O Brasil caiu uma posição e agora ocupa o 90º lugar no ranking de velocidade de Internet no mundo, segundo o estudo trimestral State of the Internet da empresa Akamai.
De acordo com o levantamento da Akamai, realizado entre julho e setembro de 2014 com um total de 140 países/regiões, o Brasil registrou uma velocidade média de 2,9Mbps, aumento de 1,6% em relação ao trimestre anterior, mas que não evitou a perda de uma posição. O número é menor do que a média global do período, de 4,5Mbps.
Já quando o assunto são os picos de conexão, o Brasil teve um trimestre melhor, já que subiuda 89ª para a 86ª posição graças a uma média de 20,5Mbps, aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2013. O número fica bem abaixo do registrado pelo Uruguai, melhor colocado na América Latina, com picos de 58,6Mbps.
Coreia do Sul lidera
A Coreia do Sul, país de gigantes de TI como Samsung e LG, continuou no primeiro lugar do ranking, com uma velocidade média de 16,3Mbps, número 3,8% do que o registrado no trimestre anterior.
A Cingapura, por sua vez, registrou o maior aumento no período (de 18%), que fez chegasse à 10ª posição com a velocidade média de 12,2Mbps. Outro país asiático, o Japão, teve o menor crescimento no período (0,8%), que fez com que registrasse velocidade média de 15Mbps.
Crescimento geral
Em comparação com o mesmo período de 2013, o estudo da Akamai mostra que 129 dos 140 países/regiões do ranking registraram aumentos nas velocidades médias de conexão, que variaram de 0,2% no Equador a 150% em Jersey, uma ilha do Canal da Mancha.
América Latina
Além de registrar a maior média de picos, o Uruguai também liderou na região com a maior velocidade média (5,5Mbps). A Bolívia, com média de 1,1Mbps, ficou com a pior colocação local.
Mobile
A Coreia do Sul também lidera na conectividade móvel, com velocidade média de 18,2Mbps. O Irã, por sua vez, teve o pior índice no mundo, de 0,9Mbps. A Venezuela liderou na América do Sul, com média de 6Mbps, enquanto que o Brasil registrou média de apenas 1,5Mbps.
Nos picos de conexão, a Venezuela também liderou entre os sul-americanos, com 27,1Mbps, mais do que o dobro da média de 12Mbps registrada pelo Brasil no período.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário