Saiba como evitar problemas e “pegadinhas” com o Uber no Brasil

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Cada vez mais conhecido no Brasil, onde atua desde maio de 2014, o Uber traz algumas diferenças importantes em relação a outras plataformas de transporte individual, como os aplicativos de táxi.

Por isso mesmo, muitos novos usuários acabam caindo em algumas “pegadinhas” do polêmico aplicativo, como o chamado “preço dinâmico”, que pode deixar as corridas bem mais caras, e a cobrança de uma multa pelo cancelamento de corridas, não adotada por apps de táxi como 99Taxis e Easy Taxi.

Não por acaso, as reclamações sobre esses tópicos são dominantes entre os brasileiros, como mostra o Reclame Aqui. De acordo com levantamento do site de defesa ao consumidor, as categorias “estorno do valor pago” e “preço abusivo” foram líderes entre as 715 reclamações recebidas sobre o app em novembro (34,1% do total) e dezembro (41,1% do total). Dados parciais de janeiro de 2016 (até o dia 9/1) mostram um domínio ainda maior das categorias, quando responderam por 61,2% de todas as 163 reclamações no período.

Cuidado com o preço dinâmico

Os problemas com o preço dinâmico dispararam na noite de Ano Novo, quando muitos usuários brasileiros recorreram ao Reclame Aqui e às redes sociais para reclamar de preços mais altos no Uber. Além de possíveis erros do próprio aplicativo na cobrança, o principal motivo para esses valores maiores na noite de 31 de dezembro é mesmo o chamado preço dinâmico, que fica mais alto em situações de alta demanda, como horários de pico e datas comemorativas.

Segundo o Uber, o preço dinâmico é ajustado automaticamente por um algoritmo que leva em conta a quantidade de carros na região e o número de chamadas. O problema é que na noite de 31 de dezembro de 2015 para o primeiro dia de 2016 essa variação beirou o absurdo com cobranças de valores até 10 vezes maiores do que uma corrida normal pelo mesmo trajeto, conforme relatado nos EUA. No Brasil, os maiores casos parecem ter sido preços mais de 400% mais altos, o que também não deixa de ser surreal – imagine uma corrida de 50 reais saindo por 200 reais, preço de uma passagem de avião.

Para evitar pagar esses preços mesmo quando você precisa muito de um carro do Uber, a saída pode ser esperar um pouco até o preço voltar ao normal (o app também te avisa) ou recorrer aos aplicativos de táxi, que em breve também passarão a oferecer um serviço parecido com o Uber Black em São Paulo, o chamado “táxi preto” que continua bloqueado pelo Tribunal de Contas da cidade.

Como o Uber X é mais barato do que o Uber Black, sempre costuma ter uma procura maior pelos usuários, o que pode fazer com que o preço dinâmico seja ativado mais frequentemente. Por isso, nessas situações é sempre interessante verificar se o Uber Black também está com o preço dinâmico ativado. Caso não esteja, pode valer mais a pena pegar uma corrida normal pelo Uber Black do que uma com preço dinâmico pelo Uber X – basta comparar os valores estimados fornecidos pelo próprio Uber para o trajeto que você deseja percorrer.

Vale destacar que o Uber sempre avisa quando o preço dinâmico está ativo e quanto a sua corrida sairá mais cara, sendo necessário concordar com o valor apresentado para solicitar a corrida.

Cancelamento pago

Ao contrário dos aplicativos de táxi, o Uber cobra taxa de cancelamento. Por isso, se o usuário cancelar a corrida mais de cinco minutos após ter solicitado o carro terá de pagar 8 reais, no caso do Uber X, ou 10 reais, caso do Uber Black.

Sempre confirme o valor da corrida

Os carros do Uber obviamente não contam com taxímetro e a cobrança da corrida é feita diretamente no seu cartão de crédito, sem que seja necessário o confirmar o valor e digitar os três primeiros números do CPF no celular do motorista na hora de pagar, como acontece em apps de táxi. Ou seja, o passageiro não fica sabendo quanto a corrida realmente custou até que receba uma mensagem da empresa e/ou da operadora de cartão de crédito no smartphone. 

Para evitar problemas com possíveis cobranças indevidas, como o passageiro descer do carro do Uber e o motorista continuar com a sua corrida aberta, é indicado sempre perguntar o valor ao final da corrida.

Caso tenha problemas com cobranças indevidas, não hesite em procurar o Uber e sites como o Reclame Aqui, além de obviamente sempre avaliar o motorista de acordo com o que foi sua corrida. Muitas notas baixas podem significar o desligamento de um motorista do aplicativo.

Atualmente, o Uber está disponível em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora


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