Maaaaaaaais uma semana, meus amigos.
O mundo parece estar em colapso e faltam nove semanas para as eleições que definirão nossos rumos e as políticas públicas para os próximos 4 anos. E você? O que acha que é preciso ser feito no nosso Brasil? Muita coisa? Estamos no caminho? Bom, reflexões a parte, vamos às notícias e loucuras que marcaram os últimos dias! O seu QUE SEMANA! está no ar!
1- As redes sociais em dinâmica constante
O que dizer dessas redes sociais “que mAL cOnHEço, jÁ ConSidErO pAKas”. Hehe. Começamos este QUE SEMANA! fazendo uma reflexão. Ok, você deve estar cansado de taaaantas reflexões sobre o assunto. Mas é isso, amigos. Estamos falando de comunicação, de interesses compartilhados e de uma dinâmica em constante. Hoje exemplificaremos tudo isso com três exemplos de usos das redes. Assuntos atuais, polêmicos e narrações do dia a dia:
Política: Deputado Tiririca alfineta candidato à presidência citando Valesca Popozuda
Intimidade: Pedro Scooby, surfista, namorado da atriz Luana Piovani, decide postar foto para comemorar relação e causa polêmica
Esta foi a reação da internet para a imagem:
Guerra: Adolescente que vive na Faixa de Gaza narra o desespero com os ataques israelenses, veja mais no link.
:/ #SaveGaza pic.twitter.com/WMGgjQbrhV
— Guess what (@Farah_Gazan) 21 julho 2014
2- Falando nisso…
Depois de uma triste semana em que as tentativas de cessar-fogo foram fracassadas, vamos ao triste balanço: Neste domingo (3), completam-se 27 dias de conflito entre Israel e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza. A ofensiva israelense tem se justificado no impedimento de lançamento de foguetes a partir de Gaza e na destruição de túneis construídos, mas o preço desses objetivos é alto. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, desde o começo dos ataques israelenses, 1.766 palestinos foram assassinados e 9.320 foram feridos. Dos mortos, 398 são crianças, 207 são mulheres e 74 são idosos. Dos feridos, 2.744 são crianças, 1.750 são mulheres e 343 são idosos. Enquanto isso, 64 soldados israelenses foram mortos e três civis.
Na quinta-feira (31), o Exército de Israel anunciou a convocação de mais 16 mil reservistas – assim a tropa alcançou o efetivo de 86 mil militares. Israel solicitou aos Estados Unidos o envio, com urgência, de mais munição para as tropas. O custo da operação é de US$ 1 bilhão.
Na quarta-feira (30), Christopher Gunness, porta-voz da Agência de Obras Públicas e Socorro das Nações Unidas, falava, numa entrevista para a Al Jazeera, sobre uma escola mantida pela organização em Gaza que fora atacada por Israel. Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 125 ficaram feridas. Ex-repórter da BBC, falava sobre os direitos negados aos palestinos quando começou a chorar.
No domingo (3), mais uma escola-abrigo da UNRWA foi deliberadamente atacada, agora em Rafah, matando ao menos 10 pessoas. Este foi o sétimo ataque do tipo. A ONU expressou sua profunda “consternação” pelo novo ataque: “Este ato criminoso e ultraje moral constitui outra brutal violação da lei humanitária internacional”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Já são 16 profissionais da saúde mortos, 11 jornalistas e 9 funcionários da ONU. Veja o vídeo que mostra o momento em que duas ambulâncias são atingidas por Israel. Um jornalista foi morto no ataque (ATENÇÃO: o vídeo contém cenas chocantes):
Várias entidades se manifestaram contra os crimes de guerra. Em um comunicado em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, a ONU declarou situação de catástrofe humanitária, devido à falta de hospitais, médicos, morgues, medicamentos, água potável, e por conta do elevado número de corpos espalhados em zonas urbanas.
Cerca de meio milhão de palestinos estão deslocados/desalojados, sendo que mais de 250,000 estão em abrigos da UNRWA. A falta de água, luz, medicamentos e agora alimentos tem afetado quase a totalidade da população, de 1.8 milhão, na Faixa de Gaza. Os serviços de telecomunicações estão com a infraestrutura severamente danificada, se fazendo menos disponíveis em todo o terreno. Ação de Israel vai continuar “tempo que for necessário”, disse o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu. Veja aqui a lista com o nome das vítimas de Israel aqui.
3- E o mundo se manifesta
Mercosul condenou uso desproporcional de força em Gaza
Os presidentes dos países do Mercosul emitiram na terça-feira (29), por ocasião da 46ª reunião de cúpula do bloco, um comunicado expressando posição contrária aos ataques de Israel à população palestina e exigindo um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Os membros do bloco manifestaram “um sentimento profundamente humano de solidariedade com o povo palestino, de exigência de que cesse o fogo, que se retomem os caminhos das conversações para a paz e o respeito pelo direito do povo palestino a viver e a existir”, declarou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Após Brasil, Chile e Peru convocam embaixadores em Israel. O presidente da Bolívia, Evo Morales, ainda afirmou: “Israel é um Estado terrorista”. A Bolívia exigirá vistos para turistas israelenses. Nesta semana, Argentina também fez advertência a Tel Aviv de que “sérias consequências nas relações bilaterais” podem ocorrer. Leia mais.
Americanos protestam na frente da Casa Branca
O Congresso dos Estados Unidos aprovou um pacote de US$ 225 milhões para repor os mísseis do escudo de defesa de Israel, o “Domo de Ferro”, sua última medida adotada antes de um recesso de cinco semanas e após o fracasso do cessar-fogo entre o governo israelense e o Hamas. No sábado (2), milhares de norte-americanos se reuniram diante da Casa Branca, em Washington, em apoio aos palestinos de Gaza, exigindo o fim da ofensiva militar israelense. Veja o registro do protesto segundo um repórter da rede americana ABC:
Gaza protest in Lafayette Sq outside White House today pic.twitter.com/k20TlJUHQY
— Chris Good (@c_good) 2 agosto 2014
A União Européia condena os ataques
A União Europeia pediu um fim ao “derramamento de sangue” em Gaza e fez um apelo por negociações entre líderes israelenses e palestinos em direção a uma solução política, como a única maneira de trazer “uma paz duradoura” à região. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, disseram no domingo que a UE está pronta para apoiar as negociações e a reconstrução. Veja mais.
Em carta aberta, mais de cem personalidades espanholas pediram ao governo e à União Europeia repúdio e apoio a cessar-fogo, entre eles o diretor Pedro Almodóvar e Penélope Cruz e Javier Bardem. Leia mais.
4- Enquanto isso… China e os mísseis de longa distância
A agência de monitoramento de uma província chinesa aparentemente confirmou a existência de um míssil intercontinental balístico que pode ser capaz de carregar diversas ogivas e ter um longo alcance, podendo chegar até os Estados Unidos. O South China Morning Post publicou uma reportagem sobre o míssil em sua edição online nesta sexta-feira (1º), baseado em uma publicação na Internet feita pelo Centro de Monitoramento Ambiental da província de Shaanxi, o qual disse que a instalação militar na região estava desenvolvendo armas. Mais.
5- FHC e o Bolsa Família
Luis Nassif relembra as duas oportunidades que Fernando Henrique Cardoso teve de ser o pai do programa Bolsa Família. Veja aqui.
6- Nove semanas para as eleições
Nesta semana, o Ministério Público advertiu e recomendou a Sabesp e a Geraldo Alckmin um racionamento. Estamos falando disso há tempos, o caos nos reservatórios – que utilizam agora o volume morto – se deu por problemas na gestão. Mas Alckmin, candidato à reeleição – que lidera as pesquisas -, diz que não é hora de racionamento… Perguntamos aqui: e qual seria a hora? Depois de outubro?
Enquanto isso, Eduardo Suplicy carrega a campanha do candidato à governador de São Paulo Alexandre Padilha (PT) nas costas. Brincadeira, o candidato a senador só se empolgou durante uma passeata, nesta semana. Aliás, os dois, segundo recentes pesquisas, estão perdendo nas pesquisas em SP. Sobre Cantareira, Padilha publicou proposta.
Já Aécio Neves finalmente se manifestou sobre o #AécioPorto nas terras de seu tio no jornal Folha de S.Paulo. Para o Estadão ele disse: “É um equívoco e quero reconhecer“.
7- O plano diretor e SP aos olhos de Haddad
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou na quinta-feira (31) o novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que define as diretrizes para orientar o desenvolvimento e o crescimento da cidade de São Paulo pelos próximos 16 anos. O projeto foi debatido com todos os setores da sociedade, acatando as propostas da população por nove meses até ser aprovado pela Câmara Municipal, em 30 de junho. O plano traz inovações, como a ampliação em 107% das áreas demarcadas como Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), voltadas à produção de moradias populares. Segundo a prefeitura, o projeto fortalece estratégias para a implementação da política habitacional da cidade voltada para a população de baixa renda.
Haddad deu recentemente duas boas entrevistas: uma para o El Pais há uma semana e outra para a Folha de S. Paulo. Leia as seis razões para defender Haddad.
8- Ebola e o seu surto mais violento
Surto de febre hemorrágica é o maior já registrado, segundo OMS. Vírus já matou mais de 700 pessoas em sete meses e afeta três países africanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e os líderes dos países da África Ocidental mais afetados pelo surto de ebola reuniram-se na sexta-feira (1), em Conacri, para organizar, pela primeira vez, uma resposta conjunta à crise. Mais.
No Brasil, um boato afirmava que um paciente em Goiânia tinha o vírus. Ministério da Saúde desmintiu.
9- Um pai estimula filho a brincar com tigre…
… e a criança é atacada. O garoto tem 11 anos e “brincava” com o animal em um zoológico de Cascavel. Ele perdeu o braço direito como consequência dos ferimentos causados pelo animal, informou o Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Mais.
10- O caso dos índios isolados e a carteira do Corinthians
A Funai (Fundação Nacional do Índio) divulgou nesta terça (29) imagens do primeiro contato com índios que vivem isolados no Acre, na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru.
O encontro entre isolados e a equipe da Funai aconteceu no dia 30 de julho em uma aldeia de índios ashanikas, perto do município de Feijó, segundo o G1. Interessante é que, a pesar do isolamento, entre os pertences deles, havia carregava uma carteira estampada com o escudo do Corinthians (e adornada com fios coloridos). Hehehe.
11- A luta diária entre a verdade e a mentira na web
Faltam três meses para as eleições, e os boatos sobre os presidenciáveis proliferam na internet. Fomos conversar com o criador do Boatos.org, site especializado em desmentir notícias falsas. Leia.
12- Dilma Bolada volta às redes!
Para quem pensou que Jeferson Monteiro havia desistido de seu personagem tão querido nas redes sociais, na terça-feira (29) um recado apareceu pela timeline: “Voltei, para o desespero do bonde do recalque”. Foram seis dias de silêncio e muitas manchetes sobre o assunto. Dilma Bolada tem hoje cerca de 1 milhão e 451 mil seguidores. Leia aqui.
13- Morre um expoente da zoeira
O humorista Fausto Fanti, 35 anos, do grupo “Hermes e Renato”, foi encontrado morto na quarta-feira (30), em São Paulo. De acordo com a polícia, Fanti cometeu suicídio. Estamos tristes com a notícia. Fausto Fanti era um cara da zoeira, expoente do humor inocente e despretensioso do começo dos anos 2000, um sucesso da saudosa MTV como ela era. Separamos abaixo o vídeo do padre gato para você relembrar. E neste link, veja o documentário sobre o grupo de humoristas que influenciou muita gente que você curte hoje, como Marcelo Adnet e o pessoal do Porta dos Fundos.
14- Mas a zoeira nunca acaba…
Veja como foi a inauguração do templo de Edir Macedo. Clique aqui.
15- Estamos na FLIP
E você acompanha por aqui como está sendo o rolezinho da literatura na Festa Literária Internacional de Paraty. Tem texto de como foi a mesa mesa “Tristes Trópicos“, que contou com a presença do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Saiba como foi a mesa do norte-americano Andrew Solomon. Uma análise sobre a festa e muito mais. Vale!
CHEGAAAAA!
PEDIMOS PAZ neste fim de edição, assim, silenciosamente – sem gif, imagem ou zoeira. Não importa quem começou o que, que não seja mais tolerada a morte de inocentes. Boa semana, amigos! Atenção e reflexão sempre! Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).
Deixe um comentário