QUE SEMANA! Brasileiros #45

Faça chuva ou faça sol – nos dias de glória esportiva ou na derrota marota – o seu semanário estará aqui para confortá-lo e chamar a atenção para as notícias que marcaram a semana no Brasil e no mundo. O balanço hoje é sobre o final do mundial: A Copa do Mundo é nossa, sim. O título não – mas tudo bem! E mais: eleições, drones, protestos e Palestina. Se segura, o seu QUE SEMANA! está no ar!

UHUUUUL

1- A Copa das Copas e o quarto lugar

Derrota, humilhação, apagão, ineficiência… Quantos termos iguais a estes você ouviu durante os últimos dias? Ok. A seleção brasileira sofreu duas derrotas significativas – uma lavada de sete a um da Alemanha e um três a zero da Holanda.

No jogo contra a Holanda.
Julio César não consegue defender o último gol, no jogo contra a Holanda.

Fizemos várias reflexões, levantamos várias estatísticas históricas do esporte, buscamos explicações, mas a verdade é que o futebol é um mar de variáveis ilógicas de um espetáculo do tudo ou nada.

Isso explica a derrota?
Isso explica a derrota?

OK, OK! Você dirá que isso é conversa para boi dormir – e é. Sabemos que deveria ter mais entrosamento, mais treinamento, mais finalização, menos futebol baseado em um craque só. Mas é inquestionável: o futebol alemão (sólido e calculado) e o argentino (talentoso e sofrido) são superiores ao brasileiro, neste momento. Quem sabe numa próxima, o nosso futebol moleque brilhe mais, com mais estrelas – e com mais meio de campo.

Sólido, calculado e carismático. Olha só a “molecagem” que o time da Alemanha aprontou no jogo contra a Argélia.

Mas nas últimas semanas, a Copa trouxe muita alegria – e memes – também. Como os preciosos de David Luiz, do goleiro da Holanda e tudo mais (teve até uma notícia inusitada envolvendo um machucado inusitado de Mascherano!).

Teve Copa e teve meme.
Teve Copa e teve meme.

E mesmo com tanta torcida contrária, o mundial no Brasil tem sido avaliado como o melhor dos últimos tempos, por inúmeros fatores: o povo acolhedor, as estruturas dos estádios, as maiores audiências registradas (nas TV e mídias digitais), a organização dos aeroportos… Parece ironia depois de tantas manchetes nos jornais. Aliás, a capa da edição de julho da Brasileiros destaca isso. Leia aqui. Isso, mesmo quando a torcida do contra continua e a derrota da seleção vira metáfora para diminuir o brasileiro e politizar mais ainda o evento. É tudo culpa da Dilma.

O print de duas matérias publicadas pelo Portal UOL na sequência. Aécio Neves criticando o que ele mesmo faz.
O print de duas matérias publicadas pelo Portal UOL na sequência. Aécio Neves criticando o que ele mesmo faz.

E nas divagações sobre as falas da presidenta, até um órgão estatal de futebol foi criado pela oposição: o “Futebrás”. Hehe. Tudo mentira. Tudo política. Capitalização da derrota.

Durante a entrega da taça, Dilma foi vaiada e xingada novamente. Uma chefe de Estado. Desculpa, Dilma!
Durante a entrega da taça, Dilma foi vaiada e xingada novamente. Uma chefe de Estado. Desculpa, Dilma!

Em frente, porque esta é definitivamente a Copa das Copas! O Brasil já é o vencedor – o mundo nos conheceu de perto, viu a nossa garra, conheceu nosso povo. Leia mais aqui. Talvez na imagem abaixo você entenda porque o Brasil perdeu da Alemanha: 

El culpable. Mick Jagger assistindo ao jogo com seu filho brasileiro...
O culpado (na zoeira da internet) é Mick Jagger. O famoso pé-frio, assistiu ao jogo contra a Alemanha com seu filho brasileiro…

 

2- A Copa da Zoeira

Falando nisso, esta foi definitivamente a Copa da Zoeira.

Eles venceram. Schweinsteiger e Podolski viraram tão brasileiros que durante a celebração do título simularam um beijinho. Sem medo de ser feliz.

Foi a Copa das surpresas nos placares. Copa dos times grandes voltando para casa na primeira fase. Ah, e a Copa das dancinhas! 

A comemoração do gol da Colômbia contra a Grécia.
A comemoração da torcida da Holanda.
Os craques alemães dançando Lepo Lepo na praia… Nos derrotaram nas semifinais, mais eram o Brasil na final. Hehe.

Foi a Copa do jogo justo, dos grandes esportistas: 

Schweinsteiger em momentos distintos mostrando que a rivalidade é só durante os 90 minutos.
Schweinsteiger em momentos distintos mostrando que a rivalidade é só durante os 90 minutos.
A cena de David Luiz consolando James Rodrigues rodou o mundo. Jogo bonito.
A cena de David Luiz consolando James Rodrigues rodou o mundo. Jogo bonito.


E foi a Copa das grandes rivalidades. Como sempre. E você conhece, mesmo depois da derrota para Alemanha, grande parte da torcida canarinho preferiu torcer para eles já que a disputa da grande final era com los hermanitos argentinos. Vai entender… E a Argentina pode até ter perdido o mundial nos últimos minutos da prorrogação, mas eles tem garra – e
 a gente ama o Messi e a torcida argentina – que sofreu, chorou, sorriu e comprou um ônibus para acompanhar a seleção no Brasil (leia a história aqui).

Argentinos do ônibus em frente ao Mineirão, em Belo Horizonte, onde a Argentina venceu o Irã, na primeira fase da Copa, por 1 a 0. Foto: Reprodução do Facebook
Argentinos do busão em frente ao Mineirão, em Belo Horizonte, onde a Argentina venceu o Irã, na primeira fase da Copa, por 1 a 0. Foto: Reprodução do Facebook

Foi bonito. Aqui tem mais retrospectiva dos memes. E aqui o gracioso meme que agitou a semana depois de uma tuitada sobre assistir novelas: o Podolski brasileiro.

Reprodução Twitter.
Podolski você já é brasileiro, não precisa assistir às novelas, não, a das nove está particularmente ruim e sem coerência. Fica a dica. HUEHUEBR. Reprodução Twitter.

 

3- A Copa das ruas

Enquanto isso, nas ruas dois movimentos distintos e relacionados. O primeiro é a história da Copa do Mundo da Rua. Cerca de 300 jovens de 20 países, com idade entre 16 e 21 anos, jogam na semana que passou, na zona oeste de São Paulo. Embalados pelo clima, eles disputam a final neste sábado (12). Na disputa mirim, a Colômbia venceu. Nosso repórter foi ver de perto para contar esta história.

O James Rodrigues do mundial da meninada. Aliás, por lá os campeões foram os colombianos. Foto: Diogo Mesquita.
O James Rodrigues do mundial da meninada. Foto: Diogo Mesquita.

As ruas também foram palco de manifestações contrárias ao mundial – isso você já sabe e vem acompanhando desde junho do ano passado. Muitas entidades civis levantaram sua bandeira de forma democrática, mas a forma que foram reprimidas pela polícia tem sido acompanhado de perto por órgãos de defesa dos direitos humanos com preocupação. Em São Paulo, duas prisões têm sido debatidas no momento – a de Fábio Hideki Harano e a de Rafael Marques Lusvarghi, suspeitos de depredação durante ato contra a Copa em São Paulo.

No sábado (12), no Rio, 19 ativistas foram presos pela Polícia Civil do estado, com base na acusação de crime de formação de quadrilha armada. A OAB considerou que a medida tem “caráter intimidatório, considerando-se que a manifestação foi convocada para a manhã de domingo (13)”. Leia mais.

Sininho
Eliza Quadros Pinto Sanzi, 28, a Sininho, foi presa em Porto Alegre no sábado, por policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), sob suspeita de planejar atos de vandalismo em protestos realizados no Rio.

 

4- Enquanto isso 

O apresentador José Luiz Datena entrou no ar de cueca em seu programa Brasil Urgente, da Band, na quinta-feira (10). O jornalista teve de passar pelo momento constrangedor devido à promessa feita sobre o jogo entre Brasil e Alemanha.

Que situação!
Que situação!

 

5- E o volume do Sistema Cantareira? 

