Hackers invadem contas de Mark Zuckerberg e Keith Richards

Nem Mark Zuckerberg está a salvo - Foto: Reprodução/Instagram/pulzograma
Nem Mark Zuckerberg está a salvo – Foto: Reprodução/Instagram/pulzograma

Durante o final de semana, hackers conseguiram acessar as contas do Twitter e Pinterest do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, assim como contas de redes sociais de outras celebridades. Alguém publicou no Twitter de Zuckerberg nesse domingo dizendo que tinha encontrado sua senha no último vazamento do LinkedIn.

Um grupo que se autoproclama OurMine Team levou o crédito por invadir as contas do Twitter, Pinterest e Instagram do CEO do Facebook, mas não há ainda nenhuma evidência de que a conta do Instagram do executivo tenha sido violada.

“Você estava no banco de dados do LinkedIn com a senha ‘dadada’, diz a mensagem supostamente publicada por hackers na conta @finkd de Zuckerberg. 

Vale ressaltar que o próprio Zuckerberg ou seus representantes raramente usam tal conta, já que  último tweet data de janeiro de 2012 e o anterior a este em março de 2009. Representantes do Facebook não responderam imediatamente a pedidos de comentário.

Contas de celebridades também foram hackeadas, entre elas Keith Richards, do Rolling Stones, e o comediante do duo Tenacious D, Ryan Dunn.

Se de fato as contas invadidas estiverem relacionadas ao recente vazamento de dados das contas do LinkedIn que foram roubadas em 2012, isso reforça a importância de se usar diferentes senhas para diferentes serviços. Sites podem ter diferentes níveis de segurança por armazenar senhas de usuários. Como outros vazamentos mostram, alguns sites armazenam senhas em texto simples, enquanto alguns armazenam representações  criptografadas dessas senhas. 

Neste caso do LinkedIn, a companhia armazenava senhas criptografadas, mas elas eram geradas usando  uma função insegura chamada SHA1, tornando a maioria delas fácil de ser descriptografada.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.