E se lá fora são muitos “nãos”, aqui é só positividade (e saudade). Alô, atenção! O seu semanário que consolida o caos dos seus dias está chegando atrasado… QUE SEMANA no ar! #VEMGENTE
1- Morre José Wilker
Um infarto levou precocemente José Wilker de voz inconfundível e de atuação, direção e sarcasmo incomparáveis. Wilker foi velado no Teatro Ipanema – onde começou sua carreira, assim que chegou ao Rio de Janeiro – e cremado neste domingo (6). Reunimos algumas histórias do ator. Abaixo deixamos uma das entrevistas em que ele fala de seu processo de composição do personagem. Wilker dizia que era preciso ser viciado em informação: ler jornal todo dia e estar atento ao que as pessoas tinham a dizer. </3
Confira também, os 8 motivos para não esquecermos José Wilker; entre eles: sua atuação em Bonitinha mas ordinária (1981), de Braz Chediak, filme baseado na obra de Nelson Rodrigues. Assista à cena memorável:
Vamos sentir saudades.
2- Terapia ocupacional
Depois de seus mandatos marcados pela violência empregada em sua “guerra contra o terrorismo”, George W. Bush virou pintor. Sério.
O ex-presidente dos Estados Unidos revelou neste sábado (5), em sua primeira exposição como pintor, 30 retratos de líderes mundiais, entre os quais estão o italiano Silvio Berlusconi e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A exposição, que está no museu presidencial de Bush em Dallas (Texas), é intitulada “A arte da liderança: a diplomacia pessoal de um presidente” (em tradução livre).
Talvez a sapatada que ele levou do jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi tenha despertado o lado da criatividade com tintas (e não mais com armas).
Parece que governos republicanos deixam algumas “marcas” em seus gestores. Como é o caso de seu pai, que, hoje, é conhecido por suas… meias coloridas.
3- O Ipea errou. Ok. Mas o Brasil é machista e a pesquisa ainda é alarmante
Na semana passada, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma pesquisa que divulgou números que mexeram com os brasileiros. Um deles revelava que mais da metade dos entrevistados (65,1%) apoiavam ataques contra mulheres que usam roupas curtas.
Só que na sexta-feira (4), o Ipea soltou nota admitindo falhas. Uma troca nos gráficos foi responsável pela porcentagem errônea e, na verdade, os números mostram que 26% dos entrevistados concordam total ou parcialmente com a afirmação que diz que as mulheres que usam roupas curtas “pedem” para ser estupradas. Rafael Guerreiro Osório, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, pediu exoneração de seu cargo assim que o erro foi comprovado. Como a internet não perdoa e um Tumblr foi criado reunindo possíveis pesquisas do Ipea.
Contudo, os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. Confira aqui. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos. Fica a dica da Secretaria de Políticas para as Mulheres:
4- Números da semana
A presidenta Dilma Rousseff caiu seis pontos percentuais na pesquisa Datafolha de intenção de votos para as eleições de outubro. Ela agora tem 38% contra 44% no final de fevereiro. Segundo a pesquisa, divulgada neste sábado 5, os principais adversários da mandatária não cresceram. Aécio Neves (PSDB) manteve-se em 16% e Eduardo Campos (PSB) oscilou de 9% para 10%. Mesmo com a queda, Dilma seria reeleita no primeiro turno. A pesquisa, feita entre 2 e 3 de abril, teve 2.637 entrevistas em 162 municípios.
Enquanto isso, o perfil oficial da presidente Dilma Rousseff no Facebook mandou um beijinho no ombro “para o recalque passar longe”, ao comemorar a marca de 350 mil fãs no Facebook.
5- #DitaduraNuncaMais ou #ConheçaSuaHistória
E no dia 1º de abril, reunimos as repercussões dos 50 anos de golpe contra a democracia. Confira aqui. Tem de tudo. O tumulto na Câmara dos Deputados, onde os parlamentares cantaram o hino de costas em desagravo ao deputado Bolsonaro (que queria celebrar os anos de ditadura militar); o professor da USP que tentou homenagear o golpe de 1964 em sala de aula mas foi surpreendido por alunos; e muito mais. Abaixo deixamos o escracho feito por movimentos sociais em frente à casa do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, em Brasília.
E durante o evento de assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (2), a presidenta Dilma Rousseff se emocionou ao lembrar da volta ao Brasil das pessoas que foram exiladas durante o regime militar, e que desembarcaram no aeroporto.
E mais: Pesquisas mostram que Jango era apoiado pelo povo e que 61% da população era favorável a reforma agrária (29% não sabiam opinar sobre o tema e 11% eram contrários). Enquanto isso, a mídia pergunta: Dilma Rousseff é contra a revisão da Lei da Anistia?
6- A novela do Marco Civil da Internet
Depois de mais de dois anos em discussão, o Senado pediu mais tempo para votar Marco Civil da Internet… Um dos três relatores do projeto no Senado defende que a linguagem usada no texto deveria ser mais acessível. Desta forma, a matéria pode não ser aprovada a tempo da Conferência Internacional de Governança da Internet, que o Brasil sedia nos dias 23 e 24 de abril. Leia mais.
7- Enquanto isso…
Governo dos EUA criou rede social para atrair jovens em Cuba. Parecido com o Twitter, o Zunzuneo ficou no ar por cerca de 2 anos e atraiu 40 mil usuários. O Ministério das Relações Exteriores de Cuba disse, em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira (3), que a história “mais uma vez demonstrou que o governo dos Estados Unidos não desistiu de seus planos subversivos contra Cuba, que procuram criar situações de desestabilização no país, a fim de provocar mudanças em nossa ordem política”. Leia mais.
A Casa Branca admitiu o programa. E informou que o plano era que, a princípio, a rede se tornasse popular entre os jovens de Cuba, para em seguida incentivá-los a se tornarem dissidentes. Os criadores da rede estavam coletando dados pessoais dos usuários sem aviso prévio, para um dia usá-los com propósitos políticos.
8- A poesia de Criolo
No começo desta semana, a conversa que Lázaro Ramos teve com o rapper Criolo – em seu programa Espelho, exibido pelo Canal Brasil – rendeu uma das boas pérolas repercutidas nas redes sociais. Estão lá, os dois em um barco, falando da desigualdade no Brasil, quando o rapper dispara: “O que que é a ascensão da classe C? É tipo leite que a gente comprava, leite tipo C, aí tinha um tipo A, da fazenda… A gente já ficou numa caixinha de novo, entendeu?”. E continua: “Tem que dar um ou dois passinhos atrás pra… A alma flutua. O corpo precisa de alimento. Se não tem leite, a criança chora”.
A internet ficou mais feliz com o papo (e a perplexidade de Lázaro). Mas ao que parece, este não é o primeiro episódio em que a poesia de Criolo transcende suas canções…
9- Álvaro Dias é expulso de aula de ética
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi literalmente expulso, na sexta-feira (4), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no município de Guarapuava, a 250 km de Curitiba. O tucano falou à comunidade acadêmica sobre “Ética na vida pública”. “Cavalaria, abaixo o choque! Cavalaria, abaixo o choque!”, gritavam os estudantes nos corredores da Unicentro em perseguição à comitiva do senador Álvaro Dias.
10- Assista a cena que redefine o sentido do filme “Gravidade”
“Difícil de acreditar, mas o premiado diretor Oscar Alfonso Cuarón originalmente filmou uma cena de abertura para Gravidade que teria mudado radicalmente a história”, contextualiza Krishna Shenoi, cidadão que publicou no YouTube a “versão alternativa” do filme, ganhador de sete estatuetas. “Pena que a Warner Bros rejeitou essa versão”, lamenta o usuário. Um gênio da edição e da zoeira.
11- #SP-Arte refuta pessimismo de setores do mercado
Entre os dias 2 e 6 de abril aconteceu a 10ª edição da Feira Internacional de Arte de São Paulo. Apesar de certo alarmismo criado antes da abertura, o balanço foi positivo (leia). A Ministra da Cultura Marta Suplicy, esteve presente na abertura e nos concedeu entrevista destacando a importância do evento, que reuniu 59 galerias de 18 países.
12- MAR ganha prêmio internacional de arquitetura
O Museu de Arte do Rio (MAR), instalado na Praça Mauá, no Centro, conquistou na quarta-feira (2) o título de melhor construção de 2013 na categoria Museu, pelo voto popular do Architizer A+ Awards, o maior prêmio internacional de arquitetura do mundo. Inaugurado em 1º de março de 2013, o MAR faz parte do programa de revitalização da Região Portuária. Leia mais.
Ah! E se estiver no Rio, vá ver a exposição que reúne as esculturas mais recentes do australiano Ron Mueck. O artista utiliza cinema e efeitos especiais para criar esculturas do corpo humano, extremamente realistas, mas em escalas enormes. Mais informações.
13- CHEGA!!
No sábado, dia 5 de abril, completaram-se 20 anos da morte do genial e visceral Kurt Cobain. Conheça 5 fatos curiosos sobre a vida de Kurt. Leia também: Fotógrafo relembra última sessão de fotos de Kurt Cobain. E assim, terminamos o nosso rolezinho das notícias. Boa semana!
Leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.
Deixe um comentário