O bilionário e candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, pediu que os americanos boicotem a Apple e seus produtos.
O motivo? A Apple se recusa a ajudar o FBI a “hackear” o iPhone de um dos acusados de terrorismo em um tiroteio em San Bernardino, na Califórnia.
“O que acho que vocês tem de fazer é boicotar a Apple até que eles deem o número de segurança”, afirmou o polêmico candidato do Partido Republicano.
“O que vocês acham disso? Acabei de pensar nisso. Boicote contra a Apple!”
Não é a primeira vez que ele fala sobre a história. “Pensar que a Apple não vai nos permitir acessar o smarptphones. Quem eles pensam que são?”, questionou há alguns dias.
Entenda o caso
O governo dos EUA “exigiu que a Apple tome uma medida sem precedentes que ameaça a segurança dos nossos usuários”, afirmou o executivo em uma carta aberta publicada no site da empresa na quarta-feira (17). Ele ainda afirma que o momento pediu uma discussão pública sobre o assunto e que queria que os usuários e as pessoas no país “entendessem o que está em jogo”.
A indústria de tecnologia vem cada vez mais usando criptografia em seus produtos e serviços. A iniciativa vem sendo criticada por oficiais do governo dos EUA, incluindo o diretor do FBI, James Comey, que diz que isso torna mais difícil para eles rastrearem os terroristas que se escondem sob a criptografia. As empresas assumiram a posição de que a criptografia protege a privacidade individual dos usuários.
Após o governo dizer ao tribunal que estavam encontrando dificuldades por conta de um recurso de apagamento automático do iPhone que poderia apagar os dados após 10 tentativas sem sucesso de “quebrar” a senha do smartphone, a juíza Sheri Pym ordenou que a Apple ofereça sua assistência técnica, incluindo se exigido fornecer software com assinatura, para burlar ou desabilitar a função de apagar automaticamente caso esteja habilitada no aparelho. Isso permitiria que os investigadores do FBI tentasse diferentes combinações para “quebrar” a senha e conseguir os dados.
O governo está pedindo que a Apple crie uma backdoor no iPhone, afirma Tim Cook, que afirmou ainda que o que o governo está pedindo é algo que a empresa não possui e também é considerado muito perigoso para ser criado.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário