Facebook, Google e Microsoft se unem para defender Apple na briga com FBI

A Anatel registrou em 2015 cerca de 1,4 milhão de reclamações de consumidores de serviços de telecomunicações em seus canais disponíveis pela internet. Foto: Ingimage
A Anatel registrou em 2015 cerca de 1,4 milhão de reclamações de consumidores de serviços de telecomunicações em seus canais disponíveis pela internet. Foto: Ingimage

A indústria de tecnologia tem apoiado a Apple contra a ordem judicial que pede que a companhia ajude o FBI a desbloquear um iPhone 5c, tido como aparelho de um dos autores do ataque terrorista de San Bernardino, Califórnia, em dezembro passado.

O Facebook, Google e Microsoft preparam ações individuais e coletivas para oficializar apoio à Apple na  Justiça americana. 

“A indústria está alinhada na questão e o Facebook está participando de uma ação conjunta com outras companhias de tecnologia”, escreveu um representante da rede social nessa quinta-feira.

Outras companhias que devem se unir à ação estão o Twitter e a Amazon.

Na semana passada, a Justiça da Califórnia emitiu ordem para que a Apple fornecesse assistência ao FBI, incluindo a possibilidade de desenvolver um software que fosse capaz de quebrar a criptografia do aparelho. 

Porém, a Apple apelou da ordem, dizendo que a questão não se trata apenas de um aparelho, mas o que o FBI e o governo pedem é algo que comprometeria a privacidade e a liberdade de consumidores mundo afora. 

Nessa quinta-feira (25), o presidente da Microsoft, Brad Smith, disse diante do Congresso Americano que apoiava a Apple no caso e que submeteria uma ação oficial em apoio à companhia na próxima semana. 

No entanto, vale lembrar que nessa mesma semana o próprio fundador da Microsoft, Bill Gates sugeriu apoio ao FBI: “É um caso específico onde o governo está pedindo por acesso a informação”, disse em entrevista ao Financial Times. 

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.