Faça chuva ou faça sol – nos dias de glória esportiva ou na derrota marota – o seu semanário estará aqui para confortá-lo e chamar a atenção para as notícias que marcaram a semana no Brasil e no mundo. O balanço hoje é sobre o final do mundial: A Copa do Mundo é nossa, sim. O título não – mas tudo bem! E mais: eleições, drones, protestos e Palestina. Se segura, o seu QUE SEMANA! está no ar!
1- A Copa das Copas e o quarto lugar
Derrota, humilhação, apagão, ineficiência… Quantos termos iguais a estes você ouviu durante os últimos dias? Ok. A seleção brasileira sofreu duas derrotas significativas – uma lavada de sete a um da Alemanha e um três a zero da Holanda.
Fizemos várias reflexões, levantamos várias estatísticas históricas do esporte, buscamos explicações, mas a verdade é que o futebol é um mar de variáveis ilógicas de um espetáculo do tudo ou nada.
OK, OK! Você dirá que isso é conversa para boi dormir – e é. Sabemos que deveria ter mais entrosamento, mais treinamento, mais finalização, menos futebol baseado em um craque só. Mas é inquestionável: o futebol alemão (sólido e calculado) e o argentino (talentoso e sofrido) são superiores ao brasileiro, neste momento. Quem sabe numa próxima, o nosso futebol moleque brilhe mais, com mais estrelas – e com mais meio de campo.
Mas nas últimas semanas, a Copa trouxe muita alegria – e memes – também. Como os preciosos de David Luiz, do goleiro da Holanda e tudo mais (teve até uma notícia inusitada envolvendo um machucado inusitado de Mascherano!).
E mesmo com tanta torcida contrária, o mundial no Brasil tem sido avaliado como o melhor dos últimos tempos, por inúmeros fatores: o povo acolhedor, as estruturas dos estádios, as maiores audiências registradas (nas TV e mídias digitais), a organização dos aeroportos… Parece ironia depois de tantas manchetes nos jornais. Aliás, a capa da edição de julho da Brasileiros destaca isso. Leia aqui. Isso, mesmo quando a torcida do contra continua e a derrota da seleção vira metáfora para diminuir o brasileiro e politizar mais ainda o evento. É tudo culpa da Dilma.
E nas divagações sobre as falas da presidenta, até um órgão estatal de futebol foi criado pela oposição: o “Futebrás”. Hehe. Tudo mentira. Tudo política. Capitalização da derrota.
Em frente, porque esta é definitivamente a Copa das Copas! O Brasil já é o vencedor – o mundo nos conheceu de perto, viu a nossa garra, conheceu nosso povo. Leia mais aqui. Talvez na imagem abaixo você entenda porque o Brasil perdeu da Alemanha:
2- A Copa da Zoeira
Falando nisso, esta foi definitivamente a Copa da Zoeira.
Foi a Copa das surpresas nos placares. Copa dos times grandes voltando para casa na primeira fase. Ah, e a Copa das dancinhas!
Foi a Copa do jogo justo, dos grandes esportistas:
E foi a Copa das grandes rivalidades. Como sempre. E você conhece, mesmo depois da derrota para Alemanha, grande parte da torcida canarinho preferiu torcer para eles já que a disputa da grande final era com los hermanitos argentinos. Vai entender… E a Argentina pode até ter perdido o mundial nos últimos minutos da prorrogação, mas eles tem garra – e a gente ama o Messi e a torcida argentina – que sofreu, chorou, sorriu e comprou um ônibus para acompanhar a seleção no Brasil (leia a história aqui).
Foi bonito. Aqui tem mais retrospectiva dos memes. E aqui o gracioso meme que agitou a semana depois de uma tuitada sobre assistir novelas: o Podolski brasileiro.
3- A Copa das ruas
Enquanto isso, nas ruas dois movimentos distintos e relacionados. O primeiro é a história da Copa do Mundo da Rua. Cerca de 300 jovens de 20 países, com idade entre 16 e 21 anos, jogam na semana que passou, na zona oeste de São Paulo. Embalados pelo clima, eles disputam a final neste sábado (12). Na disputa mirim, a Colômbia venceu. Nosso repórter foi ver de perto para contar esta história.
