Capa de invisibilidade do Harry Potter fica mais perto de virar realidade

Reprodução: IDGNow
O design é baseado em transformação óptica, um conceito por trás da ideia da capa de invisibilidade. Reprodução: IDGNow

Fãs do Harry Potter, tomem nota: cientistas fizeram um objeto desaparecer usando um dispositivo semelhante, de muitas formas, à capa de invisibilidade imaginada pela escritora J.K. Rowling. 

Pesquisadores da Escola de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação na Queen Mary University, de Londres, trabalharam recentemente com a indústria no Reino Unido para demonstrar um dispositivo que permite superfícies curvas parecerem “achatadas” para ondas eletromagnéticas. Ainda não se trata de uma capa de invisibilidade, mas poderia trazer a tecnologia muito mais próxima da realidade.

O design é baseado em transformação óptica, um conceito por trás da ideia da capa de invisibilidade, explicou Yang Hao, professor da universidade. 

Para alcançar o resultado, pesquisadores revestiram uma superfície curva com um dispositivo feito de sete camadas distintas, onde a propriedade elétrica de cada uma dependia de sua posição. 

Considerando que curvas normais em um objeto dispersaria as ondas eletromagnéticas e tornaria sua presença óbvia, isso não aconteceu com o objetivo revestido com o dispositivo criado. Ao invés, elas apareceram achatadas, disfarçando efetivamente sua detecção.

“Pesquisas anteriores mostraram que a técnica está funcionando em uma frequência”, disse Hao. “Entretanto, podemos demonstrar que funciona em uma frequência maior, tornando-a mais útil para outras aplicações de engenharia, como nano-antenas e na indústria aeroespacial”. 

Um artigo descrevendo o trabalho foi publicado na última sexta-feira no periódico Scientific Reports.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.