5 lições que o Google pode ensinar para qualquer empresa

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O Google empolga de diversas formas. Trata-se uma empresa ágil na busca por novos mercados e voraz nos fluxos de inovação. Muitas vezes, a companhia consegue a proeza de reinventar alguns conceitos que acarretam impactos profundos no mercado.

É fácil se deslumbrar com a filosofia da gigante de buscas. Sem esquecer que a provedora ocupa um patamar inalcançável de verba, um time de liderança invejável e uma visão de futuro precisa; é possível aplicar algumas de suas filosofias em qualquer organização. 

Longe de serem receitas certas para o sucesso, são posturas que indicam um caminho para um futuro mais otimista. Separamos os cinco ensinamentos passíveis de ser implementados na sua empresa.

1 -Facilite a experiência do consumidor

Não há dúvidas que o uso intuitivo de suas ferramentas impulsionou a popularidade do Google. Desde o começo a empresa mostra a que veio com sua tela limpa e de propósito claro: uma barra de pesquisa para que o usuário digitar o assunto a ser buscado com um clique.

Comece perguntando a si mesmo se as páginas do seu site são apenas organizadas ou realmente úteis para os visitantes e trabalhe para que sejam. Talvez mais do que isso, questione-se se os produtos que sua empresa oferece são realmente simples de serem utilizados.

2 – Baseie decisões em fatos, não opiniões

Todas as decisões do Google são baseadas em dados. Com isso, os fatos sobrepõem às opiniões. Em sua passagem pela empresa, Marissa Mayer (hoje CEO do Yahoo!) testou 41 tons de azul para o logo do Google até encontrar o melhor. A escolha se fundamentou em analytics e testes concretos ao invés de intuição de diretores para atingir o sucesso.

3 – Assuma um compromisso com a melhoria contínua

Fazer a coisa certa pelos aplausos e (com sorte) pelo dinheiro não é o suficiente. O Google sempre busca melhorar – seja no design e projeção de seus doodles, em uma mudança no Gmail ou com grandes inovações na tradução automatizada de páginas da web usando abordagens big data. Essa filosofia de melhora interminável só pode ser mantida com a insatisfação institucional e contínua com o status quo.

4 – Abandone o que não funciona

Você se lembra do Google Wave, que unificaria email, mensagens instantâneas e wikis? Ou do Google Buzz como alternativa de microblogging? Google Reader para RSS? Todos esses projetos morreram porque a empresa soube abandonar iniciativas mal sucedidas. É admirável ter muito dinheiro e saber quando parar de desperdiçá-lo em más ideias ou quando fundir um projeto novo a outro produto já consolidado.

Reflita sobre quanto dinheiro você gastou tentando recuperar situações ruins, ferramentas irrelevantes e integrações que não deram certo e aprenda a desapegar.

5 – Invista em pesquisa

O Google pode ter os recursos para projetos caros que você não dispõe, mas você está fazendo de tudo para pensar novos produtos dentro de suas limitações?

A maioria das empresas aprimora produtos já existentes ou começa a produção de adjacentes novos para elas, mas que a indústria já conhece. Hoje em dia também é comum que as companhias se baseiem nos anseios dos consumidores, mas a letra P em P&D é muitas vezes deixada de lado, com poucas companhias pensando em longo prazo.

Para ir além, é preciso correr riscos. Quantas ideias novas a sua empresa explora?

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora


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