Mudanças no setor de TI são reflexo dos tempos atuais, diz CIO da Natura

Para Agenor Leão, vice-presidente de Tecnologia Digital da Natura, a TI deixa de lado seu papel coadjuvante dentro das corporações – como suporte técnico a serviços – para assumir uma posição central nas próximas disrupções que se desenham no horizonte.

O CIO é um dos palestrantes do Premier 100 IT Leaders Conference, evento promovido pela Computerworld Brasil que acontece nas instalações do Conrad Resort & Casino, em Punta del Leste, Uruguai.

Durante sua palestra, o executivo falou sobre o impacto do digital em negócios tradicionais e o potencial do modelo de startups para conduzir tanto novos negócios como renovar os já estabelecidos.

“A TI passa a ser fundamental no processo de produtividade, competitividade e no instrumento de gestão dos negócios”, avalia. Para ele, o setor passa por mudanças que são reflexo de tempos atuais, do comportamento humano e a tecnologia como epicentro dessas rupturas.

Como exemplo, ele cita serviços que até três anos não existiam e que se tornaram indispensáveis para milhões de usuários, entre eles o Waze – aplicativo colaborativo de navegação e trânsito.

“E o que aconteceu tão rapidamente para mudar esse contexto? A mobilidade. As pessoas estão sempre conectadas e a partir disso, consumindo. E ele [o consumidor] nos dá uma informação adicional que é muito importante para os negócios, que é o seu contexto espacial. Conseguimos saber onde este consumidor está e quando ele está consumindo.”, reflete.

Nesse novo cenário, o executivo chama atenção para esforços e estratégias pensadas em cloud, big data e social media como aliados para inovações nos modelos de negócios tradicionais.

“Hoje é possível fazer tecnologia a baixo custo, com a computação em nuvem. Antes você precisaria de um grande data center, por exemplo. Com o big data é possível captar e retroalimentar processos a partir dos hábitos dos próprios clientes. Com a social media, podemos explorar a predisposição que as pessoas têm em colaborar”, aconselha.

Startups

Modelos de jovens empresas de tecnologia, com equipes mais enxutas e ágeis em processos, deverão conduzir as próximas inovações, mesmo em modelos tradicionais de negócios, acredita Leão. Como exemplo, ele cita a nova plataforma de e-commerce que a Natura lançou oficialmente em dezembro do ano passado.

Por meio dela, consultoras têm uma ferramenta não somente de venda como também de gestão. O objetivo é oferecer um instrumento para personalizar e impulsionar negócios.

Segundo o CIO, até então são 32 mil lojas virtuais no Brasil todo. O projeto de e-commerce, assim como novos aplicativos da Natura, foram feitos por startups. Em julho, o modelo de e-commerce deve começar a ser testado no Chile.

Histórico

O executivo foi contratado pela Natura há cerca de três anos, vindo da Vivo, onde era diretor da área de desenvolvimento de sistemas. Ele chegou à fabricante brasileira de cosméticos e fragrâncias justamente para conduzir a transformação digital dos negócios da companhia. No ano passado, foi eleito CIO do ano, o prêmio master do IT Leaders 2014.

“Com a transformação digital, todos os negócios passam a ser digitais. Precisamos aproveitar o que temos dentro da tecnologia para impulsioná-los. E o papel da TI é de impulsionar os negócios nessas empresas.”, resume.​

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