Principal ecossistema móvel do mundo, o Android vem atraindo cada vez mais desenvolvedores de olho nos cerca de 1 bilhão de usuários mensais da loja oficial de aplicativos Google Play.
Pensando nisso, o Google realizou nesta semana em São Paulo a primeira edição latino-americana do seu evento voltado para desenvolvedores Playtime, que reuniu mais de 200 criadores de apps vindos de países como Brasil, Argentina, México e Uruguai.
Aproveitamos a ocaisão para conversar com a Gerente de Produtos da Google Play, Ellie Powers, que revelou as suas principais dicas para criar um aplicativo Android de sucesso.
Alta qualidade
De acordo com a especialista, tudo começa com um aplicativo de alta qualidade. “Você precisa criar um app que os usuários amem e que resolva um problema deles. Ou seja, tem de ser um app importante para eles. Talvez um aplicativo que permita que eles chamem um táxi ou os ajudem a se conectar com amigos e familiares, por exemplo.”
O segundo ponto importante é ter em mãos um aplicativo com um visual atraente e simples. “O aplicativo precisa ser bonito, fácil de usar, com um ótimo design e também ser muito confiável, que não trave nem acabe com os dados ou a bateria deles.”
Melhor equipe de marketing
Por fim, Ellie destaca que o aplicativo precisa ser único de alguma forma, já que atualmente temos muito mais opções de aplicativos.
“Há 15 ou 20 anos nós tínhamos poucas opções, talvez dois ou três navegadores, enquanto que hoje você tem acesso a vários e vários apps de mensagens, por exemplo.”
A especialista também lembra que as notas dos usuários nas lojas de aplicativos são cada vez mais importantes para ajudar na disseminação dos apps. “Se eles amarem o seu app, os usuários serão a sua melhor equipe de marketing.”
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário