Quando abrimos os trabalhos desta segunda edição da Inovação!Brasileiros, não imaginávamos um inesperado encontro. Poesia e ciência, essa foi a nossa surpresa. Encontrar em assuntos tão complexos, como a matemática, a física, a tecnologia, as matérias que nos fazem sonhar. Em nossa reportagem de capa, apresentamos o supercomputador instalado no Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, capaz de realizar 20 trilhões de cálculos por segundo, que trabalha duro com o propósito de ajudar os cientistas a desvendar os mistérios do universo.
A entrevista com Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R, uma das instituições mais inovadoras do País, em Recife, também nos faz parar e pensar: esse mundo novo sacudido por transformações também está cheio de possibilidades. Uma delas pode ser vista na CUBOCC, que emprega jovens e investe pesado em ideias, mas nem por isso é uma empresa pouco lucrativa, ao contrário. Ou ainda quando navegamos com o barco Sterling Legend 28 Hybrid só na eletricidade, embora a embarcação comporte gasolina e diesel.
A imaginação também corre solta na história da médica Vera Cordeiro, mentora da premiadíssima ONG Saúde Criança, que presta assistência a famílias carentes, que transcende ampolas, remédios e injeções. O projeto existe, dá certo no Rio de Janeiro e é referência em vários pontos do mundo.
A aspiração (e por que não dizer esperança?) vem do artigo assinado pelo médico urologista Daher Chade, que participou de uma importante pesquisa internacional, que pode mudar o destino de muitos homens em tratamento contra o câncer de próstata.
Essas e outras notícias fizeram a equipe da Inovação!Brasileiros sonhar acordada, porém, esperta e atenta para oferecer um amplo panorama sobre temas tão fascinantes. Aproveite e inspire-se. Até a próxima.
Deixe um comentário