O neurocientista Miguel Nicolelis divulgou nesta terça-feira (25) o vídeo de um de seus pacientes utilizando o exoesqueleto robótico que deve permitir a um paraplégico dar o pontapé inicial no jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia.
Nicolelis comemorou em seu perfil do Facebook:
O neurocientista também postou imagens do chamado de BRA-Santos Dumont I, e diz que os pacientes o estão vestindo e se acostumando com ele. A partir de 1º de abril, segundo Nicolelis, será possível acompanhar pelo perfil no Facebook a contagem regressiva do projeto até a abertura da Copa.

O andador robótico criado por Nicolelis simula o funcionamento do esqueleto humano e foi desenvolvido de modo a ser controlado pelo pensamento. O equipamento faz parte do exoesqueleto do projeto Walk Again (Andar de Novo). Nicolelis está entre as grandes referências científicas na pesquisa de interface cérebro-máquina. Os detalhes da pesquisa sobre a interface Cérebro-Máquina e Interface Cérebro-Cérebro, foram tema de um reportagem da plataforma INOVA!Br (leia aqui).
Recentemente, ele fez com que macacos controlassem uma mão virtual, que eles confundiam como sendo a própria mão, inclusive sentindo uma espécie de tato.
Deixe um comentário