Quase metade (47%) dos brasileiros com idade a partir de 10 anos acessou a Internet por meio de um aparelho celular em 2014, de acordo com a 10ª edição da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Em números absolutos, essa porcentagem corresponde a 81,5 milhões de pessoas, segundo o órgão do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Com esse resultado do ano passado, o percentual de brasileiros com 10 anos ou mais que se conectou à web via celulares mais do que triplicou em relação a 2011, quando essa proporção era de 15%.
Não à toa, o Brasil registrou um aumento de 55% na venda de smartphones em 2014, em relação ao ano anterior, segundo a IDC. Vale notar, no entanto, que a comercialização desse tipo de aparelho deve fechar a atual temporada em queda, muito por conta da crise econômica enfrentada pelo país. Apenas no segundo trimestre, as vendas caíram 13%, aponta a consultoria.
Amigo para todas as horas
Além desse crescimento nos últimos anos, a pesquisa mostra que o celular já tornou-se o meio favorito do brasileiro para acessar a Internet (76%), à frente do PC de mesa (54%), do notebook (46%) e do tablet (22%).
E a maioria desses usuários de Internet pelo celular (84%) também afirmou que acessa a web na palma da mão todos os dias ou quase todos os dias.
Acesso domiciliar cresce
A pesquisa também aponta que 50% dos domicílios registraram acesso à Internet em 2014, o que corresponde a 32,3 milhões das casas no país em números absolutos.
Apesar do número mais alto, as desigualdades por classe social e área persistem nessa área. Na classe A, a proporção de domicílios com acesso à Internet é de 98%; na classe B, 82%; na classe C, 48%; e entre as classes D e E, 14%. Nas áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à Internet é de 54%, enquanto que nas áreas rurais é de apenas 22%.
Vale destacar que a partir de 2014 as conexões residenciais realizadas por celular foram incorporadas ao conceito de acesso domiciliar à Internet, seguindo recomendação internacional, o que ajuda a explicar o crescimento de sete pontos percentuais neste indicador.
Metodologia
A mais recente edição do estudo foi realizada em mais de 19 mil domicílios do Brasil, entre outubro de 2014 e março de 2015.
*IDG é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário