A Formula E, competição voltada para carros elétricos, revelou detalhes de sua corrida de carros alimentados por inteligência artificial. O objetivo é testar a tecnologia que equipa carros sem motorista.
Dez equipes, cada uma com dois carros, competirá em uma série de corridas de uma hora durante o campeonato, que começa no final desse ano.
Todas as equipes terão os mesmos carros autônomos, o que os diferenciará será a inteligência artificial usada para controlá-los.
A Formula E anunciou a série Roborace no ano passado, chamando-a de “batalha de algoritmos”. Os carros sem motoristas devem atingir velocidades de 300 kph.
O design dos veículos foi decidido, graças ao chefe de design da Roborace, Daniel Simon, conhecido por seu trabalho nos filmes de ficção científica Tron e Oblivion.
“Nós estamos vivendo uma época onde os mundos dos automóveis e a inteligência artificial, então separados, agora se colidem com uma força invencível”, disse Simon. “Meu objetivo foi criar um veículo que assume a total vantagem de oportunidades incomuns de não ter nenhum motorista sem comprometer a sua beleza”.
O design usa o chão do veículo como seu dispositivo de aerodinâmica principal com o objetivo de gerar força para baixo sem encher o carro com partes desnecessárias, disse.
Os eventos da Roborace serão realizados antes de cada Formula E usando os mesmos circuitos em grandes cidades ao redor do mundo.
A série é uma “celebração da tecnologia revolucionária e inovação que a humanidade atingiu nessa área”, disse Denis Sverdlov, seu CEO, em um comunicado no ano passado. “É uma plataforma global para mostrar como tecnologias robóticas e inteligência artificial podem coexistir com a gente na vida real”, completou.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário