Controle remoto? Chega ao Brasil aparelho que funciona com gestos

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

A startup israelense eyeSights anunciou nesta quarta-feira (27), o lançamento no Brasil do seu aparelho Singlecue que permite controlar os seus dispositivos de casa apenas com gestos. Até então, o aparelho só estava à venda nos EUA e Reino Unido.

Uma espécie de “Kinect para casa”, o produto leva controles no estilo do filme Minority Report, com Tom Cruise, para a sua sala, permitindo que você gerencie sua TV, Apple TV, TV a cabo, sound bar, iluminação e até temperatura, entre outras funções, apenas com um dedo.

Como funciona
Após ligar o aparelho na tomada, é preciso baixar o aplicativo do Singlecue (para iOS ou Android) e configurar todos os aparelhos que você possui. A conexão entre os dispositivos e o Singlecue é feita por infravermelho, Wi-Fi ou Bluetooth – ou seja, não é preciso ter uma TV com conexão Wi-Fi para usar o Singlecue na sua casa.

Feito isso, é possível mudar de canal, silenciar a TV quando receber uma ligação (com um simples gesto de “shh”na boca), acessar o Netflix pela Apple TV, mudar a iluminação, alterar a temperatura do termostato, tudo diretamente pelo aparelho, que mostra pequenos ícones em sua tela para identificar qual ação foi selecionada pelo usuário.

Em testes feitos na presença de jornalistas, o aparelho pareceu responder bem a movimentos feitos com o dedo diretamente do sofá, sem precisar erguer o braço ou fazer grandes malabarismos. 

Mais uma interface
Em evento para a imprensa realizado em São Paulo, o VP de produtos da eyeSight, Tal Krzypow, afirmou que a empresa não quer substituir outras interfaces existentes no mercado, como teclados, comandos por voz, joysticks, entre outros. 

“Cada interface tem seu melhor em determinadas situações. Queremos facilitar a vida do usuário para que não precise lidar com diversos controles remotos apenas para escolher que programa quer assistir no sofá”, afirma.

Dito isso, Krzypow admite que, por ser uma nova interface, os usuários precisarão se familiarizar com o Singlecue no início, mas garante que o processo é rápido e destaca o fato da empresa disponibilizar tutorais rápidos em vídeos e textos para auxiliar os consumidores.

Brasil
Terceiro mercado do mundo a receber o Singlecue, depois de EUA e Reino Unido, o Brasil será o primeiro país a ter o aparelho à venda em lojas de varejo. Inicialmente, as vendas serão feitas apenas na rede Ponto Frio, em oito lojas físicas distribuídas por São Paulo e Rio de Janeiro, ainda não confirmadas pela empresa.

Com preço estimado em 2 mil reais, o Singlecue começa a ser comercializado oficialmente em 12 de fevereiro no Ponto Frio, mas chegará a outras redes do país em breve, promete a empresa.

De acordo com a assessoria da eyeSight, o preço final será definido mais próximo do início das vendas, uma vez que depende de outras variáveis, como custos de importação e distribuição – o aparelho é produzido na China.

Crise?
Questionado sobre fazer um lançamento desse porte em meio à crise econômica enfrentada pelo Brasil, o executivo disse que a empresa não se preocupa com isso. “Sabemos que a economia local não está no seu melhor momento. Mas é o Brasil e sabemos que o mercado vai se recuperar. São Paulo é gigante, um dos melhores lugares para se fazer um lançamento. Não temos preocupações com isso”, explicou. 

Segurança
Por usar uma câmera para identificar os gestos dos usuários, um equipamento desse tipo obviamente levanta preocupações de segurança em qualquer pessoa. No entanto, a fabricante alega que o aparelho é criptografado e não armazena nenhuma imagem, fazendo apenas uma análise em tempo real para transformá-las em gestos e depois descartar esses dados.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.