As ruas também foram palco de manifestações contrárias ao mundial – isso você já sabe e vem acompanhando desde junho do ano passado. Muitas entidades civis levantaram sua bandeira de forma democrática, mas a forma que foram reprimidas pela polícia tem sido acompanhado de perto por órgãos de defesa dos direitos humanos com preocupação. Em São Paulo, duas prisões têm sido debatidas no momento – a de Fábio Hideki Harano e a de Rafael Marques Lusvarghi, suspeitos de depredação durante ato contra a Copa em São Paulo.
No sábado (12), no Rio, 19 ativistas foram presos pela Polícia Civil do estado, com base na acusação de crime de formação de quadrilha armada. A OAB considerou que a medida tem “caráter intimidatório, considerando-se que a manifestação foi convocada para a manhã de domingo (13)”. Leia mais.
4- Enquanto isso
O apresentador José Luiz Datena entrou no ar de cueca em seu programa Brasil Urgente, da Band, na quinta-feira (10). O jornalista teve de passar pelo momento constrangedor devido à promessa feita sobre o jogo entre Brasil e Alemanha.
5- E o volume do Sistema Cantareira?
Operando com o ‘volume morto’ desde maio, o sistema Cantareira caiu para menos de 20% de sua capacidade desde sexta-feira (4). No sábado (10), o reservatório estava com 18,5%. Em junho, a Brasileiros publicou reportagem falando do colapso do sistema de abastecimento pode deixar sem água 14 milhões de pessoas a partir de agosto, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. Leia aqui.
6- O Instagram dos Drones
Durante a Copa do Mundo, você deve ter visto closes nos jogadores durante as jogadas em movimentos de câmera muito rápidos. Saiba que eles foram possíveis graças aos veículos aéreos não-tripulados, também conhecidos por Drones. Imagine agora, como seria um Instagram desses “bichinhos”. Aí esta: Na quinta-feira (10), um concurso organizado pelo site Dronestagram, elegeu as melhores fotos tiradas com drones, a categoria principal foi julgada por uma galera da National Geographic. Fotos lindas, veja só:
7- “Precisão” e o valor da vida
Você consegue sentir?
E assim, aproximando um pouco?
Na terça-feira (8), Israel decidiu desencadear uma operação militar contra a Palestina em represália a três assassinatos a adolescentes ocorridos no início do mês. Entenda aqui. No sábado (12), já haviam sido registradas 126 mortes de palestinos, segundo o Ministério da Saúde da Palestina, sendo que três quartos das vítimas são civis (entre eles mulheres, idosos e crianças).
Alguns dos ataques israelenses estão sendo feitos com drones. Quando se fala na precisão maravilhosa dos drones, como vimos no tópico acima sobre fotografia e alegria, uma pergunta surge: Então por que crianças, mulheres, idosos e adolescentes morrem? Por que hospitais, ambulâncias, clinicas de recuperação, mesquitas e escolas são bombardeadas?
Mais de 926 pessoas ficaram feridas durante os ataques. Na quinta (10), já haviam sido registrados 860 ataques israelenses. O Hamas também lançou foguetes em resposta, grande parte interceptados pelo sistema antimíssil Domo de Ferro. Benjamin Netanyahu, declarou nesta sexta-feira (11), que nenhuma pressão internacional impedirá seu país de “atacar os terroristas”. Entrevistamos o embaixador da Palestina no Brasil e ele afirmou: “A ONU é um tigre sem dentes”. Leia.
No vídeo abaixo você vê uma bomba sendo jogada como “sinal de aviso” para algo maior, dando 58 segundos para as famílias desocuparem o local. 58 segundos.
Sabemos que a situação na Faixa de Gaza é delicada, por milhões de motivos, mas nenhum ataque deve ser justificado, ainda mais quando é desproporcional e tira a vida de inocentes. Violência nunca é a resposta. Nunca. Deixamos aqui cinco links para a leitura, com o coração miúdo, apertado e triste, para entender o que está acontecendo por lá:
Uma carta assinada por entidades e sociedade civil de Gaza. Um texto de Robert Fisk, repórter do The Independent. Uma reflexão de Noam Chomsky. Um texto de Eduardo Galeano, de novembro de 2012, que é tristemente atual. E o post de uma jornalista judia que se manifestou sobre a situação e tem recebido ameaças.
8- TSE divulga estimativa de tempo de TV dos candidatos
Acaba a Copa do Mundo e o assunto da vez é a eleição. E o tempo de TV dos presidenciáveis foi estimado na quinta-feira (10): Dilma terá 11 minutos e 48 segundos, Aécio 4 minutos e 31 segundos e Campos 1 minuto e 49 segundos. Leia mais.
9- Monumento para vítimas da ditadura no Ibirapuera
Memória! Um monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos na ditadura militar será construído na área externa do parque Ibirapuera, na avenida Pedro Álvares Cabral, em São Paulo. O projeto, desenhado pelo arquiteto e artista plástico Ricardo Ohtake, prevê a instalação de chapas brancas e uniformes de aço com o nome dos mortos e desaparecidos políticos do Brasil entre 1964 e 1985. Leia mais.
10- As últimas da Copa
Pela segunda vez em 2014, Neymar esteve no centro de uma campanha de marketing de amplo alcance nas redes sociais. Como você sabe, ele se lesionou durante a partida contra a Colômbia e ficou de fora das semifinais. Aproveitando o momento de comoção nacional, o Grupo ABC, o mesmo que organizou, por meio da agência Loducca, a campanha #somostodosmacacos, criou o #SomosTodosNeymar. No site da ação, era possível fazer o download de uma máscara com o rosto do craque. A capitalização da fratura ou só um movimento de apoio mesmo?
E falando em Luciano Huck, na tarde deste sábado (12), o apresentador deu uma declaração que indignou muitos internautas. Em conversa ao vivo com Galvão Bueno exibida durante o Caldeirão do Huck, o apresentador comparou a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo aos atentados ao World Trade Center. Segundo ele, o jogo foi uma “catástrofe”, assim como o episódio do dia 11 de setembro de 2001. INSANO.
11- As férias antes da saída definitiva
Primeiro o presidente do STF, Joaquim Barbosa, diz que vai se aposentar. Depois ele prorroga sua permanência até o dia 6 de agosto. No meio tempo, pede férias, entre os dias 14 e 31 de julho. A prorrogação de sua permanência tem a ver com as férias remuneradas ou com a “facilitação da transição”, como o ministro afirmou. Não entendemos.
12- Um Ramone e um jovem dão adeus
O último sobrevivente da formação original dos Ramones, banda lendária e fundamental, o baterista e produtor Tommy Ramone morreu aos 65 anos, na sexta-feira (11). Ele sofria de câncer no ducto biliar. Nascido em Budapeste, na Hungria, Tommy entrou no grupo para ser o empresário, mas acabou assumindo a bateria quando Joey se tornou o vocalista. Estamos tristes. Veja nesta lista a rapidez do Ramone. Ainda temos Marky, baterista que sucedeu Tommy quando ele saiu da banda.
Outro que se despediu nesta semana foi o Plínio de Arruda. O político de espírito jovem e crítico morreu na terça-feira (8), aos 83 anos, em São Paulo. Promotor público aposentado, o ex-deputado federal estava internado no hospital Sírio-Libanês para tratar um câncer ósseo. Segundo o hospital, o ex-deputado morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos e sistemas. Plínio completaria 84 anos no próximo dia 26. Candidato à presidência pelo PSOL em 2010, trouxe alguns dos questionamentos mais interessantes ao debate, sobretudo no que diz respeito ao aprofundamento da reforma agrária, a qual defendia há muito anos.
13- CHEGAAAAAA
UFA. Quantas emoções, política, marketing, zoeira… Desejamos sorte a todos, alegria e uma boa semana! Aliás, vamos precisar, já que a Copa vai deixar saudades! Para os que não sabem ainda o que fazer, uma dica: Um americano levantou quase US$ 50 mil para fazer salada de batata numa plataforma de financiamento coletivo de projetos. Talvez a salada de batatas precise de um acompanhamento… Leia as outras edições do QUE SEMANA!
Deixe um comentário