A loja online da Apple na Rússia ficou fora do ar durante toda essa terça-feira, 16/12, depois de a empresa ter fechado o e-commerce por causa da desvalorização da moeda local.
Apesar de a Apple não ter respondido aos nossos questionamentos sobre o assunto, a empresa disse para outros sites de notícias que tinha fechado suas portas digitais no país enquanto “revisava os preços”.
+ Rússia faz reunião de emergência por causa do rublo
O rublo russo caiu cerca de 20% nesta terça, 16/12, em relação ao dólar antes de se recuperar levemente. Mas a queda dramática do valor do rublo teria se traduzido em preços em queda livre para os produtos da Apple se a empresa não tivesse “desligado” sua loja online.
Um exemplo. Na segunda, 15/12, um iPhone 6 de 16GB custava o equivalente a 688 dólares na loja online da empresa. No dia seguinte, o mesmo aparelho saía por cerca de 574 dólares, uma queda de 17% para a Apple.
Vale notar que a Apple já tinha tentado lidar com essa queda do rublo ao aumentar o preço do iPhone 6 em 25% no mês passado, de 31.900 rublos para 39.900 rublos pelo modelo de 16GB.
A Apple não possui uma loja física na Rússia, mas revendas e operadoras locais revendem os aparelhos da fabricante. Uma dessas redes, a Svyaznoy, continuou a vender o iPhone 6 de 16GB por 39.900 rublos nesta terça à noite.
*Computerworld é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário