Os assuntos tratados nesta terceira edição da Inovação!Brasileiros fizeram a Redação entrar em contato com uma espécie de mundo à parte das questões prosaicas do dia a dia. Essa viagem aconteceu assim que definimos nossa reportagem de capa, que traz em detalhes pesquisas da EMBRAPA e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em torno das embalagens comestíveis de alimentos. Sem sabor, elas conservariam frutas e vegetais por mais tempo e os tornariam mais baratos, além de reduzirem o impacto do descarte no meio ambiente. Parece uma excelente ideia, mas, por enquanto, no Brasil são apenas estudos.
Metodologia já aplicada é desenvolvida por uma empresa do interior de São Paulo para controlar organicamente as pragas de plantações de cana-de-açúcar e soja. Em tempos de Rio+20 (conferência com o objetivo de assegurar um comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, que acontece neste mês no Rio de Janeiro), é um alívio saber que empresas privadas trabalham no sentido de colaborar para o funcionamento mais adequado do planeta. Mas também tem gente pensando e agindo em defesa da natureza com gestos simples. Caso de Rita Mismetti que, nesta edição, explica tintim por tintim como fazer em casa sacolas de origami com papel jornal. Não são assim tão simples de serem feitas, mas com um pouco de treino qualquer um é capaz. Acredite.
Entre todas as outras reportagens, quero salientar a que faz um passeio pela vida e obra de Alan Turing, matemático que inventou ainda nos anos 1930 um computador que ajudou na derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial. O centenário de nascimento de Turing acontece neste ano e a data está sendo homenageada no mundo todo, inclusive no Brasil. Pena que Turing, assim como Winston, o herói do clássico 1984, de George Orwell, viveu aprisionado a regras estúpidas de uma sociedade.
Deixe um comentário