A segunda temporada do seriado Mr. Robot vai abordar a discussão atual entre Apple e FBI com uma trama ficcional envolvendo criptografia e autoridades da lei.
“O que é estranho é que nós já íamos falar sobre privacidade (na segunda temporada), e então aconteceu toda essa questão entre a Apple e o FBI”, afirmou o criador do drama sobre um hacker, Sam Esmail durante um painel sobre o programa no festival South By Southwest neste domingo, 13/3, em Austin, Texas, que ainda contou com a presença dos atores Rami Malek e Christian Slater.
Esmail disse ter conversado sobre a questão da criptografia com os consultores do FBI que trabalham no programa, que obviamente concordavam com as autoridades sobre o direito das pessoas à privacidade. Mas isso não significa que o criador de Mr. Robot necessariamente concordou com eles.
“Nós falamos com os nossos consultores do FBI sobre isso (a disputa entre Apple e FBI), e a visão deles é que a criptografia deveria permitir esse tipo side-door por terceiros. Mas estou do lado do Tim Cook”, afirmou Esmail, em referência ao CEO da Apple, que publicou uma carta aberta contra o pedido do FBI para a empresa hackear o iPhone de um suspeito de terrorismo.
Essa declaração sobre o assunto levantou o público presente no local, mas Esmail deixou claro que a segunda temporada de Mr. Robot vai mostrar os dois lados da questão para que o público possa entender melhor o debate. Será algo para motivar conversas, não uma crítica, segundo o criador do seriado.
“Penso que é um assunto realmente importante, e não tenho certeza se as pessoas realmente entendem as nuances. Será uma discussão pública por dez anos”, afirmou.
Vale lembrar que Mr. Robot ganhou o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática em janeiro deste ano. É esperado que a segunda temporada seja lançada em julho nos EUA.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário