Leitura em smartphones e tablets atrapalha o sono, diz estudo

A máxima de que a falta de sono pode ser resolvida com uma leitura antes de dormir parece não dizer o mesmo para smartphones ou tablets. É o que indica uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Pesquisadores avaliaram o sono de doze pessoas durante duas semanas e comparou o efeito da leitura em papel e de leitores digitais sobre seus ávidos leitores.

A conclusão: pessoas que se dedicaram a ler em tablets e afins levaram mais tempo para dormir do que aqueles que leram o mesmo livro porém no formato tradicional. Da mesma forma, o primeiro grupo apresentou um sono de pior qualidade, logo se sentiram menos dispostos pela manhã.

De acordo com o estudo, as luzes LED emitidas pelos tablets e smartphones podem interferir com o relógio biológico. A relação é que a luz dos aparelhos “enganaria” nosso corpo na tentativa inconsciente de diferenciar o que é dia e noite.

Pesquisadores acreditam que a luz LED pode ainda desacelerar ou impedir a produção de melatonina, um hormônio importante cuja função é regular nosso sono. Eles descobriram a deficiência do hormônio ao medir suas taxas em exames de sangue periódicos.

Durante cinco dias, os voluntários se debruçavam sobre os livros de papel. Nos outros cinco, continuaram a leitura no tablet. Pelos exames notaram que a podução de melatonina era reduzida durante o período dedicado a leitura digital.


Comentários

Uma resposta para “Leitura em smartphones e tablets atrapalha o sono, diz estudo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.