QUE SEMANA! Brasileiros #47

Ok, você já leu todas as notícias e semanários por aí? Tudo bem. Agora é hora de você sentar na frente deste computador, escorregar os dedos no seu smartphone e se preparar para entender os fatos que marcaram a semana. Seja sobre as tensões diplomáticas e crises humanitárias ou nas novas tendências de gifs e zoeiras por aí. O seu QUE SEMANA! está no ar!

Qualé, manos?!

1- A economia na corrida presidencial

É amigos, a campanha eleitoral começou. E é desinformação para todos os lados – seja em boatos sobre os candidatos na internet ou seja por terrorismo econômico institucional. É isso mesmo. O Banco Santander decidiu fazer parte desta categoria e resolveu enviar aos seus clientes de alta renda um texto que afirmava que um eventual sucesso eleitoral da presidenta Dilma Rousseff poderia significar “a piora na economia brasileira”. A “análise” foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil. O detalhe é que a sucursal Brasil do Banco Santander é a que mais lucra entre todas as outras na categoria – fechou seu último trimestre fiscal aqui no Brasil com lucro de R$ 1,427 bilhão. Leia mais.

Reprodução.
Campanha interna. Reprodução.

Na sexta-feira (25), o Santander colocou um grande anúncio em sua página na internet pedindo desculpas pelo texto e reitera “sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento”.

Enquanto isso, Ibope divulga pesquisa na terça-feira (22), em que a presidenta Dilma Rousseff (PT) soma 38% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB), tem 22% e Eduardo Campos, 8%. 

Ainda sobre a corrida presidencial, Aécio Neves (PSBD) continua não respondendo se usou aeroporto que construiu na fazenda do tio-avô em MG. Leia aqui.

Aécio Neves em visita a Feira Tecnológica da Zona Leste de São Paulo.
Aécio Neves em visita a Feira Tecnológica da Zona Leste de São Paulo.

2- Tragédias aéreas recorrentes

Depois das duas quedas de voos da Malaysia Airlines – o  MH370, desaparecido desde março, e o MH17, abatido por míssil no leste da Ucrânia -, em menos de seis meses, fomos surpreendidos com mais uma queda na semana que passou. Um avião da Air Algérie caiu com 116 pessoas em Mali, na quinta-feira (24). O voo AH 5017, que cobria o trajeto entre Uagadugu e Argel, tinha 116 pessoas a bordo. Franceses eram maioria no voo e por isso o país enviou aeronaves do exército para ajudar nas buscas.

Reprodução.
Reprodução.

3- Não são números, são vidas, sonhos e a história mudando

Não são números, são vidas! Nesta semana, a ONU alertou para ‘crimes de guerra’ de Israel em Gaza. 

Registro de um pai que perdeu sua filha. A maior vítima dos ataques israelenses é a  população.
Registro de um pai que perdeu sua filha. A maior vítima dos ataques israelenses é a população.
De acordo com dados consolidados da OCHA – Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários -,  até esta segunda-feira (28), 1065 palestinos tinham sido mortos – entre eles, 229 eram crianças – e 6.233 feridos – entre eles 1.949 crianças e 1.160 mulheres. 22 hospitais e clínicas foram destruídas por ataques israelenses. 215 mil pessoas estão desalojadas – estão em abrigos da ONU, escolas do governo e outras instalações. Enquanto isso, 47 israelenses foram mortos, entre eles dois civis. Na segunda-feira (28), o exército israelense exigiu a evacuação imediata de todos os palestinos na zona norte da Faixa de Gaza. Se interditada essas partes, mais de 400,000 palestinos ficarão desalojados.
Comissário-geral da UNRWA classificou as “cenas de carnificina e sofrimento humano” em escola atingida por ataques como “terríveis e intoleráveis” e disse que emitiu 12 comunicados ao governo de Israel sobre as coordenadas da escola.
Na quinta (24), o comissário-geral da UNRWA classificou como “cenas de carnificina e sofrimento humano” os ataques israelenses em escolas-abrigo.

O estado é de calamidade e violência na Faixa de Gaza – sob os ataques israelenses por ar, terra e água. Na quarta-feira (23), o governo brasileiro classificou de “inaceitável” a escalada da violência na Faixa de Gaza e informou que chamou o embaixador em Tel Aviv “para consulta”. A medida diplomática de convocar um embaixador é tomada quando o governo quer demonstrar o descontentamento e avalia que a situação no outro país é de extrema gravidade. Na noite de quinta-feira (24), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, rebateu as críticas feitas pelo governo brasileiro, durante entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo. Palmor ironizou a declaração do Brasil e fez referência à derrota da seleção brasileira por 7 a 1 em partida contra a Alemanha na semifinal da Copa. Leia mais aqui.

Embaixador que chamou o Brasil de "anão diplomático" ironiza a morte de mais de 800 pessoas e compara feito com o placar de uma partida de futebol. Reprodução TV Globo.
Embaixador que chamou o Brasil de “anão diplomático” e a resposta do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo: “O governo brasileiro não usa termos que desqualifiquem governos de amigos amigos, por tanto eu não tenho como comentar isso, eu só posso dizer que o Brasil é um dos 11 países do mundo que tem relações diplomáticas com todos os membros das nações unidas, e quando falamos nas Nações Unidas nós somos ouvidos”.

Durante a semana, tratamos do assunto em algumas matérias, como esta e esta. Abaixo, ficaremos com alguns relatos – imagens e reportagens-, que mostram a situação.

Este é um vídeo que mostra o impacto dos mísseis israelenses e o pânico causado por eles: 

Este é um vídeo de um repórter que faz um relato sobre as vítimas dos ataques israelenses – mulheres, crianças, idosos…

Registro de repórter de crianças sendo atendidas após o ataques na escola-abrigo da ONU, na quarta-feira (23):


Vídeo registra multidão israelense, nas ruas de Tel Aviv, gritando: “Gaza é um cemitério” e “Não há aulas em Gaza, já não há mais crianças lá“:

Enquanto isso, nas redes, garotas israelenses enviam selfies sensuais para apoiar o exército israelense. 

4- De longe também é chocante

O astronauta alemão Alexander Gerst postou uma foto da Faixa de Gaza vista da Estação Espacial Internacional (EEI), nesta sexta-feira (25). Na imagem, a luminosidade liberada pelas explosões se mistura com as luzes da região. “Minha foto mais triste até agora. Da EEI nós conseguimos enxergar explosões e foguetes sobreviando #Gaza e #Israel”, disse.


Outro registro feito de “longe”, a Al Jazeera desenvolveu infográfico mostrando como algumas hashtags tem sido utilizadas por todo o mundo durante o período de 17 de junho até 14 de julho – o Watch the Israeli-Palestinian Conflict Unfold Online

A hashtag #GazaUnderFire foi utilizada 5.5 milhões de vezes durante o período.
A hashtag #GazaUnderFire foi utilizada mais de 5.5 milhões de vezes durante o período medido.


5- Novas pistas sobre a morte de Zuzu Angel

Mais um capitulo da ditadura militar no Brasil. Na sexta-feira (25), a Comissão Nacional da Verdade divulgou foto que aumenta suspeita de participação das Forças Armadas na morte de Zuzu Angel. A imagem mostra claramente que o coronel Freddie Perdigão estava perto do veículo após o acidente. Saiba mais.

Foto que mostra xxx ao fundo/ Comissão Nacional da Verdade
Foto que mostra Freddie Perdigão ao fundo. Divulgação: Comissão Nacional da Verdade.

6- O cara que transforma mármore em papel

Na quarta-feira (23), fomos ao Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, para conferir de perto a exposição do escultor uruguaio Pablo Atchugarry. São mais de 56 esculturas exibidas em São Paulo. Em 2002, o artista recebeu o prêmio “Michelangelo Award” em reconhecimento por sua carreira. Veja mais.


