Ah, o carnaval… Folia e diversão para alguns, um momento para descansar e fugir de perto dos meios de comunicação para outros.
NÃO PERA… não desligue antes de ler o seu semanário mais efervescente. Vem que é para ter vergonha, para ficar triste e para ser muito feliz! QUE SEMANA! no ar!
1- Os números do PIB
A notícia é esta: O Produto Interno Bruto (PIB) fechou 2013 com um crescimento de 2,3 %, segundo dados divulgados na quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os números superaram as estimativas dos analistas, que esperavam uma alta de 0,5%. Mas alguns jornais do país interpretaram de maneira diferente o fato. Confusão ou linha editorial?
Oh wait. A mesma notícia, agora com chamada do Jornal da Globo…
Para falar do crescimento do país, a Folha evocou os números da gestão de Fernando Collor.
Governo respondeu, nas redes sociais, com o comparativo de crescimento de 2013 entre países.
2- Enquanto isso…
Em pauta: A sonegação de impostos no Brasil superou R$ 415 bilhões em 2013. O valor corresponde aproximadamente a 10% de toda a riqueza gerada no país durante o período e é maior que os orçamentos federais de 2014 para as pastas de educação, desenvolvimento social e saúde somados. Leia mais.
3- Dia de cão: Beto Richa corta ração dos cães da PM
E também foi notícia nesta semana… O governo do Paraná mandou racionar ração dada para os cães da Polícia Militar por causa de restrições orçamentárias. Em um comunicado interno da PM, o governador determinou que cada cão coma até 400g de ração por dia e que seja utilizado em operações policiais somente “em casos excepcionais”. A restrição vale até que seja feita uma nova compra de ração para os cães, que foi postergada “consoante o contexto geral de austeridade fiscal do governo”, diz nota. Leia mais.
4- ‘Lepo lepo’ é grito anti-capitalismo no carnaval
Oi? Talvez você não conheça, mas “Lepo lepo” é uma música da banda baiana Psirico, um dos hits deste carnaval que começa. Eles tocam uma mistura de pagode e brega com axé. Aliás, o termo “lepo” traduz a forma de baiana amar, segundo Márcio Victor, vocalista da banda. A letra da canção fala de um cara que está sem grana e na eminência de falar para a amada sobre sua situação quando, no pré-refrão, se questiona: “Será que ela vai me querer?/ Agora vou saber a verdade/ Se é dinheiro, ou é amor, ou cumplicidade”. Em entrevista à revista Caras, Márcio Vitor diz: “a música é uma forma de gritar não ao capitalismo e sim ao amor. Acredito que mulher de verdade prefere o lepo lepo”. Hehe.
5- Adidas pisa na bola
Você viu? A marca alemã Adidas, uma das patrocinadoras da Copa do Mundo no Brasil, usou apelo sexual para vender camisetas sobre o evento. O fato causou revolta da Embratur – que emitiu nota de repúdio, propôs a FIFA a orientação de patrocinadores e pediu para que a linha fosse tirada do estoque. A presidenta Dilma Rousseff reafirmou que o país está pronto para combater turismo sexual (leia aqui).
6- “Justiça” inconsequente
Não. Chega. Justiça com as próprias mãos? Isso é certo? É claro que não. Você não pode prever consequências. Na terça-feira (25), o carregador de caminhão Lucas César de Oliveira, de 22 anos, suspeito de roubar o celular de uma mulher em Franca, SP, morreu após ser imobilizado por um jovem de 16 anos e sofrer um infarto (leia mais). O adolescente pode ser responsabilizado pela agressão. Duas vidas interrompidas.
No Rio de Janeiro, mais uma vez um grupo de pessoas tentou fazer justiça com as próprias mãos e um jovem de 17 anos foi amarrado e teria sido espancado após cometer um assalto no Botafogo, na quarta-feira (26). Um grupo de moradores queria o linchamento do assaltante, enquanto outras pessoas tentavam impedir a agressão. No vídeo, disponível no site do jornal O Globo, é possível ver o debate entre as pessoas.
Violência. Como aconteceu com a vigilante Nivanilde de Silva Souza, de 38 anos, que morreu na sexta-feira (28). Ela estava internada desde a terça-feira (25), depois que caiu na plataforma e foi atingida por um trem após uma discussão com seguranças da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Violência. Intolerância. Como aconteceu com Maria da Conceição, de 27 anos, que foi jogada nos trilhos da Estação Sé do Metrô. Ela teve um braço amputado. O caso aconteceu na manhã da terça-feira (25). Alessandro Souza Xavier, 33 anos, suspeito do crime, foi capturado pela polícia na sexta (28) e disse que queria se vingar da sociedade. “Fizeram mal para mim e eu descontei em alguém”. Tudo errado.
7- Não, por favor!
Não é não. Chega. Três episódios em que o racismo é explicitado pela mídia nesta semana. Três casos em que é preciso analisar a reprodução de estereótipos e piadas preconceituosas.
No dia 13 de fevereiro, o ator global Vinícius Romão, 26 anos, voltava de seu trabalho quando a copeira Dalva Moreira da Costa foi assaltada. Vinícius não estava na cena do crime, mas é negro e “tinha cabelo estilo black power”, como tinha descrito a vítima aos policiais. Dalva o “reconheceu” e Vinícius foi preso na sequência. Na quarta-feira (26), ele foi solto, mais magro e com seus cabelos raspados, depois de passar 16 dias na Cadeia Pública Juíza Patrícia Acioli, na Região Metropolitana do Rio. “Me senti desmoralizado quando rasparam meu cabelo porque sempre gostei de seguir minhas origens e ter cabelo black power. Meu cabelo dizia muito sobre quem eu era”, conta. Condutas de policial e delegado serão investigadas pela Corregedoria.
Baile da Vogue. Um baile em que as celebridades vão da maneira que acreditam “abalar Bangu”. Como fez Sabrina Sato.
Repercutindo o evento, que aconteceu no dia 21 de fevereiro, o colunista Bruno Astuto, em sua conta do Instagram, postou uma foto de Glória Maria ao lado de várias celebridades. Glória era a única negra e foi a única a ser zombada. “Cadê a Glória Maria?”, perguntou uma garota nos comentários. E Glória replicou: “É difícil mesmo encontrar uma neguinha no meio de tantas loiras lindas. Famosas. Celebridades. Pega uma lupa”. Como dá para ver na imagem printada pelo Brasil Post:
No domingo (23), Franciele do BBB disse que tinha “um pouco de negra”: “Se eu não usar desodorante, fico com cheiro de neguinha”. Assim mesmo. Como se quem tem a pele branca não cheirasse. Como se fosse um pejorativo, ou mesmo, como se fosse aceitável dizer isso. Ou então como se Carolina Dieckmann cheirasse bem depois de uma corrida intensa de 45 minutos. Ah. Lamentável. Não, gente…
Para contrastar com os três fatos, na semana que passou, a Safernet divulgou seu relatório anual de denúncias feitas na internet. Apesar da pornografia infantil liderar o número de denúncias em todos os meios, no Facebook o maior problema é o do racismo, com 6811 denúncias. É latente. É quente. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) já mostrou diversas vezes que o negro brasileiro é duplamente discriminado: por causa da raça e da situação social. Agora é a sua vez de repensar qualquer ato falho, toda piada. Não é legal.
8- Em Uganda…
…mais tristeza. O presidente Yoweri Museveni promulgou na segunda-feira (24) uma lei que transforma a homossexualidade em um crime que pode ser punido com prisão perpétua. E um jornal publicou na terça-feira (25) o nome de 200 pessoas acusadas de serem homossexuais em Uganda. O presidente chamou os gays de “mercenários“.
9- Esperança…
… sempre há. E a Brasileiros está aqui para isso também. Sob um sol de meio-dia, encontramos o fijiano Waisale Serevi, considerado um dos maiores jogadores de rugby, que recuperava o fôlego depois de correr pelo campo de futebol Palmeirinha, em Paraisópolis, periferia de São Paulo. Ele foi levar o esporte para comunidade. Leia a história aqui.
Ou então, podemos saber que para ajudar o jovem Lucas Neres, de 16 anos, que é fã de basquete, o Palmeiras doou a bilheteria do jogo contra o Universo/Goiânia, pelo NBB. O garoto sofre de uma grave doença respiratória e necessita de um transplante de pulmão que só pode ser realizado no Canadá.
10- Bem à vontade…
… em duas versões. Primeiro, nosso editor e colunista Marcelo Pinheiro, pesquisador da produção musical brasileira, postou em Quintessência nesta semana, a história do álbum clássico “Muito à Vontade”, de 1962, do pianista acreano João Donato.
A segunda versão de muito à vontade é a do blogueiro Japonês Mr. Sebuyama. Sabe daquelas coisas que você precisa ver na vida para compreender que muita coisa não faz sentido e, então, não pesar nas situações? Pois é. É que o frio no Japão – como o verão no Brasil – bateu recordes nas temperaturas. E como Sebuyama não tinha um bom casaco para enfrentar o clima, ele decidiu se vestir de… Peru. Seguem algumas imagens. Para mais acesse o blog desse cara.
11- Incidente e tensões atuais
Na terça-feira (25), a chanceler alemã Angela Merkel visitou Israel para celebrar os 50 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, mas uma foto com Benjamin Netanyahu, premiê de Israel, gerou polêmica. Ao apontar o dedo na direção de alguém, Netanyahu fez acidentalmente um “bigode de Adolf Hitler” em Merkel. A imagem se tornou um viral nas redes sociais. Hoje, a Alemanha é a segunda principal aliada de Israel, no entanto, a primeira ministra fez críticas a Israel e reafirmou a importância da criação do Estado Palestino, na ocasião.
12- Nó na garganta
Dois violonistas, figuras importantes da cultura geral, faleceram na quarta-feira (26). O querido Ernesto Paulelli – personagem que inspirou o “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa – e o incrível espanhol Paco de Lucia, considerado um dos maiores intérpretes de flamenco. Arnesto morreu aos 99 anos de causas naturais. Já Paco, que tinha 66 anos de idade, morreu após um mal súbito, no México, onde passava férias com seus filhos.
Leia a entrevista que a Revista Brasileiros fez com Ernesto. E escute uma bela interpretação de Paco. </3
13- Uns 25 milhões e um meme
Um vegetariano fazendo campanha para um frigorífico? Impossível? Não. O grupo JBS Friboi chamou o “rei” Roberto Carlos para fazer o comercial da marca, para tal, 25 milhões de reais, segundo informações repassadas por Fernando Meirelles.
Porém, a “volta” de Roberto para o mundo maravilhoso das carnes foi um verdadeiro fiasco. A ideia, ao contratar o cantor que há anos não come carne, era reforçar a campanha sobre a qualidade dos seus produtos. Só que ele nem toca na carne. “Com certeza” é o auge de sua atuação, que de tão “empolgante” virou meme, como pode ser visto nas imagens abaixo e no tumblr Roberto Carlos recomenda.
– Roberto, você recomenda sua biografia não autorizada?
“Com certeza!”
– “Mas, é Friboi?”
14- E o Oscar vai para… parte 1
Para o ministro Joaquim Barbosa. A Ação Penal 470 teve um novo capítulo na quarta-feira (26), quando o Supremo Tribunal Federal absolveu o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente da legenda José Genoino no julgamento dos embargos infringentes. Analistas consideram o ato como um recuo de uma visão considerada radical do crime de formação de quadrilha. Joaquim Barbosa, inconformado com o voto do Ministro Barroso, cobriu seu colega de ofensas e disse: “Foi para isso mesmo, ora!”. Barbosa disse abertamente que a condenação por formação de quadrilha foi calculada para evitar a prescrição da pena.
15- E o Oscar vai para… parte 2
Hoje é o dia. E a Brasileiros listou algumas curiosidades e fatos que marcaram a maior premiação do cinema. Ah, vale a pena ver de novo a nossa outra lista com os motivos para Leo DiCaprio ganhar a estatueta neste ano. PFV!
16- Chega, é carnaval!!!
Fizemos algumas listinhas de carnaval: com blocos para quem gosta de marchinhas e do bom samba; para quem prefere blocos temáticos, com muito punk ou brega; ou então, para quem curte a data, mas prefere aproveitar de outras maneiras. Ah, fizemos também uma lista com os blocos com nomes mais divertidos, estranhos ou de gosto duvidoso. Afinal, todo mundo pode ser feliz, no carnaval. Aliás, em todas as datas. Como a Suzana Vieira diz que é:
Pelo menos devia ser assim. Ousadia e alegria e direitos humanos. Por assim dizer.
Para quem não curte a diversão do carnaval, você pode conferir nossas dicas na Agenda!B ou pode conhecer algumas dicas de livros direto da Islândia na coluna 4×4 Resenhas. Bom feriado, amigos! Leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad. E faz quadradinho de oito!
Deixe um comentário