Natura Humor nasceu em uma prancheta, em uma discussão de time. A Natura tem muito a cultura de montar times criativos. Chama artista plástico, escritor, fotógrafo. E aí sai para pesquisar a nova plataforma de produto. Essas pessoas viajam, interagem – alugam um galpão na Vila Madalena e enchem de referências de todas as formas de cultura e todas as disciplinas e, a partir da pesquisa desse time, nasce um produto. A Natura é exemplar nesse aspecto. Como comunicar com maior cuidado, mais honestidade, mais sensibilidade. E a empresa não queria os clichês que os perfumes usam: paixão, devaneio, uma bela mulher, sedução. Como diretor criativo da linha, integro a equipe de pessoas que criam o nome, o frasco, a embalagem, o filme, o anúncio para que tenha um fio único. Primeira ideia: um perfume para todos.
Não seria abrir demais o leque?, perguntamos. O nome nasceu de um poema de Oswald de Andrade. É o menor poema da língua portuguesa: Amor. Humor. Só essas duas palavras. Chamar o perfume de Humor era muito arrojado em 2005. Contratamos cartunistas: Caco Galhardo, Angeli e Adão, e nossa proposta era ser menos publicidade, menos indústria. Foram seis meses de convivência e elaboração do projeto. A gente, nesse tempo, só desenhou onde iria esse trem, sem nos preocupar com a forma, a cor, nada. Só com o como, o que, em cima de HQs. O único personagem é o frasco. É o único que tem cor, salta, aparece. E tem uma associação direta da cor com a fragrância. A embalagem foi premiada pela indústria, considerada uma das mais bacanas. É como se o consumidor pegasse um jornal, dobrasse e abrisse a embalagem por uma tirinha, que vira uma piadinha na mão dele. Uma tirinha de cartoon. Ele fica com uma caixinha para guardar lápis, com o frasco e com a tirinha. Três em um. Deu muito certo. E nasceram outros produtos: agenda, botton, camiseta, etc. A letra do Natura Humor eu mesmo fiz, rabiscando papéis e falando ao telefone. O perfume foi para outros países e toda a comunicação precisou ser traduzida. Na França, tem uma loja da Natura que vende bem o Natura Humor. A América Latina é muito forte para a Natura. Foi e continua dando uma tonelada de sucesso.”
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