Brasileiros criam app que permite acompanhar gastos de deputados federais

Foto:  Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Alunos da universidade PUC-RS, em Porto Alegre, desenvolveram um aplicativo que torna a lei de transparência e acesso à informação ao alcance das mãos. 

Disponível na App Store para download gratuito, o aplicativo “Meu Deputado” mostra, mensalmente, os gastos dos deputados federais. 

Por meio dele, cidadãos conseguirão identificar onde foi investida a verba destinada aos políticos, incluindo gastos em divulgação, combustível, passagens áreas, hospedagem, entre outros. 

“A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações”, explica Claudio da Silva Dias Junior, estudante de Ciência da Computação da universidade e um dos desenvolvedores da ferramenta.

O aplicativo foi desenvolvido durante o Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), programa para capacitação em tecnologias do sistema operacional da Apple, oferecido pela PUC-RS através da Faculdade de Informática e pelo Instituto Eldorado.

A ideia para o “Meu Deputado” surgiu depois de uma tarefa no curso: criar um app que compreendesse uma problemática da sociedade. 

O app permite que o usuário acesse as notas fiscais referentes aos seus gastos, além de oferecer a opção de enviar um e-mail, com texto base pronto, para questionar políticos sobre o destino dos recursos públicos.  

Por enquanto, o aplicativo se encontra somente para aparelhos iOS

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.