Bill Gates está animado com o avanço da Inteligência Artificial. O fundador da Microsoft, porém, tem algumas ressalvas com relação ao conceito, acreditando que o surgimento de máquinas inteligentes criará um ambiente com desafios únicos que precisarão ser solucionados.
“O sonho, finalmente, está se tornando realidade”, sentenciou o executivo, que participou de um painel na última Code Conference realizada na semana passada. De fato, durante muitos anos, ele esteve envolvido na construção de ferramentas de reconhecimento de voz e visão computacional.
Agora, Gates observa que há bastante progresso, o que lhe dá a segurança de que na próxima década veremos robôs executando diversas tarefas do cotidiano, desde dirigir até tomar conta de estoques em armazéns. Na sua visão, nada impede que as máquinas substituam alguns trabalhos desempenhados por humanos.
Há alguns meses, em uma entrevista ao Recode, o executivo expôs sua visão de que a Inteligência Artificial trará dois grandes problemas. O primeiro reside no fato de que vai eliminar diversos empregos que existem atualmente.
De um lado isso exigirá um grande esforço para recapacitar mão de obra. Olhando a parte meio cheia desse copo, ele acredita que essa troca do humano pela máquina permitirá que as pessoas aproveitem melhor o tempo ocioso.
O segundo ponto que lhe preocupa versa sobre a certeza de que o homem terá controle sobre as máquinas. Quando indagado, Gates disse que tem planos de investir tempo com pessoas que tragam ideias que ajudem a resolver essa questão.
Para quem quiser aprofundar-se no tema da Inteligência Artificial, o fundador da Microsoft recomendou a leitura de alguns livros, dentre o quais a obra “The Master Algorithm”, de Pedro Domingos, e “Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies”, de Nick Bostrom.
Deixe um comentário