Ah, o seu QUE SEMANA! começa hoje saudosista. Somam-se 37 semanas consecutivas de muita informação e zoeira. Você sabe, na humildade fomos invadindo seu computador, seu smartphone e sua vida, para conversar de frente, bater um papo sincero sobre o mundão e suas questões. Mas, por que motivo estamos falando disso? Apenas, porque nosso coraçãozinho achou que era preciso, já que é tudo mutável. Neste ritmo, esta semana nossa lista vai celebrar o nonsense. #VEMGALERA
1- #VaiTerCopaSim!
Faltam 25 dias para a Copa do Mundo. Entre polêmicas, protestos e figurinhas, o clipe da música oficial foi lançado na sexta-feira (16). Por mais que a canção “We are one (Ole Ola)” tenha sido alvo de muita crítica, o vídeo no Youtube já contabiliza mais de 11 milhões de visualizações. Ela é cantada em inglês e espanhol pelo rapper Pitbull, com a participação de Jennifer Lopez e Claudia Leitte (são oito segundos da baiana). É tão ruim que é bom. OLE OLE OLAAAA OLE OLE OLE OLAAAA o/ \o/ \o Mas nós acreditamos que esta versão representa mais nosso Brasil:
2- Enquanto isso…
A ameaça foi feita no sábado (17), pelo facebook: “Quem comprar figurinhas do álbum da Copa pode ser premiado com pacotinhos hackeados”. Um grupo de protesto contra o Mundial de futebol no Brasil está ensinando como “trollar” os colecionadores dos álbuns trocando os cromos oficiais por adesivos alterados. A lógica é comprar pacotes de figurinhas para zoar quem compra pacotes de figurinhas.
Não é a primeira vez que o álbum é alvo de manifestantes. Na semana passada, no Rio, e no mês de abril, em São Paulo, exemplares foram queimados.
Algumas questões levantadas pelo movimento não vai ter Copa são legítimas e relevantes (e a gente sempre lutou por algumas delas também), mas é preciso saber quem ganha com as manifestações violentas que tem ocorrido. Quais são os valores concretos a serem questionados?
3- Ainda sobre a Copa do Mundo
Brincadeira. A pesar desta imagem estar circulando pelas timelines do país, ainda não temos a camisinha em homenagem ao nosso atacante Neymar. Mas navegando no site da marca de preservativos, descobrimos que eles fizeram uma homenagem à bebida tradicional brasileira: a caipirinha. As próximas versões poderiam ser de picanha maturada e brigadeiro. #HajaBrasilidade!
4- Greve na PM, arrastões pelas cidades e o jatinho de Dudu
Ontem (15), enquanto a PM fazia greve no Recife (PE) e acontecia todo tipo de atrocidade – saques, violência e homicídios – nas ruas da região metropolitana…
… o ex-governador/candidato a presidência Eduardo Campos (PSB-PE) postou foto em seu jatinho, rumando para São Paulo. Marketing político é isso daí. Só que não!
5- A presidente TucanAfro
Caso você não saiba, o PSDB tem um secretariado da militância de negros e negras. Mas, a presidente da representação de Roraima delegada Candida Bentes, é loira. Heh.
6- A ‘babaquice’ de Lula
A manchete da Folha de S. Paulo do sábado (17) foi “Para Lula, cobrar metrô em estádio é ‘babaquice’”, graças a uma declaração fora de contexto do ex-presidente.
Durante o encontro nacional de blogueiros, Lula falava sobre a abordagem da mídia sobre a Copa do Mundo, dizia que os brasileiros nunca tiveram problema para ir a pé aos estádios. “Vai a pé, descalço, de bicicleta, de jumento, de qualquer coisa. Mas o que a gente está preocupado é que tem que ter metrô, tem que ir até dentro do estádio? Que babaquice é essa?”. O ex-presidente sugeria que os meios tradicionais fecham os olhos para as realizações e olham apenas para o que ainda não foi feito. E os meios tradicionalões responderam às críticas com uma manchete fora do contexto. Leia mais no 247.
7- O vice de Aécio
Quem não se lembra de 2010 e a polêmica do vice do então candidato a presidência José Serra? O caso do vice Índio da Costa… Neste ano, ao que parece, existe uma reedição da polêmica do vice-presidente da chapa do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Especulações indicam o nome de Serra para o posto. Mas ele se manifestou em seu Facebook sobre a pauta: “Há coisas que chegam a ter a sua graça, talvez involuntária. Fui literalmente atropelado pela suposta informação de que sou pré-candidato a vice-presidente na chapa presidencial do PSDB, que terá o senador Aécio Neves na cabeça. Nunca fui pré-candidato a vice. Também inexistem ‘interlocutores’ atuando em meu nome. Da minha boca, nunca ninguém ouviu nada a respeito. Já disse mais de uma vez que quem fala o que penso sou eu mesmo. Serei candidato a um cargo no Legislativo Federal — Câmara ou Senado. E só!”. Leia mais aqui.
8- Reportagem especial da edição de maio da Revista Brasileiros
A exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil ainda é apontada como problema social específico do sexo feminino. Não é. Meninos protagonizam uma realidade quase invisível no País. Leia a reportagem nascida de um projeto vencedor do Concurso Tim Lopes. Texto de Fernanda Cirenza e Marcelo Pinheiro. Fotos de José leomar e Vólia Castelar. Participação de Gonçalo Junior.
9- Quatro meses de Braços Abertos, muitas críticas e uma entrevista
Após 4 meses de programa Braços Abertos, a prefeitura de São Paulo autorizou a instalação de cercas na região da Luz como forma de delimitar o espaço para os usuários de crack. O cercamento foi muito mal recebido também por membros do conselho de drogas da cidade, pessoas que trabalham com redução de danos e de alguns dos elaboradores do próprio programa. Em entrevista ao jornalista Bruno Torturra, do coletivo de mídia independente Fluxo, o prefeito Fernando Haddad (PT-SP), rebate as críticas, discute as motivações do cercamento (já suspenso), fala das premissas e dificuldades na execução do Braços Abertos e dos planos para o futuro imediato do programa.
“A direita e a esquerda tem um ponto em comum sobre a dependência da droga: eles tomam os dependentes químicos como objetos. Jamais enxergam aqueles sujeitos como capazes de firmar um acordo com o poder público. Esse é o grande problema. A direita em geral com a crueldade que tratam aquelas pessoas, com o uso da violência em especial. Sempre tem uma visão higienista, policialesca, repressiva, sempre pelo lado da limpeza, tratando as pessoas como objetos a serem removidos de lá. Mas a esquerda não faz melhor, por que tem uma visão de tutela”, rebate Haddad no vídeo.
10- O volume morto enquanto solução
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciando o início à captação de água do chamado “volume morto” da represa Jaguari/Jacareí, em Joanópolis, na quinta-feira (15).
A operação teve investimento de R$ 80 milhões e garante o abastecimento até o ano que vem. O volume morto é a parcela do volume total que fica inativa, no fundo da represa, que costuma acumular sedimentos diversos ao longo de muitos anos. Veja as repercussões sobre o caso.
O Alckmin tomou Viagra? Tá usando o volume morto!
— José Simão (@jose_simao) 16 maio 2014
A história do homem que abriu uma torneira em São Paulo e teve a sua pia coberta pela ossada de Ulisses Guimarães.
— Felippe Agner (@agner) 15 maio 2014
apos acabar o volume morto e o esgoto sao paulo vai bombear agua do facebook
— opintinho.com.br (@alechandracomix) 15 maio 2014
Enquanto isso, no domingo (18), uma chuva de granizo assustou moradores de São Paulo. O temporal deixou toda a cidade em estado de atenção às 16h30.
11- Um pouco mais de nonsense
Ai, que delícia a imagem abaixo. Brincadeira. Fizemos uma lista com 15 imagens que não fazem sentido. Como este prato de massa. Eu como este prato de macarrão. Ou não. Não faz sentido.
12- A incrível patente que a Amazon conseguiu
Tem a ver com imagem, mas com todas as imagens de produtos feitas em fundo branco – o chamado still. A gigante Amazon conseguiu a absurda patente da técnica usada por 10 entre 10 fotógrafos e pode causar problemas para boa parte das pessoas.
13- Respeito à Umbanda e ao Candomblé!!
Não é possível. Nosso Estado é laico e até na justiça está presente o fundamentalismo religioso. O juiz federal Eugenio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio, afirmou em uma sentença que “as manifestações religiosas afro-brasileiras não se constituem em religiões”. Referindo-se à umbanda e ao candomblé, o magistrado afirmou que elas “não contêm os traços necessários de uma religião” por não terem um texto-base (como a Bíblia ou o Corão), uma estrutura hierárquica nem “um Deus a ser venerado”. Absurdo.
14- Heroína gatinha
Estamos emocionados com este vídeo. Quem foi que disse que só cachorrinhos são os melhores amigos dos homens? Não, minha gente. Os felinos também são fieis e fofos. Nesta semana, uma gatinha salvou a vida de uma criança na Califórnia, nos Estados Unidos. Um cachorro escapou de casa porque o portão ficou aberto. Ele partiu para cima de um garotinho de quatro anos que estava de bicicleta. As imagens mostram o cachorro atacando a criança com violência. A gata apareceu e botou o cachorro para correr. O vídeo foi publicado na quarta-feira (14) e hoje tem mais de 20 milhões de visualizações.
15- Chega!
Encerramos, com imagem que mobilizou as timelines esta semana. Tudo começou com a foto do astro hollywoodiano Ryan Gosling caminhando com a camiseta do ex-astro-mirim, ícone dos anos 1990, Macaulay Culkin. Então, o ex-astro-mirim, ícone anos 1990, Macaulay Culkin apareceu em uma foto com uma camiseta, em que a estampa era do astro hollywoodiano Ryan Gosling, que também foi um astro-mirim. Então Gosling respondeu com outra camiseta e a zoeira na internet não teve fim:
Saudades, meus amigos! Este é o sentimento. Vamos em frente! Boa semana!Leia as outras edições do QUE SEMANA! Bônus: A síntese da vida no vídeo abaixo.
Deixe um comentário