 

7- Nissin, a baleia e a internet

Nesta semana, o Google venceu o processo movido pela família de Nissim Ourfali. Oi? Não sabe quem é Nissim e por que razão sua família teria movido uma ação contra o Google? A história é a seguinte, em 2012, o pai de Nissim publicou no youtube um vídeo produzido para comemorar seu bar-mitzvah. O vídeo é tão expontâneo, por assim dizer, que foi a sensação na rede no ano:

É claro que Nissim não curtiu a repercussão na internet de seu vídeo, por isso o processo contra o… Google. A família ainda requisitou a remoção do YouTube, Orkut e Blogger de versões e paródias do vídeo de Nissim, o que foi considerado inviável pelo Google sem a indicação de endereços específicos. “Esse mesmo vídeo foi copiado e transformado em uma infinidade de outros produtos, tais como montagens e vídeos covers, além de jornais, blogs, programas de internet e televisão que comentaram o ocorrido. Cada um desses novos ‘produtos’ foram, por sua vez, novamente replicados, copiados e alterados provocando um efeito em cadeia incontrolável”, diz o juiz Arthus Fucci Wady, da 1º Vara Cível de São Paulo. Ou seja, um meme não tem controle.

Reprodução.
Reprodução.

 

8- Dica do Snowden

Falando nos deslimites da internet, para Edward Snowden, se você usa o Dropbox, deve mudar já para outro serviço de armazenamento na nuvem. Em entrevista ao jornal britânico Guardian, Snowden diz que o Dropbox é “hostil à privacidade” e  observa que Condoleezza Rice, que já foi secretária de estado do governo americano, agora faz parte do conselho de administração da Dropbox. “O Dropbox é um alvo e um possível parceiro do PRISM”, disse ele, referindo-se a um dos principais programas de espionagem da NSA. Entenda.

Dica.
Dica.

 

9- Selfie, a egolatria e torradeiras

Que as selfies são populares você já sabe… Galera ama tirar aqueles retratos de si mesmo fazendo biquinho, olhando de lado para a câmera do celular. E para os amantes de si mesmos, a Vermont Novelty Toaster Corporation decidiu desenvolver uma tecnologia para imprimir estes selfies em torradas. Isso mesmo: no pão. Para ter uma é só pagar 75 dólares, enviar uma foto sua e aguardar 10 dias para receber a dita cuja, toda personalizada, em casa. E por que você iria querer uma? Não sabemos, nem cabe a nós julgar. Hehe. Veja o site desses malucos.

Divulgação.
Divulgação.

 

10- Agora imagine…

… se toda essa zoeira, toda as possibilidades tecnológicas, toda a diversão de um sábado a noite, toda a preocupação com o seu futuro próximo emprego fossem dizimados, fossem atropelados por bombardeios constantes. Imagine ficar sabendo que um amigo morreu em um ataque, ou então imagine pensar na segurança da sua mãe e do seu filho, um bebê de colo, saber que nem hospitais estão sendo poupados. Imagine ficar sem esperança sobre o amanhã: Imagine Gaza. Por isso, reunimos aqui os intelectuais, artistas, esportistas que se manifestaram contra os ataques israelenses.

– Brasil se manifesta duramente sobre os ataques e chama seu embaixador em Tel Aviv para voltar. Israel fica irado e compara ataques à civis com o jogo entre a seleção brasileira e a alemã, na Copa do Mundo – entenda as tensões neste link. Ministro da Defesa Celso Amorim, chanceler durante o governo Lula, escreveu sobre.

– Governo boliviano rompeu relações diplomáticas com Israel em protesto aos ataques à Faixa de Gaza. Leia mais. A Venezuela doou medicamentos à hospitais da Faixa de Gaza. 

– O ator espanhol Javier Bardem, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante, por “Onde os fracos não têm vez”, enviou uma carta ao jornal La Marea na qual protesta contra o que considera ser um genocídio ocorrendo na Faixa de Gaza: “É uma guerra de ocupação e de extermínio contra um povo sem meios, confinado em um território mínimo, sem água, e onde hospitais, ambulâncias e crianças são alvos e suspeitas de terrorismo”.

Sem tempo para "neutralidade".
“No horror que está acontecendo em Gaza NÃO há espaço para equidistância nem neutralidade”.

– Sete prêmios Nobel da paz pedem embargos contra IsraelDuas das principais instituições acadêmicas israelenses estão oferecendo forte apoio para Gaza. Leia.

– Durante seu discurso deste domingo (27), na Praça São Pedro, o papa Francisco fez um apelo pela paz.”Parem, por favor! Eu lhes peço de coração, está na hora de parar. Parem, por favor”, pediu o papa. “Irmãos e irmãs, nunca a guerra, nunca a guerra. Estou pensando principalmente nas crianças que estão sendo privadas da esperança de uma vida digna, de um futuro. Crianças mortas, crianças feridas, crianças mutiladas, crianças órfãs, crianças cujos brinquedos são coisas que sobraram da guerra, crianças que não conseguem mais sorrir”. Leia mais.

O Papa e o muro que cerca Gaza.
O Papa e o muro que cerca Gaza.

Azizulhasni Awan, ciclista da Malásia, que disputava prêmio importante na Inglaterra decidiu se manifestar sobre a crescente violência em Gaza. O esportista foi reprimido por sua equipe. Leia mais.

Na quinta-feira (24), Azizulhasni Awang disputou a Commonweath Games, em Glasgow, usando luvas que tinham as palavras "Save Gaza".
Na quinta-feira (24), Azizulhasni Awang disputou a Commonweath Games, em Glasgow, usando luvas que tinham as palavras “Save Gaza”.

– Roger Waters, o ex-baixista do Pink Floyd, entre outras figuras se manifestaram no vídeo produzido pela ONG Jewish Voice for Peace:

11- Morre Suassuna

Tempos difíceis para a literatura brasileira. É que estamos ficando sem nossos ídolos, sabe como é. Rubens Alves, João Ubaldo e agora, Ariano Suassuna, que não resistiu ao acidente vascular cerebral (AVC) sofrido nesta segunda-feira (21). Em coma, respirando por aparelhos, o autor da peça O Auto da Compadecida (1955) e de O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), entre muitas outras obras, morreu na UTI do hospital nesta quarta-feira (23). Leia mais.

Foto: Agência Brasil.
Foto: Agência Brasil.

 

12- O Brasil sobe no IDH em 2013

Segundo dados divulgados na quinta-feira (24) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país ficou em 79º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2013, uma posição acima da registrada em 2012. Apesar da melhora, o Brasil continua abaixo de outros países latino-americanos como Chile, Argentina, Cuba e Uruguai. Entenda.

Foto: Kenia Ribeiro/CNM/PNUD Brasil.

13- A biblioteca mal-dita chega ao fim

Buááá… CHOREM, amigos. A maratona de resenhas “Biblioteca Mal-ditas” chegou ao fim, depois de 50 semanas e 100 textos publicados. 
Gonçalo Junior, um dos editores da Revista Brasileiros, elencou obras que considerou transgressoras, sob diferentes aspectos – desde por romper com o convencionalismo literário até a abordar temas de caráter moral ou sexual e que, por isso, tornaram-se polêmicas ou até foram banidas. Imperdível, precisamos dizer. Para acessar todas as resenhas clique aqui. Para ver a última obra selecionada, “Trainspotting”, de Irvine Welsh, clique aqui

Enquanto isso… outra lista que bombou nesta semana foi as 20 coisas surpreendentes sobre o templo da Igreja Universal.

Chega!!

Apenas uma reflexão em um gif…

Apenas.

Ou seja, quando alguma coisa pode dar certo, ela ainda pode dar errado. Um vacilo, uma zoeira descabida e… PAM! Com este pensamento barato e derrotista encerramos… HEHEHE. Brincadeira, este gif é a mostra de que na vida, tudo é relativo e pode dar errado, mas que a gente tem que tentar fazer dar certo! Boa semana e coragem!!!!! Leia as outras edições do QUE SEMANA!  Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).


Comentários

Uma resposta para “QUE SEMANA! Brasileiros #47”

  1. A melhor e mais humana mídia !!!!!!!!!!!!!!!!!Aguardo ansiosamente o próximo número!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.