Chip lê pensamentos de tetraplégico, que mexe a mão direita

Ian Burkhart, de 24 - Foto: Ohio State University Wexner Medical Center/ BatTelle
Ian Burkhart, de 24 – Foto: Ohio State University Wexner Medical Center/ BatTelle

Um grupo de cientistas da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, anunciou uma grande conquista para a medicina: o tetraplégico Ian Burkhart, de 24 anos, conseguiu mexer os dedos da mão graças ao uso de chip que leu seus pensamentos.

O chip leu o cérebro do rapaz e transmitiu as informações diretamente para os músculos da mão direta. Com um conjunto de eletrodos instalado na cabeça e conectado ao antebraço, ele movimentou uma caneca, tirou um cartão de crédito de uma carteira e até jogou Guitar Hero, o jogo de videogame.

Ian, que perdeu os movimentos em 2010 durante um mergulho no mar, se considera “sortudo” por participar da experiência. Ele rejeita, no entanto, o apelido de Robocop. “Não quero sentir que sou um ciborgue. Quero ver minha própria mão reagindo”, disse.

A equipe de cientistas concorda. “Entre as nossas prioridades está a intenção de ser o menos invasivo possível”, disse em coletiva. “Também queremos um sistema leve, que não atrapalhe demais a pessoa.”

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a taxa de acerto dos movimentos já está em torno de 70%. O próximo passo é conseguir tornar o sistema viável sem os fios. Com esses desafios vencidos, a tecnologia estará pronta para ser aplicada de forma mais ampla.

Ian movimenta caneca com sério de eletrodos conectados ao antebraço - Foto: Ohio State University Wexner Medical Center/ BatTelle
Ian movimenta caneca com sério de eletrodos conectados ao antebraço – Foto: Ohio State University Wexner Medical Center/ BatTelle


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.