubro no centro de saúde 1 de Santa Maria, no Distrito Federal a médica cubana Idania Garrido, de 50 anos, criticou a colega Ramona Matos Rodriguez, que abandonou o Mais Médicos alegando que profissionais estrangeiros recebiam uma bolsa maior que a dos cubanos. “Ela teve uma conduta inadequada. Todos sabiam a missão que cumpriríamos no Brasil”, afirmou. Segundo a médica de Santa Maria, nada disso era desconhecido. “Ninguém veio enganado. Todos estávamos de acordo. E a minha família recebe uma ajuda do governo de Cuba, justamente porque estou aqui.”
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou na terça-feira (11) que dos 24 cubanos que deixaram o programa, 22 já haviam sido desligados por motivos pessoais ou de saúde. Segundo Chioro, eles já retornaram à ilha. Os outros dois médicos são Ramona e Ortelio Jaime Guerra, que atendiam em Pariquera-Açu (SP) e viajaram para os EUA. Chioro considerou que o número de baixas é “insignificante”, frente ao universo de 9.549 participantes do Mais Médicos. Desse total, cerca de 7.400 profissionais vieram de Cuba.
10- Enquanto isso no mundo…
O Valentine’s Day, ou o dia dos namorados da gringa, é comemorado internacionalmente no dia 14 de fevereiro. Dia de muito carinho nas redes, muita foto de beijo na boca, e aquelas outras coisas inconvenientes para quem está solteiro – o que provoca RECALQUE e chateação nas timelines do mundo. Mas neste ano, um grupo de solteiros amargurados resolveu agir em Xangai, usou um site de crowfunding para reservar assentos na sessão desta noite do filme Beijing Love Story no shopping Xintiandi, de forma que ficou impossível comprar assentos um ao lado do outro. Ou seja: NADA de segurar a mão dos amados naquela sessão de filme romântico. A zoeira não tem limites, nem de preço.
11- Amor entre um cara e um sistema operacional
E se você está solteiro, não pode perder o filme em que Joaquim Phoenix é um solitário, apaixonado por uma sistema operacional – com a voz sensual e rouca de Scarlett Johansson. O filme estreou neste final de semana e tem a direção de Spike Jonze. Leia a resenha no caderno 30 Dias na vida dos brasileiros da última edição da Revista Brasileiros.
12- E por que não o Di Caprio?
É a quarta indicação de Leonardo DiCaprio ao Oscar. Será que desta vez o moço ganha? Se depender da Internet, Leo finalmente levará a estatueta para casa. Mas há indicações de que o sonho em ouro não virá. Fizemos uma lista de motivos para você refletir sobre esta questão…
13- Literatura! Brasileiros convida para um papo
A Revista Brasileiros e a Livraria da Vila se uniram para promover uma série de encontros entre os principais nomes da literatura e discutir os temas mais relevantes do segmento. Na primeira edição do evento, no próximo dia 18, o crítico Manuel da Costa Pinto e o escritor Ricardo Lísias debatem, com mediação do editor do caderno Literatura!Brasileiros, Daniel Benevides, o polêmico tema da crítica literária. Confirme presença e apareça! A entrada é gratuita!
14- Papo sério: o trote aos calouros em 2014…
Papo sério agora, moçada… Dois episódios ocorridos durante a matrícula da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, chamaram a atenção. Primeiro um rapaz foi acorrentado em um poste, numa possível alusão ao caso do garoto de 15 anos no Rio de Janeiro. E o segundo é o constrangimento em que alguns calouros tiveram que passar ao simular sexo oral em bananas e pepinos ao longo da integração. Chocante. A jornalista e professora da Cásper Líbero Bianca Santana escreveu esta nota de repúdio ao trote sexista e violento.
15- Papo não tão sério: o trote em 2014…
Pegando o gancho do assunto, mas falando em zoação (e não violência), um grupo de estudantes da UFRJ resolveu pegar pesado na integração com os novos estudantes. Eles foram pintados no estilo da arte de Romero Britto.
16- Itaú e a Ditadura
O Banco Itaú vem sendo criticado nas redes sociais por uma agenda que distribuiu aos seus correntistas. O material indica, no dia 31 de março, o “aniversário da revolução de 1964”. As críticas recebidas eram todas sobre a inclusão da data, como se ela fosse comemorativa, e a escolha do termo “revolução”, ao invés de GOLPE.
Procuramos o Itaú Unibanco que se defendeu afirmando: “A inclusão da frase na agenda foi equivocada, em nada reflete o DNA e as crenças do Itaú Unibanco. Lamentamos o desconforto causado. Somos uma instituição financeira que respeita a diversidade de pensamentos e ideias e a democracia. Reiteramos que o banco nunca pretendeu defender uma posição política no conteúdo entregue aos correntistas e que este processo já está sendo revisto.”
17- Duas divas
Sem muito papo, apenas aprecie duas divas globais – ou contratadas da Globo. Um vídeo com a edição de imagens sobre a personalidade e amor próprio de Susana Vieira, que canta estrofe de “Beijinho no ombro”, sucesso de Valesca Popozuda. Um dos melhores vídeos da internet, por hoje. Em menos de uma semana atingiu a marca de 128 mil visualizações. Boa dica de link para quem está para baixo…
Para quem quer investir num visual mais arrojado e tem medo de ousar… Pare com isso, faça como Regina Duarte e seja feliz do jeito que você é… A atriz foi fotografada na terça-feira (11), em Congonhas, com dois pares de óculos, faixa na cabeça e ainda quatro bolsas de diferentes estilos
Há quem a comparou com o cantor Ozzy Osbourne.
18- CHEGA!
Boa semana, amigos! Aprendam a pedir desculpas com os gatinhos abaixo, leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.
Deixe um comentário