New York Times inaugura parceria com Facebook com artigo sobre Laís Souza

Foto: Divulgação/Facebook

Um perfil gigantesco e emocionante sobre a brasileira Laís Souza inaugurou nesta quarta (13) uma parceria do New York Times com o Facebook. Estamos falando do Instant Articles, (“artigos instantâneos” em tradução livre), o novo produto da empresa de Mark Zuckerberg, que permite a publicação de artigos e posts dentro da própria rede social. 

Quem tem o aplicativo do Facebook no iPhone, ao entrar na página do New York Times no Facebook e clicar no link da matéria sobre Laís já experimenta a novidade, que está em fase de testes.

Com o recurso, o usuário não vai ler o texto do jornal no site do Times dentro do navegador do celular. Agora a matéria abre direto no Facebook, sem demora, já que elimina a transição entre dois aplicativos. De acordo com a nota divulgada pela empresa, esse era o objetivo primordial: agilizar o acesso aos conteúdos de terceiros. Ainda segunda a nota, esse tipo processo era o mais lento de toda a rede social. 

A novidade não restringe o conteúdo, o artigo está publicado normalmente no site do Times na íntegra, mas muda completamente a experiência. 

Acompanhado da melhora na velocidade, o Instant Articles explora novos formatos de publicação. Saí a formatação muitas vezes quadrada e pouco funcional de sites no celular e entra uma diagramação que flui como timeline, com fotos em alta resolução que podem ser exploradas só com o movimento do celular e vídeos que disparam automaticamente dentro do contexto do texto, entre outras coisas. É possível até dar likes e fazer comentários em partes específicas da matéria, por exemplo. 

O post feito pelo Buzzfeed, outra empresa que fechou parceria com o Facebook para utilizar o Instant Articles, explora quase que passo a passo todas essas novas possibilidades. E o resultado deixa bem claro a diferença entre ler o mesmo post no desktop, da maneira tradicional, e no celular com a nova plataforma. A proposta de imersão da ferramenta funciona. Faça o teste

Além do Times e o Buzzfeed, outras três empresas parceiras soltaram um artigo cada com o  Instant Articles : Atlantic, National Geographic e a NBC. O Guardian, a BBC News, Spiegel e Bild são os parceiros europeus, mas ainda não disponibilizaram conteúdo no formato novo. 

Revolução ou morte?

Tamanha novidade divide opiniões. Uns enxergam a novidade com otimismo. Em época de vacas magras no mundo editorial, temos uma das maiores empresas de tecnologia do mundo investindo em um produto que aposta na maneira que as pessoas vão consumir notícias no futuro. 

Do outro lado, tem que veja no investimento do Facebook uma ambição centralizadora, concentrando a produção editorial das maiores empresas de comunicação do mundo dentro de seus domínios, matando no futuro o site dos parceiros, que não teriam mais acessos. 

No anúncio da parceria, a ideia é vendida como um modelo que funciona para os dois lados, já que as empresas de conteúdo não perderiam nem liberdade editorial nem a possibilidade de ganhar dinheiro com publicidade dentro do que publicam na ferramente.

O usuário que ignora o Facebook não perde nada, pois o que saí lá continua saindo dentro do sites da empresas. 

Com o período de teste no começo, apenas cinco artigos disponíveis no formato e com a função do Instant Articles restrita para quem tem o aplicativo do Facebook no iPhone, fica difícil uma aposta segura em quem tem razão. 

Introducing Instant Articles, a new tool for publishers to create fast, interactive articles on Facebook.

Posted by Facebook Media on Tuesday, May 12, 2015

Um vídeo divulgado por Mike Matas, chefe de design do Instant Articles, compara a experiência entre sua criação e a experiência tradicional:

Web Link vs Instant Articles

Web Link vs Instant Articles

Posted by Mike Matas on Wednesday, May 13, 2015


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