1. Um capacete que monitora derrames
Na Suécia, cientistas desenvolveram uma espécie de capacete que, por meio de microondas, consegue fornecer imagens do que está acontecendo no cérebro do paciente. Segundo os pesquisadores, o protótipo tem como objetivo reduzir o tempo do diagnóstico dos Acidentes Vasculares Cerebrais, permitindo que o tratamento apropriado seja iniciado o quanto antes.
2. Qual vagão eu devo entrar?
Na Holanda, é possível saber qual vagão do trem está mais vazio já da plataforma. A empresa NS instalou grandes painéis de LED que avisam qual vagão tem mais assentos disponíveis para que seus passageiros façam um percurso mais confortável possível. Da mesma forma, avisa quais são aqueles que estão mais lotados.
3. Você aceita um copo de mar?
No Brasil, pesquisadores desenvolveram uma membrana semi-permeável que consegue filtrar a água do mar, além de ter potencial para outras aplicações, como a purificação de gases e a confecção de curativos. A iNOVA!Br conversou com o coordenador da pesquisa, o professor Gregóire Jean-François Demets, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, que dá mais detalhes sobre o projeto.
4. Programação só para garotas
O Made With Code é um projeto do Google que tem como objetivo inspirar garotas e mulheres a aprenderem programação. Parte do investimento de 50 milhões de dólares inclui um curso gratuito de três meses na Code School para mulheres do mundo todo.
5. Glicemia monitorada com iPhone
O primeiro glicosímetro compatível com iPhone chega ao mercado brasileiro até este mês de julho. Batizado de iBGStar, o produto foi lançado inicialmente na Europa, em 2011, e só chega agora ao Brasil após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O dispositivo funciona como um monitor tradicional, onde o usuário é responsável por realizar sua própria coleta de sangue. Porém, ao se aliar a um aplicativo, o iBGstar consegue fornecer informações mais completas da rotina do paciente, além de permitir que seu médico monitore sua saúde à distância.
Para ler mais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação, não deixe de acompanhar a nova plataforma da Brasileiros Editora, a iNOVA!Br.
Deixe um comentário