O maior mercado de smartphones do mundo, a China, não parece estar mais tão faminta por esses produtos.
Os envios de celulares inteligentes caíram 4% por lá no primeiro trimestre na comparação ano a ano, de acordo com a IDC. É a primeira vez em seis anos que o mercado chinês de smartphones registra uma retração, o que significa que o apetite do país por aparelhos móveis está chegando ao limite.
O número de vendas na China ainda foi alto, com 98,8 milhões de unidades enviadas. Segundo a IDC, o mercado chinês deve permanecer estável pelo resto do ano.
Para impulsionar um crescimento futuro, as fabricantes no país terão de convencer os consumidores a fazerem um upgrade para aparelhos mais novos, aponta a consultoria.
A Apple vem tendo bastante sucesso na região, especialmente com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. A empresa foi a campeã de vendas no país, respondendo por 14,7% dos envios, contra 8,7% registrados no mesmo período do ano anterior.
A competição está tão forte na China que antes da Apple, outras três empresas tinham se revezado na liderança durante os últimos cinco semestres: Samsung Electronics, Lenovo e Xiaomi.
De acordo com analistas de mercado, as fabricantes estão reagindo a essa situação expandindo para fora da China, indo para mercados como o Sudeste da Ásia. No ano passado, o CEO da Lenovo, Yang Yuanqing, disse que o “hiper crescimento” da China tinha acabado. “Se você quiser vender, precisar encontrar novas áreas de crescimento.”
*PC World / EUA é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário