QUE SEMANA! Brasileiros #30

Quando a mulher é culpada pela violência contra ela mesma; quando os 50 anos do golpe é relembrado com cinismo pela mídia que ajudou a manutenção do regime militar; ou, simplesmente, quando mais nada faz sentido e a vida parece ser regida por um grande boneco de posto. É porque você está precisando da sua dose semanal de informações: QUE SEMANA! no ar!

Assim.
Assim.

 

1- Uma triste efeméride, a palavra de dois ex-presidentes e links para refletir

São cinquenta anos. Na noite do dia 31 de março de 1964, entramos num período sombrio de nossa história – a ditadura militar – apoiada por uma parcela da sociedade civil e da imprensa. Folha, Globo, Estadão e outros jornais participaram ativamente do golpe – e hoje fazem especiais sobre os 50 anos, 1964 não teria existido sem a mídia. Leia mais

Ditadura
Pesquisas feitas pelo Ibope, às vésperas da derrubada do presidente João Goulart, contradizem a imagem de presidente fraco e isolado, divulgada pela imprensa da época. O presidente tinha altos índices de aprovação. É o que mostra a reportagem Quando as Informações Não São Confiáveis, publicada na Brasileiros em dezembro de 2013. 

Para entender bem o que aconteceu, listamos 7 reportagens que produzimos sobre o tema. Exclusivo para o site, nossa repórter Luiza Villaméa produziu o blog Diário do Golpe, com os flashes dos últimos dias do governo de Goulart. 

Repercussões sobre a data e os fatos

A exemplo de Serra, FHC disse que o golpe tornou-se inevitável (oi??), em entrevista publicada no UOL, neste domingo (30).”Impossibilidade de solução”. “Situação política tinha deteriorado muito”. “Crescente incapacidade do governo de tomar decisões”. Foi assim que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso descreveu, o cenário político do governo de João Goulart nos meses que antecederam o golpe militar de 1964. Para FHC, com direita e esquerda insatisfeitas ou desconfiadas com Jango, a situação era de impasse.  #TENSO

Reprodução Facebook.
“Esqueçam tudo o que… Esqueci!” Reprodução Facebook.


Na sexta-feira (28), o ex-presidente Lula deu o seu recado em sua página do Facebook: “Devemos sim lembrar nosso passado, lamentar o período sombrio pelo qual passamos, mas sobretudo lutar a cada dia para ampliar nossa democracia”. Assista abaixo:



Leia também:

– Vídeo publicado na página da presidenta Dilma Rousseff traz o depoimento emocionante sobre o tema. Em 7 de maio de 2008, quando a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff foi ao Congresso Nacional para uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, Agripino Maia (DEM), para insinuar falta de credibilidade, perguntou à Dilma se ela havia mentido durante a ditadura militar. #Fundamental

– Depois de 29 anos do fim da ditadura, ainda somos regidos por leis e códigos criados pelos militares. São daquela época, por exemplo, as atuais estruturas tributária, administrativa e financeira do país. Nesta semana, a OEA criticou o Brasil por manter legislação editada na ditadura militar e usada agora contra índios.

– Confira o especial sobre o Golpe produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação. Está recheado de informações audiovisuais. História viva.

2- Mais cheio do que a marcha

A reedição fracassada (UFA!!!) da Marcha da Família com Deus, que aconteceu no sábado passado (22), rendeu alguns retratos interessantes (por assim dizer) de uma visão absurda e descontextualizada da história brasileira. Registramos alguns dos personagens que circularam pela Praça da República, em São Paulo. Assista se tiver estômago:


E como a internet é irônica e linda, foi criado um Tumblr compilando todos os eventos que reuniram mais gente que esta manifestação da ultradireita: “Mais cheio que a marcha da família”. Hehe. 

#MenorQueUmRolezinho. Ps: esse número da marcha foi inchado pelo Estadão.
#MenorQueUmRolezinho. Ps: esse número da marcha foi inchado pelo Estadão.

 

Tem mais gente interessada em fazer guerra de travesseiros...
Tem mais gente interessada em fazer guerra de travesseiros… Ainda bem!

 

Tinham 20 gatos pingados em Belém. No Rio, Mr. Catra reuniu mais gente quando levou seus filhos para um rolê.
Tinham 20 gatos pingados em Belém. No Rio, Mr. Catra reuniu mais gente quando levou seus filhos para um rolê.

3- Percepções equivocadas

Na quinta-feira (27), uma nova rodada da pesquisa SIPS/Ipea (Sistema de Indicadores de Percepção Social) foi divulgada e revelou que 91% dos brasileiros defendem, totalmente ou parcialmente, a prisão para homens que batem em suas companheiras. No entanto, esses dados não permitem pressupor um alto grau de intolerância da sociedade brasileira à violência contra a mulher. Aliás, é quase o contrário disso, já que 58% responderam que “se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros”. É isso mesmo que você leu. Tem outro número: 65% dos entrevistados disseram concordar com a frase “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas“, algo que deixa claro para autores do trabalho a forte tendência de culpar a mulher nos casos de violência sexual. Aqui tem mais sobre a pesquisa. 

