Edição 1: Seminário Rumos da Economia Brasileira
GUIDO MAN TEGA
Ministro da Fazenda desde 2006. Foi ministro do Planejamento (2003- 2004) e presidente do BNDES (2004-2006). É professor de Economia, licenciado, da FGV-SP. Formado em Economia e doutor em Sociologia do Desenvolvimento pela USP, com especialização no IDS da Universidade de Sussex, Inglaterra (1977). Foi professor de Economia (mestrado e doutorado) da PUC-SP (1982-1987), vicereitor adjunto da PUC-SP (1984-1987), e diretor de Orçamento do Município de São Paulo (1989-1992). Foi um dos coordenadores do Programa Econômico do PT na campanha de 2002, membro da coordenação do Programa Econômico, campanhas de 1984, 1989 e 1998, e assessor econômico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (1993-2002). Tem vários livros publicados.
MARCIO POCHMANN
Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade do Município de São Paulo (2001-2004). Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Ciências Políticas e em Relações do Trabalho, doutor em Economia pela Unicamp. Desde 1995, é professor livre docente (hoje licenciado) da Unicamp. Foi diretor-executivo do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp (1997-1998), onde é pesquisador desde 1989. Foi consultor do Dieese, do Sebrae e da OIT. Escreveu e organizou mais de 35 livros, entre eles A Década dos Mitos, vencedor do Prêmio Jabuti na área de Economia em 2002, e a série Atlas da Exclusão no Brasil.
MAÍLSON DA NÓBREGA
Ministro da Fazenda no período de 1988 a 1990. Consultor técnico e chefe da Divisão de Análise de Projetos do Banco do Brasil; chefe da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio; secretáriogeral do Ministério da Fazenda. Diretor-executivo do European Brazilian Bank, Eurobraz, em Londres.
Como ministro, presidiu vários órgãos, como o Conselho Monetário Nacional e o Confaz. É sócio da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo. Tem quatro livros publicados, o último é a sua autobiografia, e vários artigos em revistas especializadas e veículos da mídia. É colunista da revista Veja.
RICARDO CARNEIRO
Professor-titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diretor executivo do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Unicamp, membro do Conselho Editorial da Revista de Economia Política, membro do Conselho Editorial da Revista Economia e Sociedade, membro do Conselho Consultivo e ex-presidente acadêmico do Centro Celso Furtado. Possui mestrado em Ciência Econômica pela Unicamp (1976) e doutorado em Ciência Econômica pela
Unicamp (1984). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia brasileira, atuando principalmente nos temas: desenvolvimento econômico, política econômica, política macroeconômica e sistemas financeiros.
LUIZ GONZAGA BELL UZZO
Diretor da Faculdade de Campinas (Facamp), da qual é sócio-fundador, e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi assessor econômico do PMDB (1974-1992), secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo da Nova República (1985- 1987), secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (1988-1990). Em 2001, foi incluído no Biographical Dictionary of Dissenting Economists entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX. Recebeu Prêmio Intelectual do Ano (Juca Pato) 2005. É sócio e consultor editorial da revista Carta Capital desde 1996.
JOESLEY MENDONÇA BATISTA
Presidente do Conselho de Administração da JBS S/A, a maior produtora de proteínas do mundo, com operações no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Uruguai, Austrália, Rússia e Itália, entre outros países. A companhia teve receitas líquidas de R$ 55 bilhões em 2010. Entre suas atividades, o Grupo JBS atua também nas áreas de lácteos, biodiesel, couro e colágeno. Filho mais novo de José Batista Sobrinho, fundador do Grupo JBS, Joesley trabalha para Grupo JBS desde 1988. Com mais de 20 anos de experiência na indústria da carne, tornou-se CEO da JBS S/A, em 2006, e permaneceu no cargo até o início de 2011.
ERNESTO LOZARDO
Professor de Economia na Fundação Getulio Vargas de São Paulo. É autor de vários livros, o último tem como título Globalização: a Certeza Imprevisível das Nações. Foi secretário de Planejamento, Economia e Gestão do Estado de São Paulo. Foi presidente da Prodesp e criou o Info São Paulo, hoje conhecido como Poupa Tempo. Como economista, trabalhou no Banco Mundial, foi diretor da Caixa Seguros e dirigiu empresas públicas e privadas. É membro do Conselho de Administração de empresas privadas e consultor de empresas.
HAROLDO TORRES
Economista e demógrafo com doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialização na Universidade de Harvard. Há 25 anos trabalha em projetos para o público da “base da pirâmide” junto a organismos internacionais, governos e empresas. No setor privado, desenvolveu projetos nas áreas de educação financeira, varejo, investimentos, cartões, construção, business to business (B2B) e bebidas. No setor público, junto ao Ipea, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Sabesp, Secretaria de Educação de São Paulo, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Regional e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/BA).
SAMUEL PESSÔA
Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), sócio da Tendências Consultoria Integrada em São Paulo, consultor do Centro de Crescimento Econômico
do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro (IBRE/FGV), onde foi professor assistente da Escola de Pós-Graduação em Economia até março deste ano. Autor de diversos artigos acadêmicos sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico, publicados em livros e revistas nacionais e internacionais.
RÔMULO DE MELLO DIAS
Diretor-presidente da Cielo S/A, desde junho de 2008. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, com MBA e pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial Executivo pelo Ibmec. Foi diretor estatutário do Bradesco BBI e da Bradespar e atuou também como diretor executivo do Citibank, entre outras empresas. Foi sócio gerente da Albion Alliance Capital e membro do Conselho de Administração da Vale, Valepar, Escelsa, Enersul, Net, Americel, Telet, Iven, Visanet, Monteiro Aranha, Visa Vale e CPM.
ROGERIO AMATO
Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (AC SP), empossado em março deste ano. Foi secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo (2006-2009). É presidente do Conselho de Administração e sócio da Springer S/A; sócio e diretor da Otamar Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda.; membro do Conselho Consultivo da Ziemann Liess Máquinas e Equipamentos Ltda. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas São Paulo, com vários cursos de extensão e especialização.
Deixe um comentário