Série de imprevistos impediu o lançamento da nova cápsula da Nasa

Cápsula Orion. Foto: Nasa
Cápsula Orion. Foto: Nasa

Previsto para ser lançada na manhã desta quinta-feira (4), a nova cápsula Orion, da Nasa, não chegou a ser lançada por uma série de imprevistos.

Segundo a agência espacial norte-americana, um problema com o foguete, rajadas de vento e a presença de um barco nas águas do litoral da Flórida impediram seu lançamento. Nike Curie, porta-voz da Nasa, afirmou que a equipe que coordena a missão está otimista. Segundo a Nasa, o lançamento acontecerá dentro de 24 horas.

Apçós um investimento bilionário, a agência espera que a Orion seja o retorno dos Estados Unidos nas viagens espaciais tripuladas. Neste primeiro momento, a Orion não seguirá tripulada. O primeiro voo de testes da nave com tripulantes a bordo está previsto para 2021.

O lançamento da cápsula será realizado na base de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do foguete Delta IV. O módulo dará duas voltas ao redor da Terra e alcançará 5.800 quilômetros de altitude. Para comparação, isto é 15 vezes mais distante que o ponto onde a Estação Espacial Internacional (ISS) está na órbita da Terra. Se tudo ocorrer bem, a previsão é que a Orion retorne a nossa órbita após cinco ou seis horas, mergulhando no Oceano Pacifico com o auxílio de um paraquedas.

Desde as missões Apolo enviadas à Lua nos anos 1960 e 1970, os Estados Unidos vivem um hiato no que diz respeito às viagens espaciais tripuladas. Com a nova missão, a expectativa é que a Orion seja a primeira nave do tipo capaz de viajar tão longe. O objetivo é que as missões futuras levem o módulo até Marte em 2030 ou ainda uma viagem a um asteroide.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.