Definitivamente, galera.
Definitivamente, galera.

Como resposta aos números divulgados, uma campanha foi iniciada no Facebook. Com a hashtag #NãoMereçoSerEstuprada, a jornalista Nana Queiroz propôs que internautas tirassem a roupa e se fotografem segurando um cartaz contra a violência sexual. O caso é tão latente que a organizadora recebeu ameaças na web. Pesquisa do IPEA, divulgada em setembro do ano passado, revelou que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil assassinatos de mulheres (feminicídios), ou seja, “mortes de mulheres por conflito de gênero”. A média é de 472 assassinatos de mulheres por mês. Enquanto não discutirmos para que esta questão mude, vamos ver casos como estes

Ninguém merece! Afirmação óbvia e triste!
Ninguém merece! Afirmação óbvia e triste!

 

4- Mudando de assunto

Arqueólogas acham ossada de criança de 3.500 anos no Piauí. Com 129 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí reúne a maior quantidade de sítios pré-históricos do continente americano e o maior número de pinturas rupestres do mundo. Recentemente, pesquisadores da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) encontraram um cemitério com 12 ossadas humanas com cerca de 3.500 anos em um dos cerca de 800 sítios arqueológicos do Parque, distante 540 quilômetros de Teresina. Os corpos foram enterrados em urnas funerárias e sepulturas simples, sendo que a maioria das ossadas pertence a crianças. Leia mais.

Tânia Santana/ Acervo FUMDHAM
Tânia Santana/ Acervo FUMDHAM

 

5- Em meio às discussões sobre a copa…


… jornal “mata” Pelé… Espera, é que o programa New Day, da CNN, anunciou por meio de sua conta no Twitter, na sexta-feira (28), a falsa morte do nosso herói do futebol. “Ex-jogador brasileiro Pelé morre aos 74 anos [ele tem 73]”, dizia o tuite que foi deletado na sequência. #Fail

 

 

6- Geopolítica: Obama, Putin, o Papa e alguns golfinhos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou determinado à Europa nesta semana. “Nós concordamos que a Rússia precisa pagar por suas ações até o momento. Intensificar as sanções trará consequências significativas para a economia russa“, declarou na terça-feira (25) em Amsterdã, após encontro com o chefe de governo holandês, Mark Rutte. Seus parceiros europeus, porém, são céticos quanto à adequação das medidas de retaliação à Rússia. Afinal, elas podem afetar negativamente suas próprias economias, cuja conexão com o país a é bem mais forte do que a mantida pelos Estados Unidos. 

Reprodução DW.
Na quinta-feira (27), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano. Foi no primeiro encontro privado entre os dois líderes desde que Francisco foi eleito pontífice, há um ano.
Reprodução DW.

Falando nisso, na sexta-feira (28), os presidentes Vladimir Putin e Barack Obama se falaram por telefone durante uma hora. Eles acertaram o encontro entre o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov e o secretário de Estado americano, John Kerry, no domingo (30). A reunião, que aconteceu na França, durou cerca de 4 horas. A Rússia propôs a federalização da Ucrânia como saída para a crise política do país, já os EUA querem a descentralização do governo de Kiev, com aumento da autonomia das regiões. Nenhum acordo foi estabelecido. Enquanto isso, os golfinhos e os leões-marinhos treinados pela Força Naval da Ucrânia para missões de combate passaram a integrar as tropas russas. Sério.

Reprodução.
Reprodução.

7- A despedida definitiva da Kombi

Produzida desde 1957 no Brasil, a Volkswagen se viu forçada a parar de fazer a Kombi por aqui, uma vez que o airbag e freios ABS – itens obrigatórios -, não comportados pelo chassi avantajado do clássico. Para a despedida oficial, foi lançado, na sexta-feira (28), um vídeo de mais de 4 minutos no Youtube, no qual o carro se despede oficialmente de seus “amigos”. A narração é feita pela atriz Maria Alice Vergueiro. #SDDSKombi

8- Para os amantes do cochilo

Se a saudades te dá sono, um grupo de holandeses, inspirados no sistema do Google Maps, decidiram criar uma versão para tratar do tema. No “Google Naps” (em inglês, nap pode ser traduzido como soneca), você pode encontrar os pontos indicados por internautas para um cochilo bacana. Clique aqui.

Reprodução.
Reprodução.

 

9- Preconceito irracional, consequências reais

Um piloto da Avianca causou polêmica ao colocar em seu perfil no Facebook um texto em que xinga os nordestinos. Tudo porque recebeu um prato diferente do que pediu em um restaurante em João Pessoa, na Paraíba. A resposta ao preconceito veio rápido. Na tarde desta sexta-feira, a companhia aérea Avianca anunciou a demissão do piloto. #Vergonha e #Indignação 

Reprodução Facebook.
Reprodução Facebook.

 

10- “Encoxadores” e o metrô superfaturado de São Paulo

Esta semana, uma propaganda do Governo Alckmin sobre o metrô causou polêmica. É que o texto machista do spot, veiculado na Rádio Transamérica, dizia que metrô lotado era um bom lugar para “xavecar a mulherada”. É possível ouvir o absurdo aqui. Falando nisso, esta semana, em nossa enquete, perguntamos: O ato de “encoxar” sem consenso deveria ser enquadrado de maneira mais rigorosa? 

Além do descaso com a lotação, o metrô estimula - em meio a polêmica sobre grupos de "encoxadores" - o "xaveco" nos vagões?
Além do descaso com a lotação, o metrô estimula – em meio a polêmica sobre grupos de “encoxadores” – o “xaveco” nos vagões?

11- Nas capas dos jornais: a economia brasileira

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou na segunda-feira (24) a nota de crédito soberano do Brasil, que reflete a confiança de investir no país, de “BBB” para “BBB-“. Já para a chinesa Dagong Global Credit Rating, que divulgou a nota no sábado (29), o Brasil tem rating “A-“. Assim, a agência de classificação de risco estatal da China coloca o Brasil três patamares acima da avaliação anunciada pela Standard & Poor’s. Durante sessão inaugural da Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Dilma afirmou: Brasil não se abalará com julgamentos apressados.

Com digitais na crise que quebrou meio mundo em 2008, a agencia foi multada em US$ 5 bilhões pelo governo dos Estados Unidos.
Com digitais na crise que quebrou meio mundo em 2008, a agência Standard & Poor’s foi multada em US$ 5 bilhões pelo governo dos Estados Unidos.

E nesta semana, Mantega completou oito anos ininterruptos no Ministério da Fazenda. O ministro é o titular da pasta que mais ficou tempo na função durante a democracia. Leia mais
Ministro em entrevista à Brasileiros.
Ministro em entrevista à Brasileiros.

 

12- Boas notícias (deixamos para o final, para tentar te animar)

Após meses de intensas negociações, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Marco Civil da Internet (PL 2126/11, do Executivo). O projeto disciplina direitos e proibições no uso da internet, assim como define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a comunicações de usuários. Entenda aqui o porquê a aprovação dessa matéria é uma grande conquista e deixa o Brasil na vanguarda.

O texto, aprovado em votação "simbólica", agora vai para o Senado.
O texto, aprovado em votação “simbólica”, agora vai para o Senado.

A repercussão sobre a aprovação do projeto de lei gerou muitas dúvidas à algumas pessoas. Um Tumblr foi criado para reunir toda a desinformação dos comentários sobre o tema: Não sabe de nada inocente.

A internet não impacta na vida das pessoas. Imagem: Reprodução.
Tá bom… a internet não impacta na vida das pessoas. Imagem: Reprodução.

E na quinta-feira (27), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aceitou a representação da bancada do Partido Comunista do Brasil contra os crimes de incitação ao ódio praticados pela apresentadora Rachel Sheherazade através de telejornal do Sistema Brasileiro de Televisão. UFA. Leia mais.

Finalmente! Foto: Reprodução.
Finalmente! Foto: Reprodução.

Outra boa notícia vem também do plenário da Câmara dos Deputados, que aprovou na quarta-feira (26), por 314 votos a 36 e 6 abstenções, o projeto de lei 6738/13, do Poder Executivo, que reserva 20% das vagas em concursos públicos a candidatos negros que assim se declararem na inscrição. Leia mais.

Luis Macedo/ Câmara dos Deputados.
Luis Macedo/ Câmara dos Deputados.

E para dormir bem, saiba que a taxa de desemprego em fevereiro deste ano para o conjunto das seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 5,1%, a menor taxa para o mês desde o início da série histórica, em 2002. Leia.

13- Chega!

Esta semana que segue – além de dar a atenção devida à história brasileira, registrando e contando fatos sobre o golpe de 1964 -, vamos olhar para o mundo das artes. É que entre os dias 3 e 6 de abril acontece a SP-Arte, a mais importante feira de arte da América Latina. #VEMGENTE 

Boa semana!
Nós ficamos por aqui, ligadinhos no que é mais importante para o nosso Brasil, olhando para o mundo e procurando também o que não tem espaço nas mídias. Ah! E não se esqueça de declarar o imposto de renda…



Leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.


Comentários

2 respostas para “QUE SEMANA! Brasileiros #30”

  1. Luana Schabib, orgulho-me de seu trabalho jornalistico. Garimpar nos anais da história e refrescar nossas memória, trazendo à tona fatos históricos, como este, num momento extremamente simbólico (março 2014) em que uma minoria, é bem verdade, quer reeditar movimentos de extrema direita e o golpe militar, sem ter noção das condições do estado de direito que isso implica! Jovens precisam ser informados com fatos para formar posturas mais consequentes. Fico feliz de saber que ‘Rodrigo Janot, aceitou a representação da bancada do Partido Comunista do Brasil contra os crimes de incitação ao ódio praticados pela apresentadora Rachel Sheherazade’. Quem te viu e quem te vê FERNANDINHO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.