Redes sociais tratam usuários como mercadoria, diz criador da Wikipédia

Foto: Reprodução/IDG
Foto: Reprodução/IDG

Durante apresentação no Super Mobility 2015 que acontece em Las Vegas nesta semana, o fundador do Wikipedia Jimmy Wales falou sobre sua última iniciativa, a The People’s Operator (TPO). 

Também conhecida como operadora virtual de telefonia móvel ou mobile virtual network operator (MVNO), a TPO foi lançada recentemente nos Estados Unidos em uma parceria de cinco anos com a rede Sprint. Ela já opera no Reino Unido. 

As MVNOs são provedoras de serviço sem fio, mas que não possuem a infraestrutura de rede. Ao invés disso, estabelecem acordos comerciais com grandes operadoras de telefonia móvel e compram tempo de rede a preços mais baixos, e depois vendem sob o seu próprio nome.

Mas o que diferencia a TPO de iniciativas semelhantes é que 10% da mensalidade da conta de cada cliente é direcionada para instituições de caridade ou causas que “você ama”, de acordo com Wales. Wales, presidente executivo da TPO disse que 25% dos lucros da TPO vão para projetos do terceiro setor.

Wales também destacou a rede social da TPO, relativamente nova, que descreveu ser um desafio para o Facebook e Twitter. “Se parece muito com o Twitter, mas não exige 140 caracteres”, disse. 

Em uma carta publicada no site TPO.com, Wales defende que redes sociais tendem a tratar seus usuários como commodities para ser vendida para anunciantes. Ele também culpa companhias de dispositivos móveis por gastar “grandes quantidades de dinheiro em publicidade para vender o que é essencialmente um serviço de commodity”.

Como fundador do Wikipedia, Wales não tem receio de enfrentar a oposição. Na China, onde a enciclopédia virtual foi banida, Wales diz que ele e outros estão se aproximando do país para reverter a proibição. 

“Nós temos um princípio muito forte: nós não cooperamos com censura de governos”, diz. 

 O Wikipedia conta com 500 milhões de visitantes únicos por mês no mundo todo e é o quinto site mais visitado na maioria dos países, segundo Wales. Ao todo, são 34 milhões de artigos no Wikipedia, disponível em 288 idiomas.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​


Comments

Uma resposta para “Redes sociais tratam usuários como mercadoria, diz criador da Wikipédia”

  1. “Nós temos um princípio muito forte: nós não cooperamos com censura de governos”
    Eles não cooperam com censura de governos, desde que ela seja legal (vulgo pirataria).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.