No ano passado, o bilionário russo Yuri Milner havia anunciado que investiria parte de sua fortuna – US$ 100 milhões – na busca por sinais de vida alienígena. Na ocasião, o físico britânico Stephen Hawking manifestou apoio ao projeto, o chamado Breakthrough Listen.
Não suficiente, Milner revelou nesta semana que apostará mais US$ 100 milhões ao lançar uma nova etapa da iniciativa Breakthrough, o Breakthrough Starshot.
O programa será dedicado a desenvolver minúsculas naves espaciais que, eventualmente, poderão viajar em até 20% da velocidade da luz. Isso permitirá aos módulos espaciais passarem por Plutão em três dias e alcançar seu destino, a estrela Alfa Centauri, em apenas 20 anos.
O plano é que cada nave carregue câmeras e conte com um GPS interno para buscar no espaço profundo planetas que possam ser habitáveis. Algo que Hawking defende como necessário para a sobrevivência da vida humana.
“A terra pode ser um lugar maravilhoso, mas pode não durar pra sempre. Cedo ou tarde, nós devemos buscar pelas estrelas”, disse o físico durante a apresentação do projeto.
O Breakthrough Starshot é encabeçado pelo diretor do Ames Research Center da Nasa, Pete Worden, que disse que a equipe contará com cientistas e engenheiros do mundo todo e se inspirará em grandes missões, como Apollo e Voyager, para dar início à área dos vôos interestelares.
Deixe um comentário