Foi um ano movimentado para as corridas espaciais. Pela primeira vez na história, uma agência espacial foi responsável por pousar um robô em um cometa. Depois de um grande hiato desde as missões que levaram o homem à lua, a Nasa voltou a se posicionar como uma das protagonistas neste ano nas ambições extraterrestres. Com a Orion, módulo não tripulado, deu início a uma missão que poderá levar o homem à Marte. Confira essas e outras notícias que marcaram a nossa busca pela compreensão do espaço e da vida na Terra
1. Um robô na cauda de um cometa
Foi um momento histórico. No dia 12 de novembro, o módulo Philae conseguiu aterrissar no 67P/Churyumov-Gerasimenko. Para a revista “Science”, a missão liderou a lista das dez “Descobertas do Ano” em 2014 e não somente pelo seu ineditismo. Todos os dados coletados pelo módulo darão maiores e mais complexas informações a respeito da origem do nosso sistema solar.
No início de dezembro, o primeiro artigo científico publicado sobre as análises iniciais do 67P mostrou que sua composição não compartilhava a mesma da Terra. Uma descoberta que coloca mais combustível no debate sobre as possibilidades da nossa complexa existência.
Saiba mais em: http://bit.ly/1AkL3c0
2. Nasa inicia testes com Orion
Desde a missão Apolo, que levou o homem à Lua, os Estados Unidos não protagonizava nenhuma outra missão espacial. O hiato foi resolvido com a nave não-tripulada Orion, lançada na manhã da sexta-feira, 5 de dezembro, deste ano e com o retorno no mesmo dia.
A Orion passa ser a primeira nave projetada por americanos para levar seres humanos ao espaço desde a Apolo. O objetivo maior da agência com a fase inicial da Orion foi realizar testes de segurança e eficiência que possam um dia levar o homem à Marte.
Saiba mais em: http://bit.ly/1zu8DDd
3. Um café no espaço?
Com três tripulantes a bordo e após uma viagem espacial de quase seis horas, o foguete Soyuz acoplou no dia 23 de novembro na Estação Espacial Internacional (ISS).
Com 109 metros de largura, 73 metros de comprimento e cerca de 450 mil kg, a Estação Espacial Internacional não só é a maior, como a mais moderna estrutura já montada no espaço.
Outra novidade é que o foguete levava consigo uma impressora 3D e uma máquina de café espresso, esta construída para superar as restrições da falta de gravidade. É a primeira do tipo a fornecer café fresco para os tripulantes da Estação.
Saiba mais em: http://bit.ly/11qwsAd
4. Onde está Plutão?
Após um sono profundo de nove anos, a sonda robótica New Horizons, da Nasa, foi acordada de seu estado de hibernação no sábado, 6 de dezembro. Sua missão é estudar o planeta anão Plutão e o Cinturão de Kuiper, o sistema de miniplanetas congelados que orbitam o Sol e também Netuno.
Saiba mais em: http://bit.ly/1wd8k0s
5. Sonda japonesa decola com robô para explorar corpo celeste
Depois do Philae aterrissar em um cometa, foi a vez de um robô alemão dedicar-se a destino parecido. Na quarta-feira, 3 de dezembro, o módulo batizado de Mascot (sigla para Mobile Asteroid Surface Scout), foi lançado da ilha Tanegashima a bordo da sonda japonesa Hayabusa 2.
A meta é o asteroide 1999 JU3, que se encontra a cerca de 300 milhões de quilômetros da Terra. A viagem espacial da sonda japonesa deve levar cerca de quatro anos. Após sua chegada, dará início a um trabalho similar ao da Missão Rosetta.
Saiba mais em: http://bit.ly/1w3Z2FK
*Computerworld é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário