Quase metade dos brasileiros (46%) está disposto a trocar o computador de casa nos próximos seis meses. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Ibope Conecta encomendada pela Dell. O percentual pode estar atrelado a obsolescência de equipamentos, uma vez que 34% dos respondentes afirmam ter comprado sua máquina doméstica há mais de dois anos.
Os principais atributos buscados por esses consumidores na aquisição de uma nova máquina são: processador (apontado por 57% dos respondentes) e marca (22%). A Internet desponta como canal para influenciar a compra. Um terço dos entrevistados avalia os produtos em lojas online; 29% se baseiam em análises na web e apenas 1% considera opiniões nas redes sociais.
O levantamento, realizado em junho de 2015, indagou mil internautas que possuem PCs e/ou tablets. A pesquisa indica que os brasileiros (pelo menos o universo que respondeu ao estudo) possuem, em média, 1,9 computadores em seus domicílios. Essas pessoas gastam cerca de 5,3 horas na frente do dispositivo doméstico.
A maioria dos entrevistados (56%) considera o notebook como o principal computador em sua casa. Desktop aparece na segunda posição (31%), seguido de tablet (7%), conversíveis (2%) e all-in-ones (2%).
Esses aparelhos são usados, basicamente, para acesso à Internet. Pelo menos é que apontaram 95% dos respondentes. No longo prazo, 80% dos entrevistados acreditam que o smartphone será o principal dispositivo para navegação na web dentro de dez anos. “Mas não será o único”, contrapõe Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.
De acordo com a pesquisa, uma parcela considerável (34%) comprou seu principal computador doméstico há mais de dois anos. Talvez devido a esse motivo, quase metade dos entrevistados (46%) pretendem adquirir um novo computador nos próximos seis meses.
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A pesquisa também indagou o hábito das pessoas sobre acessarem recursos profissionais em dispositivos domésticos. O estudo revela que 76% dos entrevistados acessam o e-mail do trabalho no computador de casa.
Pouco mais da metade (57%) do universo mapeado têm permissão da empresa para uso do equipamento pessoal no escritório e 46% têm acesso a arquivos e documentos da empresa. Na outra ponta, cerca de 15% acredita que a companhia na qual trabalham não está ciente desse uso do equipamento próprio para acessar informações corporativas.
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