Justiça suspende Uber no Brasil e exige bloqueio de app em celulares

Uber Logo 625
A Justiça de São Paulo determinou nesta terça-feira, 28/4, a suspensão do aplicativo de transportes Uber no Brasil. As informações são da agência Reuters.

Em decisão proferida pelo juiz Roberto Luiz Corcioli Filho, da 12a Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a Justiça concedeu liminar em favor do Sindicato dos Taxistas de SP, que se mostram contra o Uber desde a chegada do app ao país em 2014.

Pela determinação, o Uber teve suas atividades suspensas no país sob pena de multa diária de 100 mil reais – por enquanto, esse valor é limitado a 5 milhões de reais.

Lojas de apps

Além disso, a Justiça também determinou que Google, Apple, Microsoft e Samsung deixem de oferecer o aplicativo em suas lojas online de apps e “suspendam remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares”.

Posição do Uber

Procurado pela nossa reportagem, o Uber disse que ainda não notificado sobre a decisão e enviou o seguinte comunicado sobre o assunto: “As inovações tecnológicas trouxeram inúmeras oportunidades para as pessoas e as cidades. É por meio da tecnologia que as cidades vão se tornar cada vez melhores e mais acessíveis para o cidadão, que precisa ter seu direito fundamental de escolha assegurado. A Uber é uma empresa de tecnologia que conecta motoristas parceiros particulares a usuários. Reforçamos publicamente nosso compromisso em oferecer aos paulistas uma alternativa segura e confiável de mobilidade urbana.  A Uber não foi notificada sobre esta decisão.” 

Vale notar que há algumas semanas os taxistas de diversos locais do Brasil realizaram uma manifestação contra o Uber – eles acusam o app de concorrência desleal. O Uber sempre negou ser uma empresa de táxi, apesar de oferecer um serviço parecido com os de apps como 99Taxis e Easy Taxi.

Lançado no país em 2014, o Uber atualmente está disponível em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​​


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.