Operando com o ‘volume morto’ desde maio, o sistema Cantareira caiu para menos de 20% de sua capacidade desde sexta-feira (4). No sábado (10), o reservatório estava com 18,5%. Em junho, a Brasileiros publicou reportagem falando do colapso do sistema de abastecimento pode deixar sem água 14 milhões de pessoas a partir de agosto, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. Leia aqui

VOLUME MORTO - A extração da reserva da Cantareira, sem reduzir o consumo, poderá ser um tiro no pé.
VOLUME MORTO – A extração da reserva da Cantareira, sem reduzir o consumo, poderá ser um tiro no pé.

 

6- O Instagram dos Drones

Durante a Copa do Mundo, você deve ter visto closes nos jogadores durante as jogadas em movimentos de câmera muito rápidos. Saiba que eles foram possíveis graças aos veículos aéreos não-tripulados, também conhecidos por Drones. Imagine agora, como seria um Instagram desses “bichinhos”. Aí esta: Na quinta-feira (10), um concurso organizado pelo site Dronestagram, elegeu as melhores fotos tiradas com drones, a categoria principal foi julgada por uma galera da National Geographic. Fotos lindas, veja só:

1º Lugar - Capungaero (eleito pelo juri do site Dronestagram e da National Geographic).
1º Lugar – Capungaero (eleito pelo juri do site Dronestagram e da National Geographic).

 

2º Lugar - Jericsaniel (eleito pelo juri do site Dronestagram e da National Geographic).
2º Lugar – Jericsaniel (eleito pelo juri do site Dronestagram e da National Geographic).

 

7- “Precisão” e o valor da vida

Você consegue sentir?

Frame do vídeo dos primeiros ataques israelenses à Faixa de Gaza divulgado pelo Washington Post.
Frame do vídeo dos primeiros ataques israelenses à Faixa de Gaza divulgado pelo Washington Post.

E assim, aproximando um pouco?

Dor.
Dor.

Na terça-feira (8), Israel decidiu desencadear uma operação militar contra a Palestina em represália a três assassinatos a adolescentes ocorridos no início do mês. Entenda aqui. No sábado (12), já haviam sido registradas 126 mortes de palestinos, segundo o Ministério da Saúde da Palestina, sendo que três quartos das vítimas são civis (entre eles mulheres, idosos e crianças).

Alguns dos ataques israelenses estão sendo feitos com drones. Quando se fala na precisão maravilhosa dos drones, como vimos no tópico acima sobre fotografia e alegria, uma pergunta surge: Então por que crianças, mulheres, idosos e adolescentes morrem? Por que hospitais, ambulâncias, clinicas de recuperação, mesquitas e escolas são bombardeadas? 

Reprodução.
Reprodução.

Mais de 926 pessoas ficaram feridas durante os ataques. Na quinta (10), já haviam sido registrados 860 ataques israelenses. O Hamas também lançou foguetes em resposta, grande parte interceptados pelo sistema antimíssil Domo de Ferro. Benjamin Netanyahu, declarou nesta sexta-feira (11), que nenhuma pressão internacional impedirá seu país de “atacar os terroristas”. Entrevistamos o embaixador da Palestina no Brasil e ele afirmou: “A ONU é um tigre sem dentes”. Leia

No vídeo abaixo você vê uma bomba sendo jogada como “sinal de aviso” para algo maior, dando 58 segundos para as famílias desocuparem o local. 58 segundos.

Sabemos que a situação na Faixa de Gaza é delicada, por milhões de motivos, mas nenhum ataque deve ser justificado, ainda mais quando é desproporcional e tira a vida de inocentes. Violência nunca é a resposta. Nunca. Deixamos aqui cinco links para a leitura, com o coração miúdo, apertado e triste, para entender o que está acontecendo por lá:

Uma carta assinada por entidades e sociedade civil de Gaza. Um texto de Robert Fisk, repórter do The Independent. Uma reflexão de Noam Chomsky. Um texto de Eduardo Galeano, de novembro de 2012, que é tristemente atual. E o post de uma jornalista judia que se manifestou sobre a situação e tem recebido ameaças.

8- TSE divulga estimativa de tempo de TV dos candidatos

Acaba a Copa do Mundo e o assunto da vez é a eleição. E o tempo de TV dos presidenciáveis foi estimado na quinta-feira (10): Dilma terá 11 minutos e 48 segundos, Aécio 4 minutos e 31 segundos e Campos 1 minuto e 49 segundos. Leia mais.
eleições

9- Monumento para vítimas da ditadura no Ibirapuera 

Memória! Um monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos na ditadura militar será construído na área externa do parque Ibirapuera, na avenida Pedro Álvares Cabral, em São Paulo. O projeto, desenhado pelo arquiteto e artista plástico Ricardo Ohtake, prevê a instalação de chapas brancas e uniformes de aço com o nome dos mortos e desaparecidos políticos do Brasil entre 1964 e 1985. Leia mais.

Divulgação/Prefeitura.
Divulgação/Prefeitura.

 

10- As últimas da Copa

Pela segunda vez em 2014, Neymar esteve no centro de uma campanha de marketing de amplo alcance nas redes sociais. Como você sabe, ele se lesionou durante a partida contra a Colômbia e ficou de fora das semifinais. Aproveitando o momento de comoção nacional, o Grupo ABC, o mesmo que organizou, por meio da agência Loducca, a campanha #somostodosmacacos, criou o #SomosTodosNeymar. No site da ação, era possível fazer o download de uma máscara com o rosto do craque. A capitalização da fratura ou só um movimento de apoio mesmo?

Vários programas da Globo mostraram as mascaras criadas pela agência como se fossem manifestações populares de apoio ao jogador. Na imagem Luciano Hulk posta foto ao lado de "mascarado" em suas redes sociais. Reprodução Facebook.
Vários programas da Globo mostraram as mascaras criadas pela agência como se fossem manifestações populares de apoio ao jogador. Na imagem Luciano Huck posta foto ao lado de “mascarado” em suas redes sociais. Reprodução Facebook.

E falando em Luciano Huck, na tarde deste sábado (12), o apresentador deu uma declaração que indignou muitos internautas. Em conversa ao vivo com Galvão Bueno exibida durante o Caldeirão do Huck, o apresentador comparou a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo aos atentados ao World Trade Center. Segundo ele, o jogo foi uma “catástrofe”, assim como o episódio do dia 11 de setembro de 2001. INSANO.

WTF, Huck!
WTF, Huck!

 

 11- As férias antes da saída definitiva

Joaquim Barbosa participou de sua última sessão no dia 1o de julho.
Joaquim Barbosa participou de sua última sessão no dia 1o de julho.

Primeiro o presidente do STF, Joaquim Barbosa, diz que vai se aposentar. Depois ele prorroga sua permanência até o dia 6 de agosto. No meio tempo, pede férias, entre os dias 14 e 31 de julho. A prorrogação de sua permanência tem a ver com as férias remuneradas ou com a “facilitação da transição”, como o ministro afirmou. Não entendemos.

12- Um Ramone e um jovem dão adeus 

Tommy se foi!
Tommy se foi!

O último sobrevivente da formação original dos Ramones, banda lendária e fundamental, o baterista e produtor Tommy Ramone morreu aos 65 anos, na sexta-feira (11). Ele sofria de câncer no ducto biliar. Nascido em Budapeste, na Hungria, Tommy entrou no grupo para ser o empresário, mas acabou assumindo a bateria quando Joey se tornou o vocalista. Estamos tristes. Veja nesta lista a rapidez do Ramone. Ainda temos Marky, baterista que sucedeu Tommy quando ele saiu da banda.

Outro que se despediu nesta semana foi o Plínio de Arruda. O político de espírito jovem e crítico morreu na terça-feira (8), aos 83 anos, em São Paulo. Promotor público aposentado, o ex-deputado federal estava internado no hospital Sírio-Libanês para tratar um câncer ósseo. Segundo o hospital, o ex-deputado morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos e sistemas. Plínio completaria 84 anos no próximo dia 26. Candidato à presidência pelo PSOL em 2010, trouxe alguns dos questionamentos mais interessantes ao debate, sobretudo no que diz respeito ao aprofundamento da reforma agrária, a qual defendia há muito anos. 

Plínio, em 1985, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Plínio, em 1985, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

13- CHEGAAAAAA

UFA. Quantas emoções, política, marketing, zoeira… Desejamos sorte a todos, alegria e uma boa semana! Aliás, vamos precisar, já que a Copa vai deixar saudades! Para os que não sabem ainda o que fazer, uma dica: Um americano levantou quase US$ 50 mil para fazer salada de batata numa plataforma de financiamento coletivo de projetos. Talvez a salada de batatas precise de um acompanhamento… Leia as outras edições do QUE SEMANA! 

E viva a copa da ZOEIRA!
E viva a copa da ZOEIRA!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.