QUE SEMANA! Brasileiros #33

“Alô, alô, graças a Deus!”, já diria Inês Brasil. O seu semanário começa aqui com muitíssimo bom humor. QUE SEMANA! no ar!!

#ÉFERIADO #VEMALEGRIA

1- Apenas uma pergunta

Então, você é um jornalista que desembarca em um país para tentar entender manifestações que ocupam as ruas, que antecedem um dos maiores eventos esportivos mundiais – a Copa do Mundo. Então, você-jornalista-estrangeiro descobre que existem situações de risco nessas terras, realidades revoltantes e alguns abusos incríveis. O que você faz?

Reprodução Facebook.
Reprodução Facebook.

a) Produz uma extensa reportagem retratando o fato, suas causas e consequências próximas.
b) Denúncia às autoridades responsáveis (polícia, entidades, etc) ou procura mecanismos (imprensa, redes sociais, etc) para tentar ajudar as vítimas potenciais – além de manter a cobertura sobre o caso.
c) Reclama no Facebook, volta para sua pátria-mãe e diz que nunca mais vai pisar no país em questão.

Na última segunda-feira (14), o jornalista dinamarquês Mikkel Jensen virou assunto por optar pela alternativa C. Jensen, ou o “gringo que viu o que os gringos não devem ver”, ao chegar em Fortaleza (CE), desistiu da cobertura da Copa por encontrar uma realidade cruel, e em vez de produzir material sobre o assunto, fez um desabafo em sua conta no Facebook: “Durante cinco meses fiquei documentando as consequências da Copa. Existem várias: remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando. Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo”. Jensen termina seu post afirmando que está voltando para a Dinamarca e que não pretende visitar o Brasil novamente. 

A internet procurou saber quem era Jensen descobriram retalhos de uma história estranha. O Brasil Post entrevistou o cara e perguntou sobre o motivo dele ter desistido de fazer a reportagem sobre a “limpeza” de pessoas em Fortaleza. Ele respondeu: “Eu tive a impressão de que, quanto mais eu fosse atrás da história, mais em perigo estariam essas crianças”. Faz sentido? Não. Veja a imagem abaixo ouvindo este sucesso (meme clássico da internet, com mais de um milhão e meio de acessos).

 

2- “Apenas” uma faixa

Professores? Foto: Reprodução Facebook.
Professores? Foto: Reprodução Facebook.

E se o jornalista gringo viu o que ninguém poderia ver, em Cascavel, durante o evento de inauguração do radar meteorológico, na última sexta-feira (11), um jornal noticiou uma cena que ninguém merecia presenciar. Assessores da prefeitura local e do governo do estado seguravam faixas, como se fossem professores, com agradecimentos ao governador Beto Richa (PSDB) por investimentos na área. Enquanto isso, do lado de fora do local da cerimônia, dezenas de professores e servidores da Saúde protestavam por melhores salários. Piada sem graça.

3- Mais educação – Oh, wait! 

E se Beto Richa falhou ao apelar para assessores-figurantes, Aécio Neves (PSDB-MG) falhou ao comunicar os “avanços” da educação em Minas Gerais, estado que representa no Senado.

É que a propaganda do pré-candidato à presidência da República, que chegou a ser veiculada na TV aberta, escorregou no português. Primeiro o senador e ex-governador de Minas fala como teria melhorado as escolas do estado durante o seu mandato. Na sequência, é exibido um texto na tela: “Os alunos de Minas tem o melhor desempenho do Brasil”. O erro ortográfico se dá pela falta de acento: quando o sujeito é plural, a palavra “tem” leva o acento circunflexo. OPS

Muita EDUKASSAUM.
Muita EDUKASSAUM.

 

4- Agora é oficial

O PSB anunciou na segunda-feira (14), em Brasília, a pré-candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da ex-senadora Marina Silva para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. Presidente nacional do PSB, Campos deve encabeçar a chapa e terá Marina como vice. 

Aliança política e as primeiras consequências...
Alianças e desalianças políticas e suas consequências…

5- Adeus, Gabo!

Rodeado de parentes e amigos. Foi assim que Gabriel García Márquez morreu na última quinta-feira (17), em sua casa, na Cidade do México. Ele partiu aos 87 anos, depois de lutar firmemente contra um câncer no sistema linfático.

#RIP Crédito: Cubadebate.
#RIP Crédito: Cubadebate.

García Márquez foi um dos principais expoentes do movimento literário e cultural latino-americano realismo fantástico, ao lado do peruano Manuel Scorza e dos argentinos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Lançado em 1967, Cem Anos de Solidão é considerado a obra-prima de García Márquez. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 1982.

“Eu não sabia que cabia tudo na literatura”, disse aos 17. Gabriel García Márquez tinha acabado de ler Metamorfose, de Franz Kafka, livro que ampliou suas possibilidades criativas. Um gênio.

Crédito: Cubadebate.
Crédito: Cubadebate.

O escritor colombiano também era conhecido por sua ideologia política, muito alinhada com o regime cubano e com a figura de Fidel Castro, de quem era amigo íntimo. Em Havana, García Márquez fundou a Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) de San Antonio de los Baños. A presidenta Dilma manifestou seu pesar nas redes sociais.

O presidente José Mujica lamentou a morte de García Márquez em entrevista ao Telemundo: “Nos deixa um sonhador (…). Fica um vazio que não será possível preencher”. Leia, também, o especial que a Fundación Gabriel García Márquez para un Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) produziu. #GraciasMaestro #ValeuGabo!

6-Ele apostou no Vôlei

Na tarde de sábado (19), morreu aos 66 anos, o narrador esportivo Luciano do Valle.

Divulgação BAND.
Divulgação BAND.

Ele teve um mal súbito durante uma viagem de avião para Uberlândia, onde narraria Atlético-MG e Corinthians. Luciano, que viajava de São Paulo, foi socorrido no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu. Luciano era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens: de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Foi o responsável por aumentar a programação esportiva da Band e valorizar esportes olímpicos – vôlei e basquete, por exemplo -, além de diversificar a cobertura de futebol, com espaço para divisões inferiores e jogos de veteranos. Veja abaixo um desabafo de Luciano, em 1983, sobre o assunto:

No domingo (20), jogadores de vôlei se despediram do locutor que é considerado um dos pilares do esporte no Brasil (veja aqui).

7- Mudando de assunto

Você sabe, o QUE SEMANA! adora as selfies. Hehe. Quem não adora. Aquele biquinho de pato… a maneira mais fácil de registrar sua presença quando você está sozinho e ninguém pode fazê-lo. 

Em todas as situações.
Tem que registre todas as situações.
Na semana que passou, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viveu uma polêmica quando o jogador de beisebol David ‘Big Papi’ Ortiz pediu um selfie durante sua visita à Casa Branca. A imagem foi usada em um anúncio pela Samsung, a fabricante do telefone de Ortiz, no que foi considerada uma jogada de marketing.

Marketing de guerrilha ou oportunismo baratão?
Marketing de guerrilha ou oportunismo baratão?

Já a nossa presidenta Dilma Rousseff tem uma maneira própria de fazer um selfie, ou melhor, ROUSSELFIE…

Mas a moral deste tópico é dar uma dica simples. Usando o bom-senso, vale quase tudo, só não vale tirar as benditas perto de um trem – ou isso pode acontecer com você:

8- Para os desacreditados…

… uma boa notícia. Astrônomos anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar com um tamanho comparável ao da Terra e no qual a água poderá existir em estado líquido, informou hoje (17) a revista norte-americana Science. O planeta, batizado Kepler-186f, orbita a estrela anã Kepler-186. Essa zona é considerada habitável, uma vez que, segundo os cientistas, a vida – que depende da presença de água – tem mais probabilidade de se desenvolver ali. Leia mais. Quem sabe seja uma opção de fuga no futuro?

Reprodução NASA.
Reprodução NASA.

 

9- Triste história de Bê

Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, foi encontrado morto na cidade gaúcha de Frederico Westphalen na última quarta-feira (16). Estava dentro de um saco plástico enterrado às margens do Rio Mico. Foram presos o pai, o médico Leandro Boldrini, a madrasta, a enfermeira Graciele Ugolini, e a assistente social Edelvânia Wirganovicz, que em depoimento admitiu que ajudou madrasta a matar Bernardo por R$ 20 mil. A polícia trabalha com a hipótese de que o casal queria colocar as mãos no dinheiro deixado para Bernardo por sua mãe, que se suicidou com um tiro na cabeça em 2010. 

Omissão coletiva.
Omissão coletiva.

Em dezembro último, o centro de assistência social entregou à promotoria um relatório dizendo que o garoto pernoitava e era alimentado na casa de conhecidos e tinha desavenças verbais com a madrasta. Passava sábados e domingos na rua. O descaso do casal com a criança era comentado por toda a cidade. Segundo investigações policiais, o garoto foi morto com uma injeção letal aplicada pela madrasta, a enfermeira Graciele Ugulini. A avó do garoto, Jussara Uglione, de 73 anos, não acompanhou o enterro do garoto. Em estado de choque, ela foi hospitalizada e permanece em observação. Leia mais. #Tristeza 

10- Tragédia na Coreia do Sul

A balsa que naufragou na manhã da quarta-feira (16) na Coreia do Sul e tem ainda tem cerca de 300 passageiros desaparecidos. O capitão teria feito um desvio na rota recomendada.

População faz homenagem aos desaparecidos da tragédia.
População faz homenagem aos desaparecidos da tragédia.

As primeiras avaliações sobre o acidente afirmam que a balsa Sewol colidiu com uma rocha ou um recife submarino, o que teria partido seu casco e provocado a entrada de água, mas várias outras hipóteses foram ventiladas sobre os motivos do naufrágio. Existem poucas chances de que haja algum sobrevivente, enquanto o número de mortos confirmados chegou a 58 e o de resgatados com vida a 179. Das 476 pessoas a bordo, mais de 350 eram estudantes da mesma escola de nível médio na cidade de Ansan (ao sul de Seul). No domingo (20), mergulhadores retiram 19 corpos de balsa sul-coreana. Leia mais

11-Mudando de assunto

Em todos os cenários.
Em todos os cenários.
Pesquisas de intenção de voto, divulgadas nesta semana, indicaram a reeleição no primeiro turno da presidenta Dilma. Vox Populi e Ibope.  O índice teve variação negativa, mas ainda assim ela venceria a eleição no primeiro turno se tivesse como adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves e Marina Silva (PSB), além de outros sete candidatos de pequenos partidos. 

Enquanto isso, servidores do IBGE fazem paralização contra “ingerência política”. A suspensão da Pnad Contínua causou insatisfação dos profissionais. Leia aqui.

12-  Admirável mundo novo

Revista Brasileiros de abril destaca uma geração de empreendedores que desafia as convenções e mostra que o País tem espaço para economia criativa e novos modelos. Leia!

Uma das histórias que o nosso editor do caderno de economia destaca é a de Celso Atayde, líder e um dos fundadores da Central Única das Favelas (CUFA), e como ele consolidou a central como um negócio.
Sobre o assunto, uma das histórias que destacamos é a de Celso Atayde, líder e um dos fundadores da Central Única das Favelas (CUFA).

 

13- Duas divas

Prazer, política e Naomi Wolf. Durante a II Bienal do Livro de Brasília, a autora de Vagina: uma Biografia deu um show de carisma, além de ter inspirado novas lideranças feministas. Leia e sinta o “drama”. 

A incrível Naomi, em Brasília.
A incrível Naomi, em Brasília.

Na terça-feira (16), a eterna musa-diva-e-tudo-mais Isabelle Huppert participou do Festival Varilux de Cinema Francês em São Paulo. A atriz francesa – que veio ao Brasil lançar ‘Um amor em Paris’ e ‘Uma relação delicada’  – falou à Brasileiros sobre sua relação com a arte de atuar. Leia.

Frame do filme "Um amor em Paris", que estreia no Festival Varilux.
Frame do filme “Um amor em Paris”, que estreia no Festival Varilux.

14- Coluna social

Já em ritmo de encerrar esta lista, dê o play neste vídeo e leia a próxima notícia:

Axl Rose divulgou em seu perfil oficial no Twitter uma foto ao lado de Alcione. “Com a incrível Alcione Nazareth”, escreveu junto à imagem o líder do Guns N’ Roses, no último domingo (13). A cantora também divulgou a foto em seu perfil no Instagram: “Hoje eu ganhei meu dia! Encontrei meu ídolo Axl Rose! Abracei, beijei, cheirei, fiz tudo que tinha direito! Sou muito fã do Guns N’ Roses e especialmente dele!”, escreveu Alcione. #EikeLoucura!

Que encontro. Reprodução Twitter.
Que encontro. Reprodução Twitter.

 

15- CHEGA!!

Muita coisa na semana que passou… Prepare-se para o Seminário Rumos da Economia que estamos preparando. Inscreva-se. Vamos nos despedindo por aqui. Ah! Hoje foi o último dia da maior exposição sobre Bowie. Entenda o porquê a exposição foi incrível. Leia as outras edições do QUE SEMANA! e aproveite a semana!! 


Comentários

Uma resposta para “QUE SEMANA! Brasileiros #33”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.