Após garantir para 2020 o funcionamento completo do trem de alta velocidade – conhecido como trem-bala – que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, o secretário executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, concedeu entrevista exclusiva para a Brasileiros e revelou que o TAV poderá entrar em funcionamento parcial antes da data prevista. Além disso, o secretário também adiantou que existem projetos futuros que preveem a ligação de outros centros como Curitiba e Belo Horizonte nas rotas.
Quais são os exemplos de sucesso do TAV ao redor do mundo que inspiraram o projeto Rio-SP?
Diversos países já adotam o trem de alta velocidade como um serviço de transporte de passageiros entre cidades de médio e grande porte. No Japão, a linha Tóquio-Osaka; na França, a linha Paris-Lyon; na Espanha, a linha Madri-Sevilha e Madri-Barcelona, entre outras, apontam o sucesso deste tipo de transporte.
Qual será a importância do TAV no âmbito nacional?
Em primeiro lugar será a adoção da tecnologia ferroviária para o transporte de passageiros entre as duas principais cidades brasileiras, com o que há de mais avançado em termos de transporte ferroviário. Além disso, a implantação do TAV permitirá um programa de transferência de tecnologia de modo a qualificar a indústria nacional a fabricar equipamentos e sistemas para a ferrovia de alta velocidade.
As obras irão terminar apenas em 2020. Não existe possibilidade de que ele esteja funcionando, mesmo que parcialmente, já nos grandes eventos que o Brasil irá sediar, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada no Rio em 2016?
O projeto do TAV Brasil não foi concebido, inicialmente, para atender a estes eventos. Poderá entrar em funcionamento antes de 2020 em trechos menores, de acordo com o Projeto Executivo a ser elaborado.
Existe algum projeto futuro para que o TAV ligue outros centros do País?
Estão em fase de estudos as ligações Belo Horizonte – São Paulo – Curitiba e Campinas até a região do Triângulo Mineiro (Uberaba e Uberlândia)
Quanto tempo irá demorar a viagem de São Paulo até o Rio de Janeiro e quantas paradas o trem irá fazer?
A viagem sem paradas, de Campinas até o Rio de Janeiro, levará o tempo de 99 minutos. A viagem com paradas poderá ter até cinco estações.
Quantas viagens por dia acontecerão e qual será a capacidade máxima de passageiros em cada uma delas? Quanto eles pagarão pela passagem?
A quantidade de viagens dependerá da programação operacional. Os estudos consideram no período de 2018 – 2030 o seguinte número de viagens por dia:
· Trem Expresso (Rio – São Paulo): 85min
· Regional de curta distância (Campinas – São José dos Campos): 78min
· Regional de Longa distância (Rio de Janeiro – Campinas): 53min
A quantidade de passageiros dependerá do formato da composição. Os estudos realizados consideraram um trem com 458 assentos na ligação Rio de Janeiro-São Paulo e de 600 assentos na ligação Campinas-SãoPaulo-São José dos Campos.
O preço das passagens utilizados nos estudos foram os seguintes:
Existe a expectativa de que, com o trem em funcionamento, aconteça um fenômeno inédito da conurbação estadual? Qual seria o resultado disso, economicamente falando?
Não se imagina que o TAV seja um fator de aceleração de conurbações, ao contrário. Com a possibilidade de deslocamento entre aas cidades do Vale do Paraíba acredita-se que poderá haver um novo modelo de desenvolvimento urbano, onde as pessoas poderão morar em cidades localizadas ao longo do eixo da Ferrovia e se deslocarem para o trabalho em outras cidades maiores.
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