Game brasileiro quer inspirar alunos para o ensino de ciências

Ainda neste semestre, estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas terão acesso a um novo game voltado para a educação de ciências. Batizado de ImmuneFun, o jogo foi idealizado por Daniel Manzoni de Almeida, 31 anos, e por Kleber de Oliveira Andrade, 28, e pretende cativar alunos para uma área da ciência ainda pouco trabalhada nas escolas, a da imunologia.

Daniel é Doutor em Ciências Biológicas e pós doutorando em ensino de biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Já Kleber, além de programador, também é doutorando na área de jogos adaptativos para reabilitação robótica, na Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Os dois se conheceram em 2013 durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília. De lá saíram com a ideia para o ImmuneFun e, em pouco tempo, o projeto já havia sido aprovado por um dos editais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Segundo Daniel, um dos objetivos do jogo é também tentar preencher uma lacuna dentro do ensino de biologia nas escolas. “Acredito que haja uma questão muito pontual no Brasil que é o ensino de imunologia. Discute-se pouco isso”, argumenta. Não é a primeira vez que Daniel associa a ciência ao entretenimento. Dentro do projeto “Imunologia nas Escolas”, ele desenvolveu “A Rota da Pesquisa”, uma espécie de jogo de tabuleiro, onde os alunos eram incentivados a jogar e a aprender como desenvolver uma vacina.

Para ler a matéria completa, acesse o portal iNOVA!Br, última aposta editorial da Brasileiros Editora dedicado ao universo da ciência, inovação e tecnologia. 


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