Se você não tem prestado atenção no BitTorrent nos últimos anos e ainda associa a empresa com pirataria, seus planos de virarem uma companhia legítima de mídia pode te surpreender. Mas a BitTorrent, a empresa por trás do protocolo de compartilhamento via peer-to-peer de mesmo nome, acaba de lançar um aplicativo de streaming que já ganhou os artistas, músicos e cineastas.
Chamado de BitTorrent Now, o novo aplicativo foca em artistas emergentes. Por isso, a descoberta de conteúdo é uma prioridade alta para a empresa. Para isso, possui uma equipe de curadores que recomenda projetos dentro do aplicativo, que também traz uma aba de “trending” sobre o que é popular entre os usuários do BitTorrent e nas redes sociais.
Você pode seguir seus artistas favoritos, navegar por gêneros diferentes, criar playlists, e sincronizar todo o seu conteúdo em diferentes aparelhos. Basicamente funciona de forma parecida com outros aplicativos de streaming que você conhece e usa diariamente.
Exceto que é muito diferente.
O BitTorrent Now, na verdade, é uma plataforma de distribuição para qualquer artista compartilhar seu trabalho da maneira que quiser. Qualquer pode enviar conteúdo para publicação e escolher a maneira como será distribuído.
Artistas novos podem criar “barreiras com e-mails” para que as pessoas precisem cadastrar seus e-mails para acessar as suas músicas. Artistas mais estabelecidos podem vender seus trabalho. E o BitTorrent também está introduzindo um modelo apoiado por publicidade que coloca anúncios pre-roll antes dos vídeos. E os artistas podem ganhar uma fatia de cada modelo: 90/10 em seu favor pelas vendas diretas e 70/30 na divisão por rendimentos com publicidade.
O modelo baseado em publicidade é um território novo para o BitTorrent. Por isso, a empresa está fazendo um programa piloto com cerca de uma dezena de parceiros para testar o terreno, incluindo nomes como o rapper Yung Jake, a produtora de filmes Oscilloscope Labs e o diretor Adam Bhala Lough.
Inicialmente o aplicativo está disponível apenas para Android, mas as versões para iOS e Apple TV chegam em breve, segundo a BitTOrrent.
*PC World é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário