André Siqueira
Caixas eletrônicos capazes de proteger o dinheiro de explosões de dinamite, terminais de autoatendimento acionados sem contato físico e leitores de cartão acopláveis a iPods são algumas das inovações reveladas no Ciab 2012 – uma das maiores exposições de tecnologia financeira do mundo. O evento, que começou hoje no Transamérica Expo Center, em São Paulo, é organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e deverá receber quase 20 mil visitantes até a sexta-feira 22. O interesse do público vai além da curiosidade: os bancos brasileiros investiram R$ 18 bilhões em TI no ano passado, e desde 2007 essa cifra cresce a um ritmo superior a 20% ao ano.
Na abertura do evento, o presidente da Febraban, Murilo Portugal, destacou o aumento da eficiência dos bancos no uso da tecnologia como um fator importante para permitir a redução das taxas de juros e a oferta de serviços financeiros a uma parcela maior da população. “Sem a excelência em TI que tem caracterizado o sistema bancário brasileiro não teríamos visto o crescimento vigoroso da base de clientes, com o número de contas correntes crescendo, em média, 6% ao ano na última década, chegando a 98 milhões, e o número de pessoas bancarizadas aumentando 8% ao ano, chegando a 54 milhões.”
Com o tema “Sociedade Conectada”, o Ciab 2012 bateu recorde de tamanho – são 149 estandes, distribuídos em uma área de 4.425 metros quadrados, além de um congresso que vai reunir, nos três dias de evento, 110 especialistas e 19 palestrantes internacionais.
Deixe um comentário