O envelhecimento populacional no Brasil é visto quase sempre como um desafio ao desenvolvimento econômico. O debate permanece, de forma obsessiva, centrado apenas na questão previdenciária e no impacto da longevidade nas contas públicas. A despeito da relevância dessa preocupação, começa a ocorrer nos países europeus e nos Estados Unidos uma atuação empresarial e governamental em outra direção: o envelhecimento como oportunidade de se constituir na própria “alavanca do crescimento econômico”, a partir de uma politica industrial que vise atender as novas demandas da população.
O evento é uma parceria da Brasileiros com o Centro de Estudos da Economia da Longevidade. É a primeira vez que as empresas são chamadas para discutir o tema no Brasil, mostrar seus “cases” e discutir a visão estratégica sobre a dinâmica populacional. “O mundo está discutindo o envelhecimento sob o ponto de vista da economia da longevidade e as empresas no Brasil precisam entrar nesse debate, sob pena de o País vir a ser apenas um importador de produtos que estão sendo desenvolvidos lá fora”, afirma Jorge Félix, curador do evento e diretor do Centro de Estudos da Economia da Longevidade.
A ideia de Félix é que o evento sirva de incentivo para a formação de redes da economia da longevidade no País, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa. A União Europeia está bastante avançada na formação dessa rede, com o claro intuito de se tornar uma líder global nessa área, dominada pela tecnologia e pela robótica. O mercado que eles visam é o da América Latina, explica. Na opinião do pesquisador, as empresas brasileiras ainda estão muito distantes desse debate por acreditarmos sempre que o Brasil é um eterno país jovem. Por isso a necessidade de colocar o tema em pauta.
O seminário Economia da Longevidade: Oportunidade de Crescimento, Inovação e Bem-estar acontece no dia 13 de agosto, a partir das 8h30, no Hotel Renaissance, em São Paulo (Alameda Santos, 2233, Jardins – entrada pela Rua Haddock Lobo).
Durante o evento, a Brasileiros Editora apresentará seu novo canal, Saúde!Brasileiros.
Veja a Programação
8h30 Welcome Coffee e Credenciamento
9h Abertura
Hélio Campos Mello, diretor presidente Brasileiros Editora
Jorge Félix, diretor do Centro de Estudos da Economia da Longevidade
9h10 Palestra especial diretamente de Paris
Michèle Delaunay, ex-ministra das Pessoas Idosas e da Autonomia da França
9h15 Painel 1 – Economia da Longevidade
Rita Almeida, líder da CO.R Inovação
Rui Fava, vice-presidente acadêmico da Kroton Educacional
Conversa com o público
10h15 Palestra especial diretamente de Paris
Benjamin Zimmer, CEO do Silver Valley
10h30 Painel 2 – Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios
Marco Perino, presidente da Alternate Technologies
Pedro Gravena, diretor de Criação Digital da Agência FCB Brasil
Conversa com o público
11h30 Painel 3 – Tecnologia e Envelhecimento
José Roberto Muratori, diretor executivo da AURESIDE – Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial
Andrey Araújo Masiero, Professor e Pesquisador em Interação Humano-Robo
Conversa com o público
13h Encerramento
As inscrições para o seminário Economia da Longevidade: Oportunidade de Crescimento, Inovação e Bem-estar são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.brasileiros.com.br ou e-mail seminarios@brasileiros.com.br
Informações: 55 11 3030-4050
Empresa: Parceira: Itaú Viver Mais
Patrocínio: FECS – Faculdade de Educação em Ciências da Saúde | Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Deixe